Manutenção do carro: 6 dicas para evitar defeitos comuns

Quando o assunto é cuidados com carro, é preciso ficar muito atento. Pois muitos dos problemas dos veículos que os fazem parar, gerando altas despesas, são consequência da falta de manutenção preventiva. Existem vários tipos de manutenção, algumas devem ser feitas diariamente, outras mensalmente e algumas anualmente, mas é sempre bom ficar atento a alguns itens importantes.

Pensando nisso, separamos as 6 dicas mais importantes para evitar defeitos no seu veículo, veja abaixo:

1- Fique atento à sua bateria

A bateria do carro é um elemento de extrema importância para o bom funcionamento do veículo, sem ela, é impossível que um veículo consiga dar a partida. Ela também é vital para vários componentes elétricos de seu carro.

Para evitar que ela descarregue desnecessariamente, é importante que o proprietário do veículo esteja sempre atento se não existem elementos eletrônicos do carro em funcionamento quando este está desligado. Lembre-se também que faróis e luzes esquecidas por longos períodos poderão drenar a carga de sua bateria.

Eventualmente, confira no compartimento da bateria se não há corrosão, conhecida como zinabre, nos cabos e conectores da bateria. Eles podem impedir que a corrente circule pelo sistema, danificar a vida útil e causar outros problemas. Sempre que necessário, faça a limpeza.

Caso você identifique algum problema na parte elétrica de seu carro, comece um diagnóstico pela bateria, pois, muitas vezes, o problema pode estar com ela.

2- Fique atento às trocas de óleo de seu veículo

Esta consiste em uma das dicas mais importantes para a manutenção de seu veículo e uma das mais fáceis de resolver. O óleo do motor possui um prazo de validade que precisa ser respeitada na quilometragem indicada ou no tempo.

Outra questão a ser observada é o tipo de óleo a ser colocado em seu veículo. Geralmente as próprias fabricantes especificam no manual o tipo de óleo que deverá ser colocado em seu carro, aceitar esta indicação é fundamental para bom funcionamento do motor. A mistura de óleos diferentes no motor podem fazer com que ele funda, por isso, estar atento ao tipo de óleo que seu veículo leva é outra informação fundamental para que não aconteça outras problemas.

O proprietário deverá fazer sua troca com frequência, sob pena de ter o motor danificado e um custo absurdo para recuperar. A troca de óleo é uma manutenção preventiva muito barata perto dos transtornos e custos que ela pode acarretar.

3- Fique atento ao fluído e água do radiador

O radiador faz parte de um sistema de arrefecimento do carro e faz com que o motor trabalhe nas temperaturas ideias. A falta de água/fluido neste item pode causar o superaquecimento do carro podendo trazer muitos outros danos.

Conferir se precisa ser preenchido com água e aditivo de radiador com frequência é de primal importância. Tente fazer isso ao abastecer, por exemplo, frentistas costumam oferecer para fazer esta conferência enquanto seu tanque está sendo cheio. Se não aceitar o pedido do frentista, tente verificar pessoalmente uma vez por semana ou qualquer outra regularidade.

4- Fique atento no funcionamento das velas de ignição

As velas de ignição são outro elemento de extrema importância para o bom funcionamento do carro. Existem pessoas que ignoram os sintomas que indicam problemas com as velas, sendo o principal a perda de força do motor. Talvez por ser um defeito que vai aparecendo gradativamente, as pessoas não se dão conta.

Os eletrodos desgastados podem se tornar outro problema diretamente relacionado à sonda lamba. É sempre importante confirmar se a vela está aplicada corretamente.

De qualquer forma, independente dos sintomas apresentados, as velas tem uma vida útil e devem ser trocadas sempre quando necessário, assim como, quando apresentam algum sintoma de que possuem algum problema. Cada veículo possui um tipo de vela específica, sendo assim, a aplicação de velas inadequadas podem influenciar no modo como seu veículo comporta. Trata-se cuidados de prevenção e saúde de veículo.

5- Fique atento aos cabos de velas

Se as velas são um elemento importante para o veículo, os cabos de velas são de igual importância. Um veículo pode apresentar muitos problemas neste sentido caso não haja o devido cuidado com estes elementos.

Para tanto, é preciso que o proprietário verifique sempre se não existem cortes ou perfurações nos cabos, pois, caso isso aconteça, isso pode provocar a um fenômeno chamado fuga da centelha do cabo para o motor além de outros aterramentos elétricos.

Para verificar estes itens faça uso de um multímetro automotivo, através dele é possível ver a continuidade do cabo, bem como, fazer a observação se os contatos elétricos não estão oxidados.

6- Fique atento ao combustível adulterado

Muitas veículos apresentam defeitos semelhantes com o mau funcionamento de elementos vitais do sistema, entretanto, não encontram nenhum defeito. Isso acontece quando o combustível é adulterado. Além de apresentar vários problemas, o uso do combustível adulterado pode dificultar a identificação do diagnóstico do carro, e assim, ele fica mais tempo parado.

Efeitos como geração incorreta de informações na sonda lambda que prejudicam o funcionamento do motor, bem como, deficiência na bomba de combustível e bicos injetores, além da danificação das velas de ignição são os efeitos mais comuns causados por combustível adulterado.

Esteja sempre atento aos postos de gasolina cujos quais você faz abastecimento de seu veículo, caso identifique algum problema após o abastecimento, troque imediatamente de posto e verifique se o defeito persiste.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *