Como escolher o melhor pneu para seu carro?

Poucas pessoas dão a devida atenção a ele, porém, o pneu é um elemento importantíssimo, senão determinante, para o bom funcionamento de seu veículo e segurança ao guiar.

Portanto, é importante que você escolha o melhor pneu para seu carro, buscando a melhor qualidade e a melhor eficiência possíveis.

Para isso, você deve analisar os dados que vêm impressos no pneu, e que dizem muita coisa sobre o pneu e como ele deve ser utilizado. Neste artigo, mostraremos como essa análise deve ser feita e qual a melhor escolha de pneu para seu carro.

Tipo de Veículo

Primeiramente, você deve saber qual o tipo de seu veículo, para que você não compre um pneu errado. Imagine você usando um pneu de caminhão em seu carro, ou vice-versa. Não daria certo não é mesmo?

Basicamente, existem pneu para carros de passeio, caminhões leves, caminhões pesados e para reboques. Os carros de passeio englobam carros, minivans e pequenas pick-ups. Normalmente é indicado com a letra “P” no pneu.

Os caminhões leves são indicados pelas letras “LT” e englobam caminhões, pick-ups e SUVs que carregam cargas leves, de até 2 toneladas. Os reboques são veículos usados para rebocar outros veículos, como o próprio nome já diz. São indicados com as lestras “ST”. E, por fim, temos os caminhões pesados, indicados normalmente pela letra “C” e englobam caminhões que carregam cargas extremamente pesadas.

Logo, é importante que você verifique em qual dessas categorias seu veículo se enquadra e escolha o pneu correto para seu automóvel!

Tamanho do pneu

Largura: O tamanho do pneu é mostrado em milímetros, e pode variar bastante de acordo com modelo ou preferência. Entretanto é bem comum vermos número entre 160 e 230. Esse tamanho se refere à largura do pneu após o mesmo estar montado no automóvel.

Portanto, se você notar o número 225 no pneu quer dizer que, após ser montado, a largura do pneu será de 225 milímetros.

Altura: Este número vem precedido de uma barra e ele se refere à porcentagem que o raio do pneu em relação ao raio da roda.

Logo, se esse valor for bem grande, então o pneu será bem grosso, o que faz dele mais resistente e duradouro, porém deixa seu carro um pouco pesado e talvez um pouco lento em algumas situações.

E, se este número for pequeno, então o pneu será bem fino, assim como podemos notar em carros de corrida, que são extremamente rápidos, entretanto, a troca de pneu deve ser feita com uma frequência imensamente maior. Sem contar que a roda fica muito mais exposta à avarias em nossas ruas emburacadas.

Raio: O raio é a medida da roda em si, ou da parte interna do pneu. Ele é determinante para o bom encaixe do pneu e, juntamente com a altura, determinam o diâmetro total da roda. Normalmente, se você tem um raio maior, então o perfil do pneu será mais baixo para compensar.

Construção Interna

Aqui, os dados nos mostram o tipo de construção do pneu. Basicamente, existem três: radial, diagonal e cinturado, indicados pelas letras “R”, “D” e “B”, respectivamente.

Logo após vem um número, que indica o raio da roda que o pneu foi feito para “vestir”, que pode variar, normalmente,de 17 a 28.

Taxa de Carga

Essa taxa diz respeito ao peso e a velocidade que o pneu suporta. No pneu, esses dados são impressos com um número e uma letra.

Para verificar o que esse número e essa letra significam, basta olhar a tabela abaixo:

Escolha aquele que melhor se adequa ao seu carro e ao seu estilo de dirigir. Entendeu por que ter a compreensão das características principais dos pneus é tão importante?

 

Dessa forma, você consegue escolher o pneu ideal para o seu carro, dando maior eficiência e durabilidade para eles, e maior conforto e segurança para você e sua família em suas viagens.

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