Vale a Pena Comprar Uma Moto de Leilão?

Comprar um veículo novo pode ser muito custoso, o que não é acessível para algumas pessoas. Logo, são procuradas outras alternativas, como a compra de veículos semi-novos ou vendidos em leilões. As motos que são vendidas nos leilões, por exemplo, são classificadas como conservadas ou sucatas. As classificadas como sucata são vendidas para desmanche, mas as conservadas podem sr regularizadas e utilizadas para trafegar normalmente nas ruas, sendo adquiridas por um preço abaixo do mercado.

Nos leilões, as motos são numeradas e separadas em lotes, que são anunciados em sequências. Quem der o maior lance leva a moto, e normalmente o valor pelos quais os veículos são vendidos são abaixo do que é encontrado no mercado. Porém, é preciso analisar não só os valores, mas também as condições das motos e se realmente vale a pena adquirir uma moto por leilão. Abaixo iremos dar dicas e falar sobre como a análise deve ser feita, confira.

Comprar moto em leilão

Os leilões são conhecidos por serem boas oportunidades de obter veículos com o preço abaixo do mercado, visto que estes são apreendidos devido ao não pagamento de financiamentos, multas ou outras documentações. Comumente, não são motos roubadas ou que estavam inseridas em quaisquer ações criminosas. Porém, elas podem ter a necessidade de regularização, e por isso quem as arrematar pode ter que arcar com a rematrícula no Detran, dentre outras questões, o que diminui o valor da moto.

Ainda, o maior lance dado em um leilão leva o veículo, e comumente as pessoas que vão comprar as motos pretendem leva-las por valores mais baixos, e por isso os lances são menores. Se fosse analisada somente a questão relativa ao valor, comprar uma moto em leilão valeria a pena. Porém, é necessário levar em conta diversas outras questões, como as relativas à quilometragem, documentação, peças e manutenção. Caso a escolha seja feita de forma certa, vale sim a pena obter uma moto em leilão. Abaixo iremos falar mais sobre como escolher uma moto em leilão, confira.

Saiba como comprar motos em leilões

Saiba como comprar motos em leilões de forma vantajosa e segura.

Analise a classificação da moto: Primeiro, é preciso entender qual a classificação da moto. Usualmente, os leilões são transparentes, e as motos são classificadas de acordo com a sua condição. As motos que estão em boas condições são classificadas como “conservadas”, enquanto as que estiverem com peças faltando ou não funcionarem, como “sucata”.

Por isso, antes de comprar uma moto, entenda qual a sua classificação, e se ela se encaixa no seu propósito para o veículo. Por exemplo, não compre uma moto que seja sucata, caso queira utiliza-la para transitar na cidade, pois será preciso muita manutenção.

Veja se o lance vale a pena: Em sua grande maioria, os lances dados pelas motos valem a pena, e são menores do que os preços encontrados no mercado. Porém, em alguns casos específicos, o valor pago em leilão pode não compensar. Por exemplo, motos que precisam de serem regularizadas, pagando documentações, não devem ser adquiridas por altos valores.

As pessoas vão até os leilões para obterem as motos por preços mais acessíveis, e este deve ser o objetivo principal. Então, antes de ir, observe qual veículo você está interessado e veja o seu preço de mercado. Determine quanto você está disposto a gastar, e também se certifique de o valor pago no leilão não ultrapasse a quantia que seria paga por uma moto nova.

Se certifique da situação da moto: Não compre uma moto que apresente defeitos perceptíveis ou um valor muito alto de documentação que deve ser pago. Como não é possível realizar uma vistoria detalhada no veículo antes de adquiri-lo, observe por avarias que podem ser detectadas a olho nu. Procure por defeitos na pintura, lataria amassada, dentre outros sinais que indiquem acidentes. As motos envolvidas em acidentes podem necessitar de ter diversas peças trocadas, o que pode ser algo muito custoso.

Tenha cautela e calma: Sempre tenha muita cautela e calma em um leilão, no que se tange aos valores e também aos veículos. É preciso lembrar que não é leiloado apenas um lote de motos, mas vários, e por isso é preciso esperar o momento perfeito para efetuar a sua compra.

Caso tenha tido a oportunidade de ver as motos antes, atenha-se a sua escolha e também ao seu limite de dinheiro. Não faça um lance maior do que deveria, e também não compre por impulso.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *