Como Instalar o Som no Carro?

Os donos de veículos comumente realizam melhorias nestes, para que possam aproveitar ainda mais o carro. Pode-se melhorar o motor, realizar a reprogramação da central de comandos, mudanças no escapamento, trocar os pneus e bancos, dentre outras questões. Muitas destas melhorias são necessárias, e algumas são feitas apenas por conforto ou estética.

E, algo que é muito recorrente, também, é a instalação de sons. Os sons tornaram-se imprescindíveis nos veículos, pois eles promovem o conforto e entretenimento do motorista enquanto este está dirigindo. Apesar do que muitos pensam, instalar um som em um carro não é algo difícil, é preciso apenas ter paciência e as ferramentas necessárias. Porém, alguns carros e sistemas são mais complicados do que outros, e por isto é preciso também que o indivíduo que troque o som conheça o veículo.

Abaixo, para que você possa instalar o seu som corretamente e facilmente, conheça um passo-a-passo extremamente facilitado.

Passo-a-passo para instalação de som

Como mencionamos, instalar um som em um veículo é algo extremamente simples de ser feito. É preciso apenas ter paciência, cuidados com as peças e fios, além de possuir as ferramentas corretas. Abaixo, conheça o passo-a-passo e saiba exatamente como instalar o seu som.

Desconecte o cabo negativo da bateria: Primeiro, para que o carro não sofra um curto-circuito no sistema elétrico, desconecte o cabo negativo da bateria. Para fazer isto, desligue o motor do carro na ignição, e encontre o terminal negativo no topo da bateria do carro.

Comumente, o terminal negativo está coberto por uma capa de plástico preta e possui o símbolo “-“. Pegue uma chave e a encaixe na porca do terminal negativo. Gire a chave no sentido anti-horário, e dê algumas voltas para soltá-la. Depois, puxe o conector negativo e deixe-o de lado, para que ele não entre em contato com a bateria.

Saiba como realizar a instalação de som no seu carro.

Saiba como realizar a instalação de som no seu carro.

Solte os parafusos do painel: Após se certificar de que não irá ocorrer um curto-circuito, é hora de realmente começar a trabalhar no som do carro. Com uma chave de fenda, solte os parafusos que prendem o painel no lugar e o retire, sem forçar qualquer parte.

Puxe e desconecte o som: É preciso, então, puxar o som antigo do seu espaço e desconectar todos os fios que estão ligados ao carro. Não puxe o som com força, pois há o risco de os fios arrebentarem ou sofrerem danos. Porém, este passos será feito apenas quando há um som antigo no local.

O som pode estar preso no local por parafusos, porcas ou mesmo muito apertado no local. Caso o objeto esteja fixado no painel por parafusos e porcas, utilize uma chave de fenda ou soquete para solta-lo. Se o som estiver apenas preso no local, utilize uma chave de remoção de rádio.

A chave de remoção de rádio é uma peça que, geralmente, possui um formato de ferradura alongada. Porém, também pode possuir formato de círculo. Esta ferramenta será utilizada para alavancar o som para fora do espaço, inserindo-a uma extremidade nos espaços na frente do som. A chave irá liberar um mecanismo que prende o som no lugar. Deslize a parte achatada na parte debaixo do rádio, até que sinta todo o som soltar. Após isto, será possível puxar o aparelho para fora com facilidade.

Antes de realmente retirar todas as conexões do som com o carro, tire uma foto dos fios, para que possa utiliza-la como orientação na hora de instalar o novo som. Primeiro, desconecte o fio mais grosso e que está separado do resto, que é o fio da antena. Depois solte os conectores de chicote elétrico. Eles são fáceis de serem identificados, pois os chicotes elétricos possuem vários fios.

Faça a combinação dos fios: Agora, faça a combinação dos fios para a instalação de um novo som. Combine a fiação do chicote elétrico do veículo com a do novo som. Como cada chicote é único, será fácil identificar qual se encaixa em cada um.

Monte o kit do som: Alguns sons vêm com kits de montagem, de acordo com o modelo, método de encaixe, etc. Geralmente, os kits de montagem instruem o indivíduo para que ele encaixe a luva de metal no quadro de montagem. Utilizando uma chave de fenda, empurre as abas da luva de metal para prendê-la no local.

Conecte a fonte de energia ao som: Também utilizando um chicote elétrico, conecte este dispositivo do carro ao do som, para que a fonte de energia seja ligada.

Faça o aterramento do som: O aterramento é essencial para que o som funcione perfeitamente. O fio terra deve se conectar ao metal para que o aparelho funcione e a saída de áudio esteja correta. Geralmente, o aterramento também pode ser feito utilizando um chicote elétrico.

Conecte os fios restantes: Agora, é hora de finalizar a instalação do som conectando os fios restantes, que são o cabo da antena, adaptador de fiação do som e conversor de saída. Após isto, teste o seu som.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *