Como Escolher a Melhor Vaga de Garagem?

Apesar de parecer algo simples e sem importância, é essencial que os interessados em comprar um imóveis, sejam estes residenciais ou comerciais, analisem bem a vaga de garagem que irão obter. Principalmente em condomínios, elas podem ser motivo de desavenças entre os moradores. E, estas diferenças podem ocorrer devido à demarcação incorreta, aluguel para terceiros, uso indevido, dentre diversas outras questões. Assim, para tentar evitar problemas no que se trata das vagas de garagem, é importante realizar a melhor escolha.

Para escolher a melhor vaga de garagem, é necessário analisar diversos aspectos. Por exemplo, o tipo da vaga, o tamanho do veículo que irá utiliza-la, a cobertura, sinalização, segurança, iluminação, monitoramento, necessidade de manobra, dentre diversas outras questões. Desta forma, para que possa realizar a melhor escolha de garagem, iremos dispor abaixo todas as características requeridas para a vaga ideal.

Escolhendo a vaga ideal

A vaga de garagem é um aspecto muito importante que deve-se levar em conta na hora de adquirir ou comprar um imóvel. Isto porque é imprescindível manter a segurança do veículo, além do próprio motorista e proprietário. Por isto, é necessário atentar-se a algumas características da vaga ideal, seja esta em um condomínio ou imóvel independente, como casa ou local comercial. Confira-as abaixo.

Tipo da vaga

A primeira característica que deve-se levar em conta na hora de escolher uma vaga é o seu tipo. Existem vagas de garagem autônomas, determinadas, indeterminadas  e presas. As vagas autônomas, como o nome indica, possuem escrituras próprias e não estão ligadas a um imóvel, como um apartamento. Já as vagas determinadas são parte da escritura do imóvel.

As vagas indeterminadas são aquelas que pertencem a um condomínio, e o indivíduo apenas possui o seu direito de uso. Diferentemente das vagas autônomas e determinadas, as indeterminadas não podem ser vendidas. Por fim, tem-se as vagas presas, que são aquelas em que os carros ficam literalmente presos, visto que há um bloqueio de um lado e outras vagas nas direções restantes.

Saiba como escolher a melhor vaga de garagem.

Saiba como escolher a melhor vaga de garagem.

É recomendado sempre optar pelas vagas autônomas ou determinadas, pois estas são as mais vantajosas para o indivíduo.

Tamanho do veículo

Outro aspecto muito importante que deve-se analisar é o tamanho do veículo que irá utilizar a vaga. De forma geral, todos os condomínios devem seguir regras padrões que especificam quais devem ser os tamanhos das vagas, de forma que caibam todos os tipos de carros. Porém, muitas vezes, isto não é acontece. Então, é recomendado que o próprio interessado analise se o seu veículo irá caber corretamente na vaga.

Assim, sempre opte por uma vaga na qual o seu veículo encaixa corretamente. Por exemplo, caso tenha um veículo 4 x 4 ou uma picape grande, não escolha uma vaga que comporta apenas carros de passeio.

Cobertura

Como a maioria das pessoas sabem, é maléfico deixar um veículo exposto ao Sol, chuva, vento, dentre outras variações climáticas. Isso porque a pintura e a carroceria dele são prejudicadas, sofrendo desgastes, arranhões e enferrujamento. Por isto, é ideal e essencial que a vaga de garagem tenha uma cobertura, para proteger o veículo de quaisquer ações climáticas.

Analise se a cobertura é de bom material, como concreto. Também, é importante observar se há cobertura lateral, para que o veículo esteja totalmente protegido contra possíveis detritos que venham lateralmente.

Segurança

O último aspecto sobre o qual iremos falar sobre é a segurança que a vaga oferece. E, esta segurança está relacionada á sinalização, iluminação, monitoramento, necessidade de manobra, etc. É muito importante que a vaga e a garagem inteira tenha sinalização, indicando os locais nos quais deve-se parar, faixas de pedestre e locais de manobra. Assim, evita-se que ocorram acidentes.

Em relação à iluminação, é imprescindível que exista lâmpadas nos chãos e nos tetos. Assim, todo o local estará sempre bem iluminado e o motorista também poderá se guiar pelas luzes no chão. É também muito importante que a garagem tenha luzes de emergência, que irão acender quando a energia acabar.

Para que a segurança seja inteiramente mantida, é necessário que a garagem inteira, e não só a vaga, tenha monitoramento, seja por câmeras ou por um profissional contratado apenas para tal. Isto previne roubos, furtos, além de outras situações desagradáveis, como depredação.

Por fim, no que se tange à segurança, é importante que o indivíduo analise a necessidade de manobra que esta vaga irá exigir e sua localização. É importante evitar vagas que sejam presas, muito ao fundo e que serão interditadas caso a garagem fique cheia.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *