Como codificar uma chave FIAT CODE

O sistema de imobilização de um veículo trabalha através da codificação de um chip na própria chave  juntamente com a ignição. Sempre que a chave é inserida na ignição do carro, ela irá gerar um código diferente que será passado para a central do veículo que o decodifica permitindo, assim, que o carro dê a partida.

O sistema imobilizador não é uma grande novidade, ele surgiu aqui no Brasil no ano de 1996, mas tem ganhado mais força no país devido sua praticidade e grandes resultados contra ações criminosas. Fabricantes tem oferecido o sistema em seus carros como forma de fornecer ainda mais conforto e confiabilidade a seus clientes. É o caso da FIAT.

Para codificar uma chave FIAT CODE é muito simples como vamos mostrar.

Codificando uma chave FIAT CODE – Passo a Passo

Passo 1 – Reconhecendo todas as chaves

Para iniciar o processo de codificação das chaves é preciso que todas elas estejam em mãos, lembrando de que aquelas que não forem codificadas não poderão ser utilizadas posteriormente. Então comece pelo mais simples: é preciso que você reúna todas as chaves que serão utilizadas no seu carro.

Geralmente, a fabricante disponibiliza aos seus clientes junto com o carro no mínimo 3 chaves, sendo 2 destas, azuis (chaves que vão ser usadas no dia-a-dia) e 1 vermelha. Fique atento à chave vermelha, pois, ela é a chave mestre que vai ser usada para liberar o uso das outras chaves posteriormente.

Passo 2- Começando o procedimento

Tendo todas as chaves em mãos, é hora de começar a realizar o procedimento que, como você vai poder constatar, não terá segredo algum em ser realizado em sua garagem mesmo. Para tanto, com as três chaves em mãos, é preciso que você insira a chave Vermelha no cilindro de ignição e vire para a posição de MARCHA (MAR) e aguarde o próximo passo.

Fiat Code

Fiat Code

Passo 3 – Verificando a Luz CODE no painel

Após realizar o segundo passo, é preciso esperar um sinal que o CODE poderá ser trabalhado. Isso acontecerá depois que se a lâmpada do CODE se acender e apagar no painel do carro. Fique atento, pois sem este sinal no painel, não será possível realizar o restante da operação.

Passo 4 – Processo de retirada da chave vermelha

Após verificar o processo da lâmpada e verificar que tudo ocorreu de acordo com o que foi descrito é possível ir para o próximo passo. Aguarde a lâmpada apagar e, em seguira, será preciso que você retire a Chave vermelha dentro de um prazo de 2 segundos no máximo. Não espere mais do que isso, pois, também pode alterar a forma do processo.

Os processos a seguir devem ser realizados de forma rápida também, para que tudo ocorra como planejado.

Passo 5- Inserindo as chaves azuis

Após a retirada da chave vermelha você deverá agir rapidamente.

Então, será necessário que você coloque na ignição uma das chaves azuis no prazo de 10 segundos e vire a chaves para a posição MAR e observe que nesta posição, a lâmpada do CODE vai acender e apagar.

Realizado este processo, podemos ir para o passo seguinte.

Passo 6 –  Retirando as chaves azuis

Este passo também deve ser realizado de forma rápida, para que o processo não se perca. Para isso, será preciso que, após a lâmpada se apagar, você retire a chave obedecendo o limite de 2 segundos e insira a próxima chave num prazo máximo de 10 segundos.

Assim que você terminar esta parte, será necessário que você repita o procedimento com as demais chaves. O limite de codificação são de, no máximo, 7 chaves.

Passo 7- Reinserindo a chave vermelha

Após a codificação da última chave, será necessário que recoloque a Chave Mestre (de cor vermelha) e vire-a para a posição MAR da ignição. Você será capaz de observar que que a lâmpada indicadora do CODE irá ascender e se apagar em seguida, indicando que o processo terminou.

É sempre interessante fazer o teste de todas as chaves após este procedimento e garantir que deu tudo certo, para evitar surpresas.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *