Como tirar guia de IPVA, Seguro DPVAT e Licenciamento no DETRAN MG

Quem é correntista do Banco do Brasil pode pagar os impostos de seu veículo facilmente, basta digitar o RENAVAM do carro e terá ali um extrato de tudo que foi pago e, ao mesmo tempo, terá a possibilidade de pagar tudo aquilo que não foi. Sobretudo esta época do ano, em que há as parcelas do IPVA (já atrasadas) e licenciamento, efetuar estes pagamentos para ficar em dia com sua situação é fundamental.

Mas e quem não tem conta no Banco do Brasil? Como pagar as taxas do DETRAN?

Se o proprietário do carro, moto, ônibus, caminhão etc, não tem conta no BB, é possível retirar a guia de pagamento pelo próprio site do DETRAN. Aqui neste artigo, mostraremos o passo a passo para conseguir as boletas e, em seguida, pagar no banco de sua preferência.

O primeiro passo é, lógico, acessar o site do DETRAN. Visite https://www.detran.mg.gov.br/ e depois clique no menu de Veículos. Haverá dezenas de opções de consultas, desde a transferência até alterações do veículo, certidões, apreensões, vistorias, emplacamento etc. Aqui, precisamos encontrar o menu Taxas / IPVA / Seguro (DPVAT), como na parte em destaque, colorido de azul na imagem abaixo.

DETRAN MG IPVA Seguro

Site do Detran MG: Onde gerar a guia do IPVA

Consulta RENAVAM

Consulte seu veículo com o código/número de RENAVAM

Clique em IPVA e Seguro DPVAT 2016. Ao clicar no link será enviado para uma nova página. Nela, procure pelos textos de consulta e clique em Consulta por código RENAVAM. Não é preciso lembrar que precisará ter o documento de seu carro em mãos para consultar o RENAVAM.

Feito isso, uma nova janela abrirá e será encaminhado ao site da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais, a SEF. Use seu RENAVAM no campo superior e escolha o exercício no inferior como na imagem abaixo.

RENAVAM Fazenda SEF

Site da Secretaria de Estado de Fazenda de MG, a SEF

Com o número correto do Renavam, com o ano de exercício dos documentos e com o preenchimento da caixa anti spam corretamente, clique em continuar para ter mais informações sobre o veículo e poder gerar sua guia.

SEF dados do veiculo

Página com todos os dados do veículo e as parcelas do IPVA/DPVAT a serem pagas

Pronto. Agora basta emitir a guia para pagamento. Existem duas opções, Emitir Guia PDF, ideal para quem vai imprimir e pagar em uma lotérica, banco etc e precisa do papel em mãos e também Emitir Guia HTML. Em posse do código de barras, basta efetuar o pagamento.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *