O que é aditivo do radiador? Vale a pena usar?

Antigamente os carros davam problemas mecânicos praticamente a todo momento, porém hoje tudo mudou. Os veículos possuem uma mecânica confiável e alguns componentes vão merecer atenção preventiva, por exemplo: o aditivo do radiador.

O mesmo tem um papel fundamental e pode permitir que o carro tenha um sistema arrefecimento muito melhor. Pois é, um simples componente tem uma importância vital para o funcionamento desse veículo como um todo.

Mediante a todo esse contexto é que o aditivo do radiador vai entrar, ou seja, auxiliando na temperatura ideal do carro. Uma vez que frio demais também não é bom e, se estiver superaquecido, a situação consegue ser pior ainda.

O que é o aditivo do radiador?

É do conhecimento de todos que é no radiador que irá acontecer o controle da temperatura do motor. Nessa parte, entra a troca de calor que o motor fará com o meio ambiente, ou seja, algumas peças vão fazer a diferença se bem cuidadas.

O radiador guarda a água que, teoricamente, deve fazer o motor não superaquecer, ou seja, elevar as temperaturas. A utilização do aditivo do radiador pode evitar esse tipo de problema, pois o mesmo irá fazer o arrefecimento acontecer com mais facilidade. Fica a cargo do radiador fazer a troca de calor do líquido aquecido (água e o aditivo) e devolvê-lo a uma temperatura mais fria e, dessa forma, irá fazer com que o motor esteja sempre em uma temperatura ideal (entre 95° a 120°).

O aditivo do radiador irá aumentar o ponto de ebulição e vai diminuir o ponto de congelamento da água. Isso vai permitir que a temperatura se mantenha ideal nas condições mais extremas, ou seja, acontecerá um melhor funcionamento do sistema de arrefecimento. Além disso, o aditivo do radiador ainda auxilia na proteção a corrosão das peças que forem inerentes a isso.

As trocas do aditivo devem ser feitas a cada 30 mil km ou com um ano, portanto, é aquilo que vencer primeiro. É adequado citar outra questão que é fundamental, portanto, trata-se de existir uma diferenciação que é primordial.

O aditivo do radiador não pode ser confundido com aquele liquido que é usado para limpar os radiadores. Aliás, esse tipo de procedimento deve ser feito apenas por aqueles que conhecem sobre o assunto, ou seja, os mecânicos.

Vale a pena usar o aditivo?

fluido de radiador

Reservatório do radiador preenchido com água e fluído: garantia de não aquecimento

Com certeza. Porque as vezes, por conta da ausência de um aditivo do radiador, os problemas de aquecimento podem aparecer mais rapidamente. O superaquecimento pode causar alguns gastos bem elevados, levando até a troca do motor do veículo e você não vai querer isso.

Às vezes apenas uma troca das juntas de cabeçotes pode já se mostrar um custo a mais que o aditivo, portanto, é preciso ter atenção. Um bom aditivo do radiador irá custar no máximo R$ 30,00 e já auxilia a evitar maiores problemas. É justamente por isso que a utilização é indicada. Para uma boa performance e garantir o bom funcionamento do sistema, procure adquirir de algumas marcas que sejam conhecidas e com um ótimo resultado a todos.

Melhores Marcas: Algumas marcas como Lubrax, Valeo e Delphi são boas alternativas, porque já são as mais utilizadas de todo o mercado. Em veículos zero km é indicado ler no manual aquilo que poderá vir a ser indicado, porque dependendo do modelo será mais adequado um ou mesmo outro.

O aditivo do radiador irá auxiliar o veículo a estar sempre com a temperatura correta e, principalmente, não deixando superaquecer. É isso que é um diferencial e termina permitindo que os problemas consigam ser evitados pelas pessoas, ou seja, é vantajoso e todos devem utilizar de acordo com as preferências que cada veiculo poderá vir a ter.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *