Martelinho de Ouro e Funilaria: Qual a diferença? Qual escolher?

Os carros são muito úteis e prestativos, mas em algum momento de sua vida útil você precisará fazer alguns reparos e cuidar de algumas coisas, seja manutenção preventiva, mecânica, seja algo estético ou estrutural.

Dito isso, uma das coisas que mais precisam de atenção e cuidado em um automóvel é sua pintura e sua lataria, que podem se desgastar com facilidade, caso não seja feita a devida manutenção. Sem contar os riscos de batidas. Um carro riscado, amassado e desbotado é muito difícil de ser vendido, praticamente impossível. Além disso, sua desvalorização é absurda.

Com isso, existem 2 métodos para cuidar da pintura e lataria de seu carro e que são muito conhecidos. Ambos são muito eficazes, mas possuem algumas características distintas, que é o que mostrarei a seguir. A diferença entre eles é muito simples, tenho certeza que você entenderá facilmente!

Martelinho de Ouro

Este processo tem esse nome por conta da ferramenta que é utilizada, semelhante a um martelo convencional, mas dedicado para pequenos reparos em automóveis. Basicamente, o martelinho de ouro resolve pequenos amassados em seu carro.

Se você sofreu uma pequena batida e a lateral ou a frente do seu carro foi amassada (lembrando que a parte amassada não pode ser muito grande nem comprometer a estrutura), então o martelinho de ouro é o melhor serviço para você. Ele irá arrumar aqueles detalhes quase que cirurgicamente sem necessidade de grandes reparos.

Por conta disso, o martelinho de ouro é um serviço muito mais rápido e barato, se comparado à funilaria. O motivo disso é: o processo é mais fácil, pois não envolve tinta.

Funilaria

Por outro lado, se o estrago que foi feito em seu veículo danificou também a pintura, então você deve recorrer à funilaria. É um método um pouco mais antigo e um pouco mais procurado que o martelinho. Ele também serve para estragos que não danificaram a pintura.

Este processo se torna, então, um pouco mais caro e demorado, dependendo do profissional que está te atendendo. Apesar disso, com o avanço das técnicas de funilaria, o processo pode ser terminado em até um dia! Isso ocorre pois os produtos usados melhoraram muito em eficiência, proporcionando uma secagem muito mais rápida.

Obviamente, tudo depende do estado de seu veículo, do estrago dele e do profissional contratado junto com suas tecnologias.

Alguns casos são um pouco mais complexos e difíceis de serem resolvidos, e muitas vezes implicarão na troca de peças, ou até mesmo de toda a lataria (lembrando que este é um caso muito extremo).

Conclusão

E então, entendeu a diferença? Se formos resumir todo o artigo, poderíamos dizer que o martelinho de ouro trata de pequenos amassados. A funilaria faz a mesma coisa, porém ela também conserta danos causados à pintura do automóvel, coisa que o martelinho de ouro não faz.

Portanto, se a pintura foi danificada, então é funilaria. Caso sejam apenas pequenos amassos, então vá de martelinho de ouro. Simples, não?

É bom lembrar que se os danos forem maiores que pequenos amassados que tiraram tinta de sua lataria, nem a funilaria mais poderá te atender. Nestes casos mais extremos, aconselho você a procurar um mecânico para receber uma melhor orientação.

Gostou do artigo? Então fique em nossa página pois temos inúmeros outros artigos sobre o mundo dos carros. Até a próxima!

Comentários
  1. MISAEL GOMES SAN TANA

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *