Como Usar um Osciloscópio Automotivo?

No que se trata de reparos automotivos, é necessário entender quais são as ferramentas necessárias para diagnosticar de forma efetiva algum dano ou conserto que precisa ser realizado em um veículo. E, como os veículos estão sendo produzidos cada vez mais com tecnologias inovadoras, que envolvem circuitos elétricos, é preciso também saber manejar as ferramentas de conserto atuais, como o osciloscópio automotivo. Esta é uma ferramenta de diagnóstico, que mede os sinais dos circuitos eletrônicos e elétricos do veículo.

Estes sinais são expostos em uma tela, por meio de gráficos. E, estes gráficos devem ser interpretados pelos profissionais, identificando possíveis danos nos veículos. Ainda, o osciloscópio automotivo possui diversas funções, e por isso pode substituir diversos outros equipamentos. Abaixo iremos falar mais acerca deste equipamento, confira.

Osciloscópio automotivo?

Como mencionamos, o osciloscópio automotivo é uma ferramenta tecnológica, que permite a identificação e interpretação dos sinais elétricos e eletrônicos dos sistemas veiculares. Mais especificamente, esta ferramenta exibe os dados da tensão em um período específico. O eixo x mostra o período de tempo, e o eixo y, a quantidade de volts. Ainda, pode-se capturar as informações e armazena-las para que a análise destas sejam feitas posteriormente.

Como o osciloscópio automotivo é uma ferramenta nova, diversos profissionais ainda não sabem como lidar com ela ou como utiliza-la. Por isso, abaixo daremos um passo-a-passo sobre como é o processo para diagnóstico dos sinais.

Conheça o osciloscópio automotivo

O osciloscópio automotivo é um equipamento que realiza o diagnóstico dos sistemas eletrônicos e elétricos dos veículos.

Conecte os cabos do osciloscópio automotivo: Primeiramente, para usar a ferramenta, é preciso conectar os cabos. A ponteira preta deve ser ligada ao condutor terra do circuito. Já a extremidade vermelha é conectada em um local intermediário.

Capture as informações: Como já foi falado, o osciloscópio é uma ferramenta cuja a principal função é o diagnóstico de sinais. A informação dada é a tensão, que são os volts em um certo período de tempo. Ainda, a escala da tensão que é mostrada pode ser ajustada de acordo com a preferência dos indivíduos, em milissegundos ou microssegundos. Ademais, pode-se também identificar por meio do equipamento a frequência do sinal, que é a quantidade de vezes que o padrão de oscilação se repete em um certo período.

Caso o diagnóstico tenha como propósito identificar uma falha, é preciso analisar se o sinal está sendo interrompido. Com isso, pode-se ver se há algum problema em um componente do sistema eletrônico ou elétrico do veículo. O osciloscópio automotivo pode ser usado para vários testes, como nos de compressão, de bateria e de alternador.

Use o scanner e o osciloscópio: De forma muito efetiva, o osciloscópio pode ser usado em conjunto com o scanner automotivo. O scanner acessa a memória interna da injeção eletrônica, e mostra as falhas que possivelmente estão ocorrendo. Além de identificar as falhas, o scanner também altera e restaura a configuração de fábrica da injeção.

Logo, usando o scanner automotivo e o osciloscópio diversos diagnósticos podem ser feitos no veículo, realizando reparos em todo o sistema eletrônico do veículo.

Qual a diferença entre o osciloscópio e o multímetro?

Outra ferramenta para reparos automotivos é o multímetro, que mostra informações como a tensão, freqüência, ciclo de trabalho, largura de pulso e variação de resistência. O multímetro pode ser usado para diagnosticar motores e potenciômetros, porém não apresenta as informações em forma de gráficos.

Porém, o diagnóstico com o multímetro é recomendado de ser feito em circuitos que estão estáticos. Ou seja, nos carros parados. Já o osciloscópio automotivo examina os sinais que estão em dinamicidade.

A vantagem do osciloscópio automotivo se trata da exibição dos sinais em períodos de tempo. Logo, desta forma é mais fácil de identificar quais são os períodos exatos nos quais as falhas se apresentam. Ainda, como o osciloscópio permite que as informações sejam armazenadas, elas também podem ser transferidas para um computador ou memória externa. Assim, as informações podem ser impressas.

Qual o valor médio do equipamento?

De acordo com o que falamos acima, o o osciloscópio automotivo é um equipamento muito eficaz e que pode ser extremamente benéfico para os profissionais da área de eletrônica automotiva, visto que realiza diagnósticos de forma facilitada. Porém, é preciso que os profissionais saibam também qual é o valor médio do equipamento, para analisarem se é benéfico ou não compra-lo.

O preço do osciloscópio automotivo é menor do scanner automotivo, mas varia de acordo com a marca do equipamento. Podem ser encontrados osciloscópios de R$ 400,00 ou até mesmo R$ 2.000,00.

 

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *