Carro Novo ou Usado- Qual Financiamento é Mais Barato?
Segundo pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 10% os brasileiros têm o sonho de comprarem um carro e, os que já possuem um, desejam comprar um melhor. Porém, muitas pessoas encontram dificuldades em realizar esta compra, visto que os carros são bens de alto valor agregado. Uma alternativa para esta complicação é obter um financiamento, no qual uma instituição bancária ou financeira paga o valor integral do carro e depois parcela o valor para o comprador.
Pode-se comprar um carro usado ou novo por meio do financiamento, dependendo das condições de cada credor. Enquanto o financiamento dos veículos usados é mais difícil de ser adquirido e possui entradas menores, o de carros novos possui taxas de juros mais baratas, de 1,5% até 2% por mês.
Logo, em algumas situações, apesar dos carros usados possuírem preços totais e entradas menores, o financiamento dos novos possui taxas de juros mais baixas do que os usados, o que pode ocasionar uma operação menos custosa.
Financiamento de carros usados e novos
O financiamento é um método pelo qual muitos indivíduos conseguem obter o carro próprio, visto que o pagamento do bem é facilitado. E, este operação pode ser feita com veículo novos ou usados, de acordo com o desejo do comprador e também disponibilidade do credor.
Abaixo, iremos falar um pouco sobre as diferenças entre os financiamentos dos carros usados e novos.
Financiamento de carros usados: Nos financiamentos de carros usados, o valor financiado do veículo é menor, visto que ele sofre um depreciação do preço assim que sai da concessionária. E, esta depreciação aumenta ao longo dos anos, sendo acentuada nos primeiros três anos após sua fabricação.
Assim, o preço do veículo usado será menor. E, como a maioria dos financiamentos exigem a entrega de uma entrada antes do pagamento das parcelas, este valor inicial também será menor em relação a entrada dos carros novos.
Porém, apesar dos custos relativos ao veículo serem mais vantajosos, os juros que incidem nesta operação é maior. Isso ocorre pois o processo de financiamento é mais burocrático, o credor deve fazer vistorias, dentre outras questões. Logo, a maioria dos financiamentos de carros seminovos são mais caros, devido aos altos juros. Em poucos casos, a depreciação do veículo é tão acentuada que a operação torna-se menos custosa.
É preciso mencionar que nem todos os credores oferecem financiamentos para os carros usados, e os que possuem esta opção, determinam prazos máximos de fabricação para que eles possam ser financiados. Por exemplo, o Santander apenas financia carros com até 10 anos de fabricação.
Financiamento de carros novos: Nos financiamentos de carros novos, o valor relativo ao veículo é alto, pois este ainda está na concessionária e não sofreu nenhuma depreciação. E, também, a entrada é mais cara, já que ela é, no mínimo, 20% do valor do bem.
Entretanto, mesmo com o preço alto do veículo, a operação de financiamento de carros novos pode ser mais barata do que de veículos usados, já que os juros são menores. Isto ocorre pois o risco que o credor toma e custos que tem, financiando um carro novo, é incrivelmente menor do que um seminovo. Assim, de forma geral, o financiamento de carros novos é mais barato.
Quais são as taxas de aquisição de veículos?
Abaixo, para que possa fazer a sua escolha ainda melhor, confira as taxas de juros para aquisição de veículo, disponibilizadas pelo Banco Central do Brasil, referentes a agosto de 2019.
|