4×4, 4WD e AWD: Existe diferença na tração?
Os carros com tração nas quatro rodas representam um nicho muito importante no mercado de veículos. Mais comumente ligados aos modelos Off-road, mas não limitados apenas a eles, esses modelos entregam mais força e potência, além de a tração dividida nos dois eixos ser importante para uma maior segurança durante a direção.
Porém, mesmo atraindo muitos consumidores, que buscam os veículos 4×4 principalmente pelo acréscimo de potência que eles entregam, muita gente não sabe diferenciar os diferentes tipos de sistemas para essas trações, se perdendo em meio a siglas como 4WD e AWD.
4×4 e 4×2
Essa é a diferença mais óbvia e básica, que a maioria das pessoas já conhece e não tem problemas para identificar, mas é importante destacá-la, antes de falar diretamente sobre os modelos de tração nas quatro rodas.
A tração 4×2 é a mais comum em veículos de passeio, e basicamente significa que apenas um dos eixos recebe a força do motor, com a tração se limitando a duas rodas do veículo. A maior parte dos carros possui tração dianteira (FWD), com motor dianteiro, mas existem exceções, como o Fusca, que possui motor e tração traseiros, e o Opala ou o Chevette, que possuem motor dianteiro, mas tração traseira.
Hoje em dia, a tração traseira (RWD) é mais comum para carros de alta potência, pois percebeu-se que um par de rodas pode dirigir um carro, ou acelerá-lo, mas não os dois ao mesmo tempo com mestria, especificamente quando se fala em maiores potências.
Já os 4×4 são aqueles veículos em que ambos os eixos recebem potência do motor, com a tração sendo realizada pelos quatro eixos. Como já dito, esses sistemas estão mais ligados e são mais comuns aos modelos Off-road, mas não se limitam a eles.
4WD e AWD
São vários os sistemas utilizados por veículos com tração nas quatro rodas, dentro dos quais se destacam o 4WD e o AWD, e têm diferenças importantes entre eles, que podem ser interessantes de se considerar antes de se fechar uma compra.
O 4WD, sigla para Four Wheel Drive, é um sistema semi-automático, no qual você pode rodar com a tração em apenas duas das quatro rodas, ou então nas quatro, com a potência sendo dividida igualmente entre os dois eixos. Nesses sistemas, a mudança de 4×2 para 4×4, ou vice-versa, depende da ação e da escolha do motorista, que pode fazer alteração entre as trações.
Já o sistema AWD, sigla para All Wheel Drive é o que no Brasil é chamado de tração integral. Basicamente, significa que o veículo traciona nas quatro rodas em todas as circunstâncias e condições de uso, constantemente, com um sistema de circuitos eletrônicos e sensores que determina o quanto de potência será direcionada para cada eixo.
O AWD utiliza um sistema semelhante ao utilizado nos eixos de carros de alto desempenho, com diferenciais de deslizamento limitado que trabalha para transferir a potência do eixo de entrada para qualquer um dos eixos, de acordo com as necessidades.
Esse sistema, de AWD acaba sendo ótimo para quem pretende um desempenho superior, já que a potência será distribuída entre os eixos de maneira ideal para cada situação. Entretanto, para quem não vai utilizar o veículo em competições ou terrenos mais árduos, o sistema não gerará tanta diferença de desempenho, o que pode fazer com que não seja tão necessária a opção pelo sistema.
Resumindo, o mais importante é conhecer, pelo menos de maneira geral, as diferenças, e assim optar por aquela que mais se adéqua às suas necessidades e desejos, também de acordo com o investimento que você está disposto a fazer.
Categoria: Manutenção