Como Dirigir um Carro com Câmbio Automático?

Os carros com câmbio automático estão se popularizando cada vez mais no Brasil nos últimos anos. A possibilidade de literalmente “dar férias” ao pé esquerdo enquanto dirige, e o maior conforto e facilidade estão atraindo cada vez mais motoristas brasileiros, que têm optado por às vezes gastar um pouquinho o mais do que estava previsto, para sair de vez do câmbio manual.

Entretanto, não é todo mundo que sabe exatamente como dirigir um veículo automático. E ainda há outros que acham que sabem, mas podem estar cometendo erros comuns, que podem gerar um desgaste maior do câmbio e de outras peças do veículo, podendo causar futuros problemas, e até mesmo acarretar em um consumo maior de combustível.

Pensando nisto, preparamos algumas dicas básicas sobre como usar o câmbio automático da maneira correta, de forma a poupar não apenas combustível, mas o próprio sistema de câmbio e os freios de seu carro.

Significado dos comandos

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Veja algumas dicas sobre como usar o câmbio automático corretamente.

Muitos marinheiros de primeira viagem, digamos assim, quando acabam de comprar seu primeiro carro com câmbio automático, não sabem exatamente o significado das letras, e quais comando elas representam. A primeira dica é ler atentamente o manual do usuário, que trará todas as informações e orientações necessárias.

Resumindo, estes são os significados de cada letra que geralmente estão presentes nos câmbios automáticos, e cada um dos comandos que elas representam:

  • P – Park: Esta deve ser utilizada quando o carro está estacionado. É recomendada para dar a partida e desligar o motor do automóvel, pois bloqueia a tração nas rodas;
  • R – Reverse: Esta é a marcha ré. É acionada com o auxílio de um botão acoplado ao câmbio;
  • N – Neutral: Este é o popular ponto morto. A posição neutra pode ser usada ao dar a partida e desligar, entretanto não bloqueia a tração;
  • D – Drive: Este é o comando para movimentar o veículo para frente, e que acaba sendo o usado na maior parte do tempo, ficando à cargo do motorista apenas acelerar e frear;
  • 4 – 3 – 2 – 1 (L): Estas posições permitem o bloqueio das marchas, e deve ser usada em situações extremas, impedindo que o veículo troque as marchas automaticamente. Para citar um exemplo, quando se está em um declive acentuado, ao colocar a alavanca na posição 2, você impedirá que o veículo que troque automaticamente para a posição 3;

Outras dicas

Agora, seguem algumas dicas básicas, falando também sobre alguns erros comuns para pessoas que não estão totalmente adaptadas aos câmbios automáticos.

Como dito, a letra P é utilizada para quando o veículo estiver estacionado, bloqueando as rodas de tração. Porém, isso não exclui o uso do freio de estacionamento, popularmente conhecido como “freio de mão”. O freio de estacionamento é fundamental, e deve ser usado da mesma maneira que é utilizado em carros manuais, pois ajuda a não sobrecarregar o câmbio. Deixar o veículo na posição P, sem utilizar o freio de mão, faz com o componentes do câmbio sejam sobrecarregados para manter o carro parado, o que pode gerar sérios danos ao sistema.

A posição D será a mais utilizada, já que significa drive, e deve ser acionada com o carro em movimento. Porém, por mais que seja a mais frequente em um câmbio automático, isso não significa que ela será usada 100% do tempo.

Para sair em um subida, por exemplo, o indicado é que se coloque o câmbio na posição 1, que gerará mais força na partida, causando menor desgaste aos componentes do veículo. Também, quando estivermos andando em uma subida, recomenda-se deixar nas posições 2 ou 3, de acordo com a velocidade, e não em D, pois assim teremos mais torque a nossa disposição.

Já para descidas, também não é recomendado deixar o carro em D, e nunca deve-se deixá-lo em N, porque, além de aumentar o consumo de combustível, fará com que a sua velocidade aumente mais do que o normal, o que ocasionará em um desgaste maior do freio, e pode causar acidentes. O ideal é deixar o veículo em uma marcha reduzida, de acordo com a velocidade, para que o chamado freio motor entre em ação, e você use menos os freios para reduzir a velocidade.

Outra dica importante, para dirigir um carro com câmbio automático economicamente, é mudar a posição para N (neutro) sempre que estiver em uma parada maior, como semáforo mais prolongado ou um grande congestionamento. Isso ajuda a poupar combustível.

Essas são apenas algumas dicas, que se seguidas, aumentarão a vida útil do seu sistema de câmbio, evitando um desgaste excessivo tanto da caixa de câmbio, quanto de outros componentes, como os freios, além de te ajudar a economizar mais combustível e dirigir seu carro automático de uma forma mais segura.

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