Qual o melhor tipo de alto falante: Kit 2 vias, coaxial ou triaxial?

Você é daquelas pessoas que vê o som do carro como uma das partes mais importantes do veículo? Não consegue comprar um carro e não colocar logo aquele som de alto nível? Se sim, você deve se preocupar com o tipo de alto falante que deve colocar no seu carro, não é mesmo? Muitas pessoas ficam em dúvida na hora de escolher o melhor alto falante. Hoje daremos algumas dicas para você escolher o que seja melhor para você.

Primeiro você precisa saber que não tem como falar que um outro é melhor ou pior, pois isso depende do gosto de cada um, do bolso e do projeto que se irá montar. O que pode ser ótimo para você, pode ser péssimo para outro, e vice versa. Então, é preciso saber as características de cada um para que você possa escolher de acordo com a sua necessidade e de acordo com o seu gosto.

Kit 2 Vias

A qualidade do som é incontestável. Para quem deseja excelente desempenho sem se preocupar muito com o preço, este é o conjunto mais indicado. Mas quem deseja economia deve avaliar as outras opções, pois este tipo de kit tem o preço mais salgado. É composto de um Mid-Bass (woofer), um Tweeter e um Crossover (Divisor de Frequências).

O Crossover envia as faixas de frequência específicas para os Woofers e os Tweeters, fazendo com que cada um trabalhe nas faixas de frequência a que têm melhor desemepnho, sendo assim, Mid-Bass para Médios e Tweeter para Agudos. Os tamanhos mais comuns são de 5” ou 6”.

Coaxial

Esses alto falantes também possuem um Mid-Bass e um Tweeter, por isso são capazes de reproduzir bem Médios e Agudos. Porém estes se encontram na mesma Carcaça do Alto Falante. Os tamanhos variam entre 4” e 6”.

A maior diferença para o kit 2 vias é a ausência de Crossover para a distribuição de frequências e a impossibilidade de distribuir os tweeters em um sistema tipo palco. No alto falante coaxial é utilizado somente um capacitor para impedir que frequências médias e graves sejam envidas ao Tweeter.

É indicado para quem procura um alto falante com o preço mais em conta, mas sem abrir mão da qualidade. Se você não for muito exigente, ficará bem satisfeito com ele.

Saiba como escolher o melhor alto falante para o seu carro

Triaxial

Esse tipo de alto falante possui “3 alto falantes” em uma mesma Carcaça.Além disso, os alto falantes triaxiais possuem 1 Mid-Bass, 1 Mid-Range e um Tweeter. Existem também os Quadriaxiais, que possuem 4. A maioria dos carros que vêm de fábrica com som adotam os alto falantes triaxiais.

O preço é melhor que o do coaxial, e isso se deve ao fato de serem usados vários tamanhos de Woofers, cada qual desenvolvido para reproduzir uma Faixa de Frequência específica, otimizando o conjunto e possibilitando que o mesmo “Alto Falante” reproduza GravesMédios e Agudos.

Quem deseja um conjunto de som mais simples deve optar por alto falantes triaxiais ou quadriaxiais, até mesmo pelo preço ser mais em conta. Já quem é mais exigente com a qualidade do som, deve optar pelo kit 2 vias, porém precisa saber que gastará bem mais por isso.

Lembramos que o alto falante da parte traseira pode ser diferente da parte da frente do carro. Nesse caso, o melhor é sempre consultar um especialista para saber o melhor a se fazer. Vai depender da utilização do som no seu carro também. Lembre-se que em todos estes casos, os sons mais graves poderão não ser reproduzidos com qualidade. Para tanto, seria necessário a instalação de um subwoofer.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *