Vantagens e desvantagens do Diesel vs Gasolina: Vale a pena pagar mais no carro?

As alternativas para veículos hoje são muito grandes. As marcas começaram a entender um pouco mais o mercado e novos players aparecem. No passado era comum encontrar apenas carros de passeio (exceto as picapes) sendo flex. Hoje existe uma nova opção nos SUVs e é primordial saber tudo sobre as vantagens e desvantagens do Diesel vs Gasolina para escolher o melhor.

A postagem irá auxiliar justamente nessa questão e serão mostrados alguns dados que vão permitir ter uma nova alternativa. Dessa forma, é interessante auxiliar as pessoas a saber aquilo que vai compensar mais ou menos. Confira a seguir tudo sobre as vantagens e desvantagens do Diesel vs Gasolina e faça a escolha mais acertada para o seu caso.

Vantagens e desvantagens do Diesel vs Gasolina

O SUV a diesel mais vendido hoje no Brasil é o Jeep Compass. Esse fato deixa um aviso que é importante para todos, porque mostra que a mentalidade mudou.

É preciso citar que na Europa até mesmo carros populares são vendidos a Diesel, por exemplo: na Espanha era possível comprar um Fiat Stilo. Mas no Brasil, pelo fato de o Diesel ser subsidiado pelo governo para baratear custos de transporte de carga e passageiros, não é possível ter carros de passeio funcionando a Diesel.

Nas opções disponíveis no mercado brasileiro será que vale a pena ter um carro a Diesel? Para favorecer o entendimento, é preciso mostrar quais são as vantagens e desvantagens do Diesel vs Gasolina.

diesel vs gasolina

Entenda as diferenças entre Diesel e Gasolina abaixo.

Vantagens

Como é do conhecimento de todos, é preciso saber quais são essas vantagens e abaixo será possível conferir as principais, veja:

  • Menor consumo– É possível encontrar na Europa carros populares que conseguem fazer mais de 90 km com apenas três litros. É possível gastar até 30% menos de combustível, ou seja, é a decisão mais acertada para todos.
  • Mais torque– O diesel permite que o motor tenha sempre muito mais torque, ou seja, dá uma esportividade bem interessante. Além disso, ainda é possível conseguir um bom desempenho aliado a economia de combustível.
  • Confiabilidade do motor– As características internas permitem que exista uma confiabilidade bem interessante de toda a motorização. O fato de os componentes serem mais robustos e duráveis, permitem não ter preocupação com os problemas.
  • Melhor valor de revenda– A desvalorização é baixa e dessa forma é possível conseguir vender por um valor bem interessante. No final das contas, o mercado de SUV mostra isso e hoje no Brasil o Compass tem uma das menores desvalorizações.

Essas 4 vantagens que foram mostradas anteriormente mostram que trata-se de uma compra que é indicada. Vale ressaltar que na Europa está ficando cada vez menor veículos a gasolina, ou seja, o Diesel tem crescido cada vez mais.

Desvantagens

Chega-se o momento mais adequado para mostrar um pouco sobre as desvantagens que o uso do veiculo a Diesel traz. É pensando nisso que os próximos tópicos vão mostrar os pontos que vão precisar ser sempre considerados:

  • O preço – É provável encontrar veículos que vão custar até 30% a mais do que os concorrentes, ou seja, é necessário estar sempre atento ao valor pago no veículo e se o retorno acontecerá.
  • Manutenção um pouco mais elevada – As peças também vão custar um pouco mais, porque são mais robustas e também resistentes, embora estraguem menos.
  • Valor do seguro – Outro ponto crucial é esse, porque o valor será maior e a razão é simples: carros a Diesel ainda são muito visados por criminosos.

Essas três formas descritas acima vão evidenciar que a principal desvantagem é o preço ser um pouco mais elevado. É necessário pensar que as vantagens são maiores, portanto, o ideal é fazer as contas para saber se vai funcionar ou não.

Vale a pena pagar mais no carro?

Conforme mostrado anteriormente é preciso calcular três questões: o consumo com o preço do Diesel x Gasolina, o valor do seguro e das peças de manutenção e, por fim, o preço total do carro. É adequado passar a fazer as contas e ver se irá compensar ou não, portanto, é um ponto que vai merecer muita atenção.

Coloque em uma planilha os custos de um carro a gasolina e outro a diesel. De forma prática, em termos financeiros, é possível dizer que, quanto mais intensamente o veículo é utilizado, mais tenderá a ser vantajoso a investir no Diesel. Se for rodar pouco, talvez a economia no Diesel não compense os custos extras em relação à gasolina.

Mas dinheiro não é a única motivação. Normalmente, a esportividade é um ponto positivo e quase sempre é considerado na hora de fazer a opção pela versão Diesel.Quem irá usar o carro para cargas ou andar em trechos de terra ou com asfaltos menos cuidados também pode preferir a robustez de um carro a Diesel.

Ter mais desempenho e gastar menos combustível é o objetivo de todos e o veiculo a Diesel vai oferecer isso. Por fim, mas não menos importante, é preciso também testar os veículos antes de efetuar a compra, porque trata-se de um investimento elevado e o custo de refazer uma escolha errada pode ser bem alto.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *