Por que meu motor está esquentando mais que o normal?

Espero que você nunca tenha passado por essa situação, pois é algo muito ruim e que pode trazer danos severos ao motor do seu veículo, ou até mesmo causar um desastre.

A grande maioria dos carros possuem um indicador na forma de termômetro no painel que indica a temperatura do carro, onde você pode visualizar se o seu motor está realmente aquecendo mais que o normal ou trabalhando na faixa ideal a qual foi projetado.

Independente do indicador de seu painel, o maior indicador visual de seu motor está esquentando além do normal é a fumaça que sai do capô do carro, o que indica que o aquecimento já está em um estado crítico!

Mas por que um motor aquece?

Existem diversos motivos para que isso aconteça. Listarei alguns aqui, para que você possa verificar se é realmente isso que está acontecendo com o seu motor ou se você precisa de um mecânico especializado para verificar e resolver seu problema.

carro esquentar

Os problemas aqui citados serão:

  1. Mau funcionamento da bomba d’água
  2. Sujeira no radiador
  3. Mau funcionamento no sistema de ventilação

Mau funcionamento da bomba d’água

A bomba d’água é a responsável por fazer circular o líquido de arrefecimento, ou seja, aquele líquido que resfria o motor enquanto ele está trabalhando. Este líquido é a famosa “água”, que tantos frentistas conferem em seu carro.

Quando a bomba apresenta um mau funcionamento, ou até mesmo está com seu rotor travado, o líquido não circula de maneira correta, fazendo o motor esquentar e superaquecer. Este sistema é projetado para trabalhar muito bem, circulando em quantidades certas e arrefecendo o motor. Se a bomba não bombeia, então haverá problemas.

Sujeira no radiador

O radiador também é um dos responsáveis por manter seu carro refrigerado e precisa estar em perfeita ordem para que o motor seja resfriado corretamente.

Portanto, se ele estiver obstruído, sujo ou entupido, seu motor não será resfriado e pode correr o risco de superaquecer. Logo, mantenha seu radiador sempre limpo e livre de qualquer sujeira.

Mau funcionamento no sistema de ventilação

Nem preciso dizer que se o sistema de ventilação não estiver apresentando um funcionamento adequado, seu carro aquecerá, não é mesmo? Isso inclui o ar condicionado.

Por isso, verifique todos os ventiladores e ventoinhas, e veja se eles estão funcionando corretamente e ligando e desligando no momento correto!

Nunca faça nada sozinho!

Esses são apenas um dos diversos motivos pelo qual seu motor está aquecendo fora do normal e que você pode checar sozinho. Ainda assim, recomendo que você procure o auxílio de um mecânico, para que ele possa encontrar a real fonte do problema e resolver da maneira correta, sem colocar em risco outros componentes.

Nunca tente andar com o carro nessas condições, pois se você andar com o motor superaquecido, seu motor pode fundir e você ter um problema muito maior e muito mais caro para resolver. Acredite. Ao menor sinal de fumaça de seu motor, pare o carro e procure assistência especializada.

Além disso, não tente trocar ou consertar nenhuma peça em seu carro sozinho, pois você pode cometer erros e piorar a situação de seu motor, tendo que gastar mais futuramente e arranjando problemas piores.

Gostou do artigo? Então fique em nossa página pois temos inúmeros outros artigos sobre o mundo dos carros. Até a próxima!

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *