Luz de bateria acesa, o que pode ser?

Uma simples luz de bateria acesa pode representar que alguns problemas bem sérios estão chegando, porém nem sempre é assim. Esse pequeno defeito pode ter explicação em vários pontos distintos e nem sempre será algo tão preocupante assim. Inclusive, é um tipo de defeito que, dependendo do mecânico, o mesmo pode vir a cobrar um alto valor pelo conserto independente da complexidade ou da origem.

A ideia central do texto é mostrar o que a luz de bateria acesa pode significar na grande maioria dos carros. É preciso prestar atenção nisso e assim evitar maiores problemas mecânicos ou mesmo pagando muito por algo barato de ser resolvido. Os próximos tópicos irão te auxiliar e tudo ficará muito melhor, permitindo que tudo faça sempre muito sentido.

O que pode significar a luz de bateria acesa?

Tecnicamente a luz de bateria acesa significa que que a bateria não está sendo carregada da forma correta pelo alternador. Dessa forma, o veiculo está sendo carregado apenas pela energia existente na bateria, ou seja, não é aconselhável continuar rodando pois poderá problemas em breve.

É adequado citar que dirigir por uma longa distância sem resolver esse problema poderá causar muitos problemas. É pensando nisso que abaixo será possível saber quais são as causas mais comuns para a luz de bateria acesa, veja:

Luz da bateria acesa

A Luz da Bateria pode indicar diversos defeitos, veja abaixo os principais.

Bateria descarregada

Essa é a causa mais comum e pode representar um grande problema, especialmente para veículos com muitos componentes elétricos. Até o meio dos anos 80, grande parte dos veículos quase não tinham componentes elétricos que auxiliam a drenar carga da bateria, porém hoje tudo é diferente.

Atualmente os veículos veem com rádios mais potentes, direção elétrica, alarme, vidros e travas elétricas, e outra serie de componentes que usam a eletricidade como fonte de alimentação para seu funcionamento. A partir disso, o tempo de vida útil da bateria também será bem menor, chegando a no máximo 3 anos se bem cuidada.

A bateria se for selada não vai requerer muitas manutenções, porém se não for é interessante as vezes preencher o reservatório com água. Essa questão muitas vezes vai resolver o problema e te dar alguns meses ou até anos de muita rodagem.

A luz de bateria acesa pode significar que o sistema terminou o tempo de vida, portanto, é preciso trocá-la. Normalmente, a maioria das lojas fazem a base de troca, ou seja, você entrega a sua bateria e sai de lá com uma nova sem se preocupar em como descartar a bateria usada e ainda costuma ganhar um desconto.

Alternador

A função principal do alternador é gerar energia para ser armazenada na bateria, ou seja, trata-se da central elétrica do veículo. Uma vez adicionado pelo motor por meio de uma correia, o sistema transforma a energia mecânica em elétrica, carregando assim a bateria.

A alimentação de todos os componentes também é feita por ele, como, por exemplo: equipamentos elétricos e também sistema de ignição. É preciso mostrar que o tempo de vida útil do mesmo pode variar bastante de acordo com o uso do carro, ou seja, o tempo que o motor fica ligado.

Quando o alternador dá defeito, a luz de bateria acesa irá significar que é preciso fazer a troca. Essa situação é comum e vai merecer de todos um pouco de atenção, pois muitas vezes pode ser um defeito apenas na polia ou correia que é uma situação mais simples que a troca de todo o conjunto.

O ideal é sempre procurar um mecânico ou eletricista automotivo, pois o mesmo tem condições de avaliar a melhor situação. Lembre-se desse detalhe e procure um especialista que tenha aparelhagem para testes, porque o diagnóstico fica mais preciso.

Defeito no painel

Dependendo do tipo de veículo é provável que esse defeito possa ser referente ao painel do carro, portanto, é preciso ter atenção. Se o alternador e a bateria estiverem em bom estado, pode ser comum o defeito ser proveniente apenas do painel do carro.

Talvez um fusível esteja com defeito e nesse caso é preciso que o especialista faça o diagnóstico, sempre mantendo a atenção. É esse detalhe que fará diferença, pois é algo que pode ser feito rapidamente e por um valor baixo de mão de obra.

Muitas pessoas não se atentam a isso e tampouco vão a mecânicos que sejam de confiança, terminando assim enganadas. Evite isso, portanto, procure, pesquise acompanhe tudo de perto e se possível vá sempre acompanhado de outra pessoa.

Cabos com zinabre

O zinabre nada mais é do que um simples “ferrugem” que faz com que exista uma mau contato, ou seja, a bateria não passa energia para o carro. É comum que em carros mais antigos ou que tenham contato com umidade, que isso venha a acontecer.

Pode ser necessário fazer a troca dos cabos ou mesmo fazer uma limpeza nos polos da bateria. Apenas um profissional poderá auxiliar, porém, mais uma vez, é preciso que seja alguém de confiança, porque é algo que não gera tanta receita para o mecânico ou eletricista automotivo.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *