Como Fazer Curso de Chaveiro Automotivo?

Comumente, quando um proprietário de veículo perde as suas chaves, deseja realizar cópias, tem algum problemas com as fechaduras ou ignição, é necessário contatar um chaveiro automotivo, para que ele possa solucionar os problemas. Apesar do que muitos pensam, hoje em dia, o trabalho do chaveiro automotivo não é tão simples quanto costumava a ser, pois é necessário lidar com novas tecnologias, como chaves codificadas, equipamentos complexos, etc.

Assim, caso esteja procurando se tornar um chaveiro automotivo, é necessário realizar um bom curso, para que possa lidar com todas as questões citadas acima e também atender o cliente de forma correta e eficiente. Para fazer o curso, pode-se optar por instituições particulares que os oferecem presencialmente, como o Instituto Santec ou o TecnoPonta, que atuam em São Paulo, dentre diversas outras. Também, pode-se optar por realizar o curso ministrado pelo Senai.

Curso de chaveiro automotivo

Como mencionado, para realizar um bom trabalho como chaveiro automotivo e também estar a par de todas as tecnologias presentes nos veículos mais modernos, é necessário realizar um curso. Estes cursos ofertados irão, comumente, abordar os mais diversos aspectos da profissão, como realização de cópias de chaves simples e codificadas, limpezas de cilindros e retirada de chaves quebradas do miolo.

Assim, os conteúdos dos cursos de chaveiros são extensos, indo do básico até questões mais complexas, que envolvem sistemas de travas, codificação, etc. Por isto eles podem ser ideais para iniciantes na profissão, mas também são úteis para pessoas que já estão no mercado mas que desejam atualizar o conhecimento.

Saiba como fazer um curso de chaveiro automotivo.

Saiba como fazer um curso de chaveiro automotivo.

Porém, é preciso saber escolher o melhor curso, dentre os muitos oferecidos no mercado, para que realize a profissionalização de forma excelente.

Primeiro, ao escolher o curso de chaveiro automotivo, recomenda-se optar por um que contenha técnicas de abertura, envolva ensinamentos sobre central de comando e chaves codificadas, gestão de negócios, dentre todos os outros aspectos que sejam importantes não só para a realização dos serviços, mas também para a gestão do negócio. Preferencialmente, deve-se realizar um curso presencial, para que tenha contato com as ferramentas específicas e orientação de um profissional.

Existem cursos básicos de chaveiro, técnicos ou específicos. Os cursos específicos são recomendados para pessoas que já possuem certa experiência e conhecimento sobre a profissão, e necessitam apenas se especializar em certos equipamentos, chaves, trincas, dentre outras peças, de marcas específicas.

Já os cursos técnicos, que possuem carga horária de 200 horas, são mais amplos e detalhados do que os cursos básicos. Por isto, são recomendados para os iniciantes. Eles abordam diferentes assuntos, e muitos oferecem a possibilidade do estudante realizar um curto estágio após a formatura.

Como fazer?

Como mencionado, é possível realizar um curso de chaveiro automotivo online ou presencial. É recomendado participar do curso presencial, caso tenha a oportunidade, visto que este é mais detalhado e dá mais proximidade ao estudante com a profissão. Porém, os cursos online também podem ser bem completos.

Por exemplo, o Instituto Santec, em São Paulo, oferece um curso de chaveiro automotivo básico, que é ministrado em apenas dois dias, de 8h às 17h. São abordados assuntos como confecção de chaves simples e pela peça, abertura e cadeados, cilindros, instalação de fechaduras, montagem da oficina, realização de orçamento, etc. O preço total do curso é R$ 998,00 e na página da empresa pode-se ter acesso ao depoimento de diversos clientes.

O Senai São Paulo também oferece o curso de chaveiro. Porém, este curso não é específico para veículos, pois ele aborda instalação de chaves e fechaduras residenciais, comerciais e industriais. Ainda assim, ele é um ótimo curso para indivíduos que desejam ser chaveiros automotivos, pois engloba máquinas e equipamentos para confecção de chaves, identificação de tipos de chaves e fechaduras, cópias de chaves automotivas, cópias de chaves automotivas pelo segredo, higiene e segurança no trabalho, etc.

Logo, caso deseje realizar um curso de chaveiro automotivo, ache a empresa mais perto da sua residência, que ministra tal curso. Tenha em mente que é melhor escolher um que seja técnico, específico e presencial.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *