O Que é Gasolina Formulada?

A gasolina comum é o combustível mais utilizado nos veículos no Brasil. Ela é fabricada a partir do petróleo, e possui 27% de etanol anidro na sua composição, obrigatoriamente. Porém, também existem as gasolinas aditivada, premium e formulada, que são produzidas de forma mais elaborada. A aditivada possui substâncias que promovem a limpeza e lubrificação do motor, melhorando o seu funcionamento. Já a premium é de alta octanagem, e por isso é indicada para os veículos esportivos e de luxo.

A gasolina formulada, por último, é um combustível elaborado a partir da mistura de derivados do petróleo. Ela também é popularmente chamada de gasolina genérica ou de laboratório. É preciso conhecer este combustível e entender se realmente quer optar por ele para abastecer o seu veículo. Saiba abaixo mais sobre.

Gasolina formulada

Como falamos, existem diversos tipos de gasolina e combustíveis, e é preciso entender sobre todos eles para saber qual optar para o seu veículo. As gasolinas podem ser divididas entre comum, aditivada, premium e formulada. A comum é a mais utilizada no Brasil, e a aditivada e premium são outras mais custosas e elaboradas.

A gasolina formulada é a mais barata, pois é elaborada com resíduos que advém da destilação do petróleo. A esta gasolina são adicionadas certas substâncias, como solventes. Muitas pessoas confundem a formulada com a refinada, pois ambas foram produzidas em laboratório. Porém, a gasolina refinada possui uma qualidade melhor, visto que ela passou por um processo que retirou as substâncias nocivas.

Saiba como é produzida a gasolina formulada.

A gasolina formulada é produzida com resíduos petrolíferos.

A mistura da gasolina formulada deve se enquadrar nas especificações da ANP, para que este combustível não possa causar danos aos veículos e tenha características semelhantes à da gasolina comum. Porém, mesmo que a formulada se encaixe nos parâmetros da ANP, ela pode estar no limite, e isso pode prejudicar os carros, caminhões e motos que a utilizam.

Caso um veículo seja abastecido com a gasolina formulada fora dos padrões, isso pode ocasionar um maior consumo, acúmulo de resíduos, vaporização, dificuldade de dar partida e também problemas nos motores. Infelizmente, muitas pessoas podem ser prejudicadas ao utilizar este tipo de combustível, visto que eles são oferecidos em postos de gasolina irregulares.

Não é possível detectar se uma gasolina é formulada apenas olhando para o líquido, visto que ele apresenta as mesmas características visuais que a gasolina comum. Entretanto, é obrigatório que os postos indiquem na bomba de combustível esta categorização.

Quais podem ser as consequência de se utilizar gasolina formulada?

A gasolina formulada possui os solventes, sobre os quais falamos acima. E, por isso, mesmo que ela esteja dentro do que é requisitado, ela pode apresentar algumas consequências maléficas para os veículos. Os solventes são substâncias que, com o tempo, causam a deterioração dos plásticos e borrachas do veículo, o que pode corroer mangueiras, dentre outras peças.

Ademais, o combustível formulado é feito com o objetivo de ser menos custoso tanto para o produtor quanto para o consumidor final. Por isso, ele apresenta certas misturas de resíduos que podem não ser benéficas para o seu tipo de veículo.

Quais são as vantagens de usar gasolina formulada?

A gasolina formulada é vantajosa tanto para o meio ambiente quanto para os consumidores, de certa forma. Em relação à poluição, a produção de combustível formulado é benéfica para diminuir esta questão devido ao aproveitamento dos resíduos que seriam jogados fora pelas refinarias. Comumente, este descarte é feito de forma irregular, o que é amenizado.

Além disso, como a gasolina formulada é produzida com produtos que seriam descartados, a sua fabricação é menos custosa. E, isso é repassado para o consumidor final, que acaba tendo acesso a uma gasolina com o preço menor do que as outras.

 

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *