Como carregar uma bateria de carro em casa?

O mais interessante do mundo moderno é a chance de conseguir fazer tudo praticamente sozinho. Tanto as informações têm sido mais acessíveis, através de celulares pela internet, quanto a tecnologia também barateou e podemos adquirir produtos que facilitam muito nossa vida.

Carregar a bateria é uma destas cosias que foram facilitadas. Você achará inúmeras informações de como cuidar de sua bateria, mas se você não consegue manter a bateria do seu veiculo sempre carregada, lembre-se que terá que dar uma carga nela de alguma forma.

Mas será que é possível fazer isso em casa? Veja abaixo:

Como é possível carregar uma bateria de carro em casa?

Para carregar uma bateria em casa, é preciso ter um carregador próprio para isso e uma tomada a disposição. Este equipamento pode variar conforme o uso e intenção, mas os preços costumam sair da casa dos R$100,00 até R$500,00, os mais elaborados, usados por serviços de socorro.

carregador bateria carro

Modelo de carregador de bateria inteligente. Existem mais avançados e mais simples.

Além disso, existem vários tutoriais ensinando a fazer seu próprio carregador de baterias automotivas, seja através de componentes eletrônicos, seja através de carregadores de celular, de notebook ou fontes de computadores. O ponto é que você precisa de uma fonte acima de 12v para transferir carga para a bateria descarregada. Embora estas alternativas caseiras funcionam e podem lhe ajudar em uma situação de emergência, recomendamos que adquira um carregador próprio, que transmitirá muito mais segurança no processo.

Para carregar sua bateria em casa com um carregador siga os seguintes passos:

  • Passo 1– Abra o capô do veículo e, se possível, esteja em um local bem ventilado. Em seguida, identifique o polo positivo (+) e negativo (-).
  • Passo 2– Conecte a presilha vermelha do carregado dentro do polo positivo e a de cor negra deve estar no polo negativo.
  • Passo 3– Uma vez as duas presilhas conectadas será o momento de ligar o carregador na bateria por 6 horas mais ou menos (a depender da capacidade do equipamento – quanto maior a amperagem, mais rápido). Se o veiculo ligar, rode com o carro para garantir a carga e, assim, você terá alguns dias de carga. Porém caso não ligue será o momento de comprar outra bateria.

Não é tão difícil assim carregar uma bateria de carro em casa, porém o mais indicado é levar a uma oficina auto elétrica. Lá dá para verificar se o problema é a sua bateria ou alternador.

Outras formas para carregar a bateria

É do conhecimento de todos que grande parte das baterias dos veículos devem ficar sempre carregadas, pois é necessária, principalmente, para dar partida no motor. Vale ressaltar também que, uma bateria também fornece energia a muitos componentes elétricos indispensáveis ou para conforto dos ocupantes, por exemplo: central multimídia, som, direção, trava e vidros elétricos.

Existem duas formas muito conhecidas para dar carga na bateria e, assim, forçar a partida do carro. As duas devem ser usadas como paliativas e podem ter consequências negativas:

  • Tranco – Se o veiculo for manual, basta arrumar duas ou três pessoas e na sequencia empurrar o carro. A partir disso, é só engatar uma primeira ou segunda marcha e tirar o pé da embreagem do veículo. Você dará a partida e poderá deixar o alternador carregar a bateria. Deixando claro, que se o carro for automático esse procedimento deve ser evitado, pois trará problemas.
  • Chupeta – Outra maneira comum é ter um outro veículo à disposição e um cabo para fazer uma ponte elétrica entre ambos. Se os carros forem a injeção eletrônica, é preciso deixar um dos dois sem estar ligado, porque se estiverem ligados é provável que o modulo de injeção venha a dar problemas.

Estas maneiras servem para emergências e podem te ajudar a conduzir o carro em um situação inesperada, mas não resolve o problema de quem quer carregar uma bateria em casa que, nesse caso, precisará de componentes específicos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *