Como Funciona o Sistema de Arrefecimento?
O sistema de arrefecimento é o responsável por garantir que a temperatura do motor não fique elevada demais. Um carro está sujeito há muitos problemas que podem ocasionar sérios danos ao seu veículo, e o mais comum deles é o super aquecimento do veículo. Por isso é importante sempre verificar se o sistema de arrefecimento está funcionando corretamente e se há algum indicio de problema.
O sistema é responsável por fazer o motor operar na temperatura ideal, permitindo um melhor rendimento de todo o conjunto mecânico. Isso vai fazer com que não exista um desgaste nas peças de contato e também uma perda precoce desses componentes. Neste texto, iremos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o sistema de arrefecimento do seu veículo, uma parte tão importante do veículo.
Como funciona o sistema de arrefecimento resumidamente?
O sistema de arrefecimento possui a responsabilidade de deixar o motor frio o suficiente para que as peças não derretam, uma vez que as combustões dele aumentam muito a temperatura, mas também não frio demais de modo que o carro não funcione. Assim, ele mantém o carro na temperatura ideal, que é na faixa dos 90º Celsius O sistema de arrefecimento possui mangueiras, radiador, ventoinha, bomba d’água, vaso de expansão, válvula termostática e líquido. Este líquido é um composto de 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo a base de etileno glicol.
O líquido de arrefecimento, com o auxílio da bomba d’água, irá percorrer e fazer um resfriamento da temperatura do motor. Tudo isso será por meio da troca de calor que for feita entre o bloco do motor e o líquido que vai passar pelas galerias do mesmo.
É algo de extrema importância passar a utilizar um bom aditivo no seu sistema de arrefecimento, pois deixará o mesmo melhor ainda. O aditivo tem um papel essencial, porque faz com que a água tenha um ponto de evolução mais elevado ou congelado. Além disso, funciona como um líquido anti cavitação, portanto, não vai permitir a criação de bolhas de ar dentro desse sistema.
Componentes do sistema de arrefecimento
Agora, iremos falar um pouco sobre cada peça do sistema de arrefecimento, como citamos acima. A bomba d’água é um componente acionado através da correia do motor e tem a função de fazer a água circular no sistema. Por meio disso acontecerá a troca de calor entre a própria água e também as peças do seu motor.
A função da válvula termostática é de segurar essa água, pois a mesma já estará em contato com o bloco do motor, permitindo uma temperatura adequada ao trabalho, além disso também vai controlar a temperatura, evitando uma má utilização.
Já no reservatório ficará armazenada a água. Portanto, a utilização de um aditivo é primordial para um bom funcionamento. Outra dica interessante é sempre verificar os níveis para evitar que falta água e isso prejudique os resultados. E a função principal deste aditivo é permitir um melhor funcionamento entre a água do carro, ou seja, não vai deixar ferver nem controlar. Isso fará com que o motor continue na sua faixa indicada de temperatura.
Já o radiador, uma peça bem conhecida, fará o papel de realizar a troca de calor entre a água quente e também o ar frio da atmosfera. A água vai passar por essas aletas de alumínio do radiador e conforme o ar vai entrando em contato, a água será resfriada. O sensor de temperatura informa a temperatura do motor da água e também do sistema de arrefecimento. Esse tipo de informação pode ser levado para o módulo de comando correspondente.
Por último, tem-se a ventoinha, cuja a função principal é efetuar uma ventilação do radiador do veículo para que exista a troca de calor entre a água e o ambiente externo.
Para evitar qualquer problema nestas peças e no seu veículo, comece prestando atenção ao seu líquido de arrefecimento. Os fabricantes comumente indicam que a primeira troca deve ser feita aos 30 mil quilômetro rodados do veículo. Outros, já aconselham aos 120 mil quilômetros. Porém, isso tudo depende do líquido que é utilizado no seu carro e nas indicações do manual do consumidor. Também, nunca misture os fluidos de arrefecimento orgânico e inorgânico! Caso isso aconteça, pode ocorrer reações químicas que produzem e jogam detritos dentro do motor.
Também, sempre esteja atento ao seu marcador de temperatura, e onde o ponteiro está indicando. Não deixe nunca que a temperatura chegue em um ponto crítico, pois isso pode ocasionar danos severos ao seu veículo. Caso veja que a temperatura está alta, pare seu carro no acostamento e o espere resfriar, troque a água e veja se tem alguma mecânica por perto. O super-aquecimento é dos motivos mais comuns de fundição de motor, então não permita que chegue neste ponto!
O líquido do arrefecimento custa em média R$45, a bomba d’água gira em torno de R$150, as mangueiras, R$60, a válvula, R$175, o radiador, R$500, a ventoinha, R$200 e o vaso de expansão, ate mil reais. Lembrando que estes valores podem variar.
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