Kit de vapor de gasolina funciona? Vale a pena instalar ou é furada?

Os kits de vapor de gasolina anunciados por aí prometem ganhos de até 50% no consumo do seu carro. Esta oferta parece tentadora, ainda mais nos dias de hoje, onde o preço do combustível está cada vez mais alto.

Mas pense comigo, por que uma solução tão eficiente e incrível é tão pouco noticiada? Por que os criadores do sistema de vapor não venderam a patente para as indústrias? Afinal, essa seria uma maneira fácil e rápida de se garantir alguns milhões, não é mesmo?

Ao projetar um carro, é necessário 4 anos para ficar pronto, em média. Durante esses 4 anos, algo em torno de 300 engenheiros trabalham de perto nos projetos. Gastando milhões de dólares em cada projeto novo, contando com os melhores engenheiros do mundo.

Você realmente acredita, diante de tal cenário, que uma alternativa que traz 50% de economia em combustível seria descartada? As empresas procuram trazer carros mais econômicos a todo o tempo. Sendo assim, por que estas simplesmente ignoram o kit vapor de gasolina?

Como funciona o Kit de Vapor de Gasolina?

A ideia do Kit vapor de gasolina consiste em armazenar o vapor de gasolina gerado pela aceleração. Esse vapor então é utilizado durante a combustão dos pistões. O que teoricamente, ajuda a reduzir o consumo do carro, tornando-o mais econômico.

Kit Vapor de Gasolina - Vaporzinho

Equipamentos vendidos em um Kit Vapor de Gasolina, conhecido como vaporzinho

O vapor de gasolina se mistura com a gasolina que é dispensada através dos injetores originais do carro. Com a entrada do vapor na câmara de combustão, o sensor de oxigênio entende que há excesso de combustível.

Sendo assim, a central eletrônica introduz uma redução no tempo de injeção, o que causa uma diminuição do envio de combustível. Através desta ação, temos a suposta melhora na economia do carro ao considerar que o veículo se manterá em funcionamento utilizando menos combustível do tanque.

Até que a utilização do kit não traz grandes impactos a vida útil do seu motor se considerarmos que a mistura entre ar e combustível que ocorre durante a combustão não é tão prejudicial aos pistões. Efeitos negativos são sentidos apenas em situações mais extremas, mas isso não quer dizer que haverá economia ou ganho de performance.

Além disso, a utilização do vapor de gasolina não infringe nenhuma lei, já que não é alterada nenhuma característica listada do seu veículo. O carro continua usando o mesmo combustível, então não precisa mudar nada na documentação, ao contrário da conversão para GNV, por exemplo.

O kit de vapor de gasolina realmente funciona?

Essa é a grande dúvida de todos, não é mesmo? Esse sistema realmente traz a economia que promete para o carro? Vale a pena investir algo em torno de R$ 1200,00 no kit que é vendido por instaladores, oficinas e até mesmo no Mercado Livre?

Pois bem, ao instalar o kit e verificar o seu computador de bordo, você verá uma grande economia de combustível. Porém, saiba que essa é uma economia teórica, já que o sistema engana as leituras do computador de bordo do seu carro.

Conforme falamos anteriormente, há a entrada do vapor na câmera de combustão do seu carro. O que causa uma alteração na leitura do sensor de oxigênio, onde a central entende que há excesso de combustível. Sendo assim, a central do carro reduz a quantidade de combustível enviada. Daí que temos a economia vendida pelo Kit.

Porém, pense comigo, o vapor que vai entrar na câmara vem de onde? Da gasolina que você colocou no carro anteriormente. E esse vapor vai sendo utilizado junto com o carro. A economia da redução do envio de combustível para a combustão é compensada através do outro reservatório instalado no carro. Sendo que este elimina o ganho que você teve com a redução do tempo de injeção.

Além disso, precisamos considerar os custos que envolvem a compra do Kit e o preço da mão de obra. Com esses valores e a falsa economia, através de erros de leitura do computador de bordo, chegamos a nossa conclusão. O kit de vapor de gasolina é furada. Não haverá ganho notável e você ainda pode colocar em risco a sua segurança e de sua família ao fazer alterações no sistema de combustível de seu veículo.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *