Como a Injeção Eletrônica Funciona?
A injeção eletrônica é um dos componentes mais importantes para o funcionamento dos veículos, sendo este o sistema responsável pela alimentação de combustível e pelo gerenciamento eletrônico do motor do automóvel.
Porém, é muito comum que os motoristas não saibam exatamente como funciona a injeção eletrônica automotiva, o que poderia ajudar em um possível problema no sistema, tanto na hora do diagnóstico como na própria resolução do mesmo.
O que é a Injeção Eletrônica?
Como já dito, a injeção eletrônica tem a função de controlar todo o sistema eletrônico do motor do automóvel, sendo responsável também pela alimentação de combustível, durante o funcionamento do veículo.
O sistema foi introduzido nos veículos em substituição aos antigos carburadores, que eram menos eficazes na realização destas funções, além de não contribuir para a economia de combustível e emissão de quantidades menores de gases poluentes. A injeção eletrônica passou a ser usada em larga escala, portanto, principalmente para suprir a necessidade de a indústria automotiva reduzir seu impacto ambiental, com o aumento da pressão da sociedade pela redução da emissão de poluentes.
Assim, a injeção eletrônica faz com que seja injetada a combinação perfeita de combustível e ar, em todas as faixas de rotação, melhorando o rendimento do veículo, com acréscimo ao desempenho do motor, além de uma economia no consumo e consequentemente na menor emissão de gases poluentes.
Outra função da injeção eletrônica é controlar o tempo de ignição, o funcionamento da marcha lenta, e, para alguns veículos, também o comando de válvulas.
Levando-se em conta todas essas funções, muito ligadas ao controle e gerenciamento de muitos componentes e processos relevantes para o funcionamento do veículo, fica clara a importância da injeção eletrônica, e a atenção que o motorista deve sempre ter com relação ao funcionamento ideal do sistema.
Funcionamento
Mas como age exatamente este sistema? Como é o funcionamento para que essas funções sejam cumpridas?
Podemos dizer que o “cérebro” que comanda todo esse sistema é a Unidade de Controle do Motor (ECU) que, por vezes, também é chamado de “módulo de injeção”, que nada mais é do que a unidade de comando que mantêm controle sobre todas as funções relacionadas à injeção de combustível como a mistura ar-combustível que entra no motor, a marcha lenta, o tempo de ignição e, em alguns casos, o comando de válvulas.
Basicamente, ao dar a partida no veículo, os pistões do motor iniciam seu movimento, de subida e descida, e o sensor de rotação envia para a unidade de comando o sinal de rotação do motor. No momento em que ocorre o movimento descendente do pistão, ocorre a aspiração de ar no coletor de admissão, passando pelo medidor de fluxo de ar, pela borboleta de aceleração e chegando aos cilindros do motor.
Neste momento, o medidor de fluxo envia à unidade de comando a informação com o volume de ar admitido pelo motor, e esta, por sua vez, calcula a quantidade ideal de combustível que deve ser injetado à mistura, para gerar a proporção perfeita entre ar e combustível no cilindro.
Explicando de uma maneira simples, esta é forma pela qual o sistema de injeção eletrônica comanda a admissão de ar e combustível nos cilindros do motor. Quanto mais exata for a proporção dessa mistura, melhor será o rendimento do automóvel, e maior será a economia de combustível, com uma emissão menor de gases poluentes.
O sistema de injeção eletrônica é composto basicamente por dois itens principais:
- Atuadores: Componentes que recebem os dados enviados pela unidade de comando, e atuam diretamente no sistema de injeção, controlando o volume de combustível que o motor recebe, comandando o ponto de ignição, a marcha lenta, entre outros.
- Sensores: Instalados em diversos pontos do motor, são os responsáveis por coletar e enviar as informações à unidade de comando.
Possíveis problemas
Problemas no sistema de injeção eletrônica podem ter causas graves para o funcionamento do veículo, principalmente se não resolvidos rapidamente. Dificuldades na partida do motor, cortes durante o funcionamento, oscilações na marcha lenta, perda de potência e aumento no consumo de combustível, estão entre algumas das possíveis consequências.
Por isso, muita atenção à luz da injeção eletrônica. Ela fica no painel do carro, e é representada pela luz em formato de motor, triângulo ou raio, nas cores vermelha ou amarela, dependendo do modelo e da marca do carro. Temos outro post aqui no portal, sobre como agir quando esta luz acende. Para ler, clique aqui.
Categoria: Manutenção