Quais os Tipos de Insulfim?

Muitas pessoas compram carros ou caminhões para trabalharem com estes, ou mesmo apenas para se locomoverem. Independente do objetivo, os motoristas passarão muito tempo dentro dos veículos, e por isso eles devem oferecer conforto, segurança e também privacidade. Visto isto, além da compra cuidadosa, também é necessário analisar quais serão os adereços inseridos nos veículos. Comumente, para obter estas três características imprescindíveis, os donos dos automóveis instalam os insufilms, que são películas aplicadas nos vidros.

Estas películas oferecem ao motorista e passageiros a proteção contra os raios solares, a impossibilidade de outros observarem exatamente o que está ocorrendo no interior do veículo, dentre outros benefícios. Porém, existem diversos tipos de insufilm, e também determinações da lei acerca deste material e sua utilização. Por exemplo, há as películas básicas e outras mais avançadas. Abaixo iremos falar mais sobre, confira.

Tipos de Insufilm

Primeiro, antes de escolher e entender sobre os tipos de insufilm é preciso estar atento a quais são permitidos. Como as películas são aplicadas nos vidros dos veículos, não é permitido que elas comprometam a segurança tanto das pessoas que estão dentro deste quando das que estão fora. Isto está previsto na  Resolução 254/07 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Segundo esta Resolução, as películas espelhadas são proibidas, e existem parâmetros de transmissão luminosa que devem ser seguidos. No para-brisa, a transparência deve ser de 75%, enquanto nos vidros laterais dianteiros  o escurecimento máximo é de 30%. Ademais, nos vidros traseiros, o limite é de 72% de escurecimento.

Os insufilm podem proteger os passageiros e motorista dos carros, além de dá-los privacidade.

Caso respeite estes limites, o insufilm pode ser utilizado. Porém, entre os que entram nos parâmetros, existem diversos tipos. Algumas películas são mais voltadas para a proteção, outras para estética. Confira abaixo os principais tipos, inclusive os que não são permitidos pelo Detran.

Película Espelhada: A película espelhada, como foi dito acima, é proibida pelo Detran. Isso ocorre pois este insufilm é usualmente utilizado para estética, e por isso compromete a segurança, devido à total falta de transparência.

Película Fumê Básica: Esta é a película mais simples, que não proporciona a proteção contra os raios ultravioletas, apenas deixa os vidros mais escuros. Logo, se você optar por este insufilm, irá ter certa privacidade, mas não proteção contra os raios.

Comumente, estas películas possuem transparência de 5% a 35%. Visto isso, elas não podem ser utilizadas em todos os vidros. Assim, terá que compra-la apenas para alguns vidros, e usar outra para o restante. Outra questão a ser mencionar é que a numeração da película indica a sua transparência. Os números maiores são relativos aos insufilms mais claros.

Película Fumê Avançada: A película fumê avançada é aquela que, além de escurecer os vidros, ainda irá proteger o motorista e passeiros dos raios solares. Com isso, ela ainda melhora a sensação térmica dentro do veículo, não deixando-o ficar tão quente.

A transparência das películas avançadas são de  5% a 50%, e por isso também não podem ser usadas em todos os vidros dos carro.s Entretanto, a película avançada possui o dobro do preço da básica, visto que sua atuação e performance é maior.

Película de segurança: Esta película de segurança, também chamada de anti-vandalismo, é um insufilm mais grosso. Assim, por isso, é muito útil para manter a segurança daqueles que estão no carro. Ela evita que os vidros sejam quebrados facilmente em casos de assaltos, vandalismo, etc. Ainda, mesmo que o vidro se quebre, a película de segurança não o deixa estilhaçar, segurando-o os cacos juntos.

Apesar de ser mais grosso, o insufilm de segurança pode possuir a transparência ainda menor do que os outros citados, de 5% a 35%. Porém, ele ainda não pode ser usado em todos os vidros.

Película transparente: Esta película, por ser transparente, pode sugerir uma ideia de que não possui boa qualidade ou que não protege o motorista e passageiros. Mas, isso não é verdade. O insufilm transparente é específica para o para-brisa e vidros laterais do motorista, e por isso deve possuir estas características, visto que são os vidros pelos quais entra mais Sol nos veículos e estão mais expostos.

Apesar dos vidros não ficarem escuros, quando usa-se a película transparente, as pessoas dentro dos veículos irão usufruir de um fator de proteção solar de 1.700. Entretanto, por esta película ser muito custosa, recomenda-se que seja utilizada por pessoas que trabalhem com os veículos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *