Qual motor é o melhor? 8v ou 16v?

Você já ouviu falar sobre motores 8v e 16v? Não sabe o que é? Sabe o que é, mas não sabe qual comprar? Hoje, estaremos te explicando as diferenças e semelhanças desses dois tipos de motores, e analisando as vantagens e desvantagens de cada um. Primeiramente, vamos falar sobre o que significa este “v” após a numeração.

Quando falamos em 8v ou 16v, queremos dizer a quantidade de válvulas que um motor possui. Existem válvulas de admissão e válvulas de escape, que são responsáveis pela entrada e pela saída da mistura de ar no cilindro. Elas ficam no cabeçote do motor e são distribuídas pelos cilindros, em número igual. Logo, se seu automóvel possui 4 cilindros e 16 válvulas, teremos um total de 4 válvulas por cilindro.

Antes da nossa análise, temos que lembrar que as comparações deverão ser feitas com motores iguais, mas com o número de válvulas diferentes.  Agora, vamos falar um pouco sobre cada um:

8 Válvulas

Caso um carro possua 4 cilindros e 8 válvulas o número de válvulas por cilindro será 2, sendo elas uma de admissão e outra de escape.

O motor 8v, tem uma arrancada muito rápida, pois ele entrega o torque máximo quando as rotações estão mais baixas. Entretanto, se formos comparar com um motor de dezesseis válvulas, o de oito sempre terá uma potência inferior, pois ele perde rendimento em velocidades muito elevadas. Por outro lado, seu custo é muito mais barato quando se fala em reparo, pois a mecânica de um motor com oito válvulas é bem simples e as peças são mais baratas se comparadas ao motor com mais válvulas.

16 Válvulas

Tecnicamente, este motor tem 4 válvulas em cada cilindro, duas para admissão de combustível e duas de escape.

Estes já foram considerados carros fracos, pois seu torque só atinge potência máxima com uma quantidade maior de giros, fazendo assim, com que suas arrancadas fossem um pouco mais lentas do que as arrancadas dos motores com apenas oito válvulas. Porém, eles possuem uma potência muito maior, fazendo com que automóveis com mais válvulas fossem melhor para alcançar velocidades mais elevadas, o que acontece nas rodovias, onde esse tipo de motor tem um melhor rendimento e faz com que o carro seja mais econômico. Em contrapartida, como já dito antes, tanto sua criação como manutenção são muito caras.

Veja o vídeo com o funcionamento destes motores:

Qual o melhor?

Concluímos aqui que cada motor tem a sua particularidade, logo, não podemos afirmar que um é melhor do que o outro pois existem situações mais favoráveis e outras nem tanto para cada um dos motores.

Vimos que por sua arrancada mais “forte” o motor de oito válvulas seria mais recomendado para um ambiente urbano, já que em baixas rotações o automóvel terá um melhor desempenho, e você não precisará ficar trocando de marcha incessantemente. Já o motor de dezesseis válvulas não tem um desempenho tão bom em baixas rotações, o que faz com que a troca de marchas seja maior e ele não seja tão adequado para uma cidade.

Por outro lado, o motor com mais válvulas trabalha muito bem com altas rotações, o que faz com que ele seja propício para um ambiente de estradas e rodovias, algo que já não é tão recomendado para motores com apenas oito válvulas pois ele não tem um grande desempenho em alta velocidade, o que torna o motor de dezesseis válvulas muito mais potente nessas horas.

Gostou do artigo? Então fique em nossa página pois temos inúmeros outros artigos sobre o mundo dos carros. Até a próxima!

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *