Posso Colocar Água da Torneira no Radiador? Quais os Riscos?

O radiador tem como objetivo impedir que o motor aqueça de forma excessiva, o que poderia levar à combustão ou superaquecimento. Isso é feito por meio da estrutura formada por canos, que permitem a passagem de ar entre eles para que ocorra uma troca de calor entre ele e o líquido de arrefecimento. As trocas de calor entre o meio externo e o líquido são promovidas pela ventoinha ou pelo movimento do automóvel. O líquido de arrefecimento passa pelos canos, e é resfriado pelo ar externo. Após isso, ele vai para a área dos pistões, impedindo o superaquecimento.

O líquido de arrefecimento, que circula pelas mangueiras do radiador, possui aditivos e não é somente água. Inclusive, não é recomendado que se utilize água da torneira no radiador ou mesmo somente água desmineralizada, pois não é o suficiente para suportar todas as variações de calor e pressão. Assim, é recomendado que seja comprado o líquido de arrefecimento pronto no mercado, encontrado em mecânicas ou mesmo comércios semelhantes.

Posso usar água da torneira?

Como mencionamos acima, não é recomendado utilizar água de torneira ou apenas água desmineralizada no radiador, pois estes não são os líquidos adequados para o arrefecimento. A água de torneira possui diversos minerais, advindos dos locais dos quais são retiradas, e cloro e flúor, adicionados no tratamento. Estas substâncias proporcionam a oxidação dos metais da bomba d’água, e também ressecam as borrachas e outras peças de plástico do radiador.

Logo, se for usada a água da torneira, ela irá, com o tempo, estragar o radiador e a peça inteira ou pelo menos partes terão que ser trocadas. A vedação e também a circulação do líquido podem ser prejudicadas, o que eventualmente causa danos ao motor.

Saiba qual líquido de arrefecimento deve ser utilizado

O líquido de arrefecimento é uma mistura de água desmineralizada com aditivos.

A água correta que deve ser adicionada ao radiador é a desmineralizada, que não contém nenhum mineral, como o nome indica. Esta água é a mais pura, pois passa por um processamento que retira todas as substâncias. Porém, é preciso mencionar que a água desmineralizada não deve ser utilizada para beber, pois ela não é adequada para este fim.

Entretanto, mesmo que a água desmineralizada seja a ideal para ser colocada no radiador, ela não pode ser colocada sozinha, pois este líquido entra em ebulição aos 100 ºC. E, como os motores dos carros operam entre os 90 º C e 100 º C, esta água pode ferver no motor e ocasionar danos. Caso ela ferva, irá superaquecer o motor, derretendo e queimando algumas peças, e também evaporar.

Ainda, caso se use apenas a água desmineralizada, em temperaturas extremas, nos 0 º C ou abaixo disso, ela irá congelar. Logo, com não pode-se utilizar apenas a água nos radiadores, deve-se adicionar aditivos a ela, de forma que o líquido seja perfeito para este propósito.

Qual o líquido ideal?

Como falamos, o líquido ideal de arrefecimento é água desmineralizada com aditivos. Estes aditivos elevam a temperatura de ebulição da água, além de diminuir a temperatura na qual ela congela. Assim, impede-se que a água ferva no motor ou congele. Ainda, os aditivos também protegem o motor, possuindo antioxidantes que conservam o motor.

Determinar a quantidade exata de aditivo é algo complicado, pois cada motor possui as suas necessidades. Comumente, usa-se de 40% a 60% de aditivos, levando em conta a quantidade total de líquidos no radiador. Assim, para escolher o líquido de arrefecimento perfeito para o seu veículo, é preciso consultar o manual dele. É importante usar o líquido correto e indicado, pois caso isso não seja feito, o motor pode superaquecer ou sofrer outros danos.

Antes de colocar um líquido de arrefecimento é preciso limpar bem o radiador e tirar possíveis detritos e substâncias que possam prejudicar a peça. Caso você esteja utilizando o líquido correto no arrefecimento, ele não irá evaporar e irá durar por muito tempo.

Para checar o líquido de arrefecimento, o motor precisa estar frio. Levante o capô do veículo e veja como está o nível. Caso esteja baixo, o líquido de arrefecimento está adulterado, e será preciso troca-lo.

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