O que é um carro alienado? Posso comprar?

Quando se decide comprar um carro novo, muita gente busca alternativas para gastar menos, indo atrás de opções que vão além de adquirir o veículo em concessionária, com um financiamento. É aí que algumas pessoas procuram pelo chamados carros alienados, ou em leilões, por exemplo.

No caso dos carros alienados, muitas pessoas não sabem do que se trata, nem das regras e trâmites legais necessários para comprar ou vender um veículo nessas condições, o que é muito importante antes de fechar qualquer negócio.

O que é?

Carro alienado nada mais é do que um veículo que ainda não foi totalmente pago. Ou seja, o automóvel está dado como garantia em um financiamento, já que ainda não foi quitado. Isso significa que caso essa dívida não seja paga, o banco poderá retomar o carro.

Caso uma pessoa não esteja conseguindo pagar o financiamento, são duas as alternativas válidas. Quitar a dívida e vender o veículo, para recuperar parte do dinheiro, ou então transferir a dívida para o comprador.

Como fazer?

Como já dito, a primeira opção é tentar renegociar a dívida com a instituição financeira, quitando o financiamento, e então vendendo o carro, para recuperar parte do que investido. Esta é uma ótima oportunidade para pagar menos, já que quitando antecipadamente a dívida você pode conseguir bons descontos, principalmente por conta dos juros sobre as parcelas ainda restantes.

A outra opção é transferir a dívida para o comprador do carro, que ficará responsável por quitar o restante do financiamento. Para isso, é preciso que vendedor e comprador compareçam à instituição financeira, para que seja realizada a análise de crédito. Quando o crédito é aprovado para o comprador é possível concluir a negociação. É possível que sejam cobradas taxas de serviço.

Ainda é possível fazer a substituição do bem, mas essa é uma alternativa menos usual. Para realizá-la, é preciso conferir as regras preestabelecidas por cada instituição financeira. Normalmente, é necessário comprar um carro de maior valor, pagando a diferença de entre os veículos.

Veículo-Alienado

Veja o que é um veículo alienado.

Cuidados para comprar

A primeira a mais importante coisa a se fazer antes de comprar é ter a certeza de que a instituição financeira foi notificada e autorizou a transação, seguindo todos os passos e trâmites legais. Caso contrário, o vendedor poderá ser processado pelo crime de estelionato.

Além disso, antes de comprar qualquer carro usado, é possível verificar se trata-se de um veículo alienado. É possível checar no documento, no campo Título de Propriedade, se está descrito como “alienação fiduciária, quando o carro está alienado, ou “sem reservas”, o que significa que não há qualquer impedimento para a transferência.

Por fim, lembre-se de todos os cuidados que são necessários antes de comprar qualquer veículo usado, para ter a certeza de que está fazendo um bom negócio. É extremamente importante checar a documentação, mas também as condições do carro em si, o estado de conservação, se há algum problema que possa ser uma dor de cabeça no futuro, e etc. Já falamos sobre isso em outro post. Para ler mais, clique aqui.

Mais uma vez, é muito importante seguir os trâmites legais e contratuais da transferência, realizando todo o processo com registro em cartório. Assim você ficará mais protegido, com a certeza de que seu nome não irá para o SPC, ou envolvido em algum tipo de responsabilidade civil ou criminal. Verifique também com a instituição financeira se todas as parcelas anteriores foram pagas, em caso de transferência de dívida, para não ter que arcar com juros relativos aos atrasos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *