Radar tem 10% de tolerância? Até quanto posso passar acima?
Primeiramente, é necessário citar que nenhum sistema é perfeito, ou seja, os radares infelizmente podem ter falhas e a legislação sabe disso. Faz alguns anos, na cidade de São Paulo, que um Gol foi pego a quase 300km/h, sendo que o mesmo era 1.0 e jamais chegaria a esta velocidade, portanto, uma falha ou de medição, ou edição.
Para evitar esse tipo de coisa, foi preciso criar uma certa tolerância para os radares, porém não é algo assim tão simples. É preciso ter atenção e fazer tudo com o máximo de cuidado possível, pois as vezes acontece um relaxamento e aí a multa chega. Dessa forma, o adequado é simples: se a velocidade permitida for a de 80 km/h, não ultrapasse essa velocidade de forma alguma, independente da tolerância oferecida.
Radar tem 10% de tolerância?
A informação de que o radar tem 10% de tolerância não é correta, o que existe é uma margem de velocidade permitida pelo código de trânsito. Se o radar estiver alinhado com esses fatores, o mesmo é aprovado e pode ser instalado em qualquer tipo de via.
A questão principal não é se o radar tem 10% de tolerância e sim qual é o limite máximo que pode ser descontado da velocidade. Isso é baseado na velocidade em que o veículo estiver trafegando, aquela permitida pela via e a velocidade considerada pelo código de trânsito. Portanto, é uma medida muito interessante que explicaremos na seção seguinte.
O mito dos 10% surgiu porque existe, de fato, um limite além da máxima da via até que o motorista seja multado. Considere que grande parte dos radares são de modelos e marcas diferentes, ou seja, não tem como definir corretamente a porcentagem. Fato é que o sistema não é perfeito e é provável que você passe a 100 km/h e o aparelho marque 110 km/h. E aí? Afim de evitar esse problema os aparelhos devem ser regulamentados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. O objetivo da instituição é ver se o aparelho funciona corretamente e respeita o máximo que é admitido pela legislação metrológica.
Para evitar esses problemas é adequado criar alguma tolerância porque, caso a multa chegue, é preciso pagar. Se a mesma for errada, isso pode gerar problemas para o estado e o motorista. Inclusive, se erros acontecerem em grande quantidade, poderá haver processo contra o órgão de trânsito.
Velocidade considerada e velocidade medida
Chega-se a um fator primordial para entender essa questão que é tão complexa. Toda medição deve considerar uma margem de erro de leitura, até mesmo os bafômetros têm uma certa tolerância, embora a lei seja 0% de álcool no sangue. Com os radares, embora possa existir uma pequena diferença entre a velocidade e a medição, ela é insignificante perto do que a legislação determina sobre os limites de velocidade.
Tudo dependerá do tipo de radar, porém será mostrado alguns exemplos para facilitar um pouco mais desse entendimento. Evite apenas de ficar olhando o velocímetro, porque se o radar for diferente, você será multado. Confira a velocidade considerada x medida abaixo:
- 110 km/h – O motorista será multado se trafegar acima de 118km/h;
- 100 km/h – O motorista para ser multado deverá ultrapassar a velocidade de 108 km/h;
- 80 km/h – Haverá multa se a velocidade for superior a 88 km/h;
- 60 km/h – As multas para esse caso só chegam se a velocidade for de 68 km/h ou mais;
- 50 km/h – Esses radares são comuns e para ser multado é necessário estar a partir dos 58 km/h;
- 40 km/h – Existem muitas lombadas eletrônicas com radares e para receber a multa será preciso estar pelo menos a 48 km/h.
Muitos acham que o radar tem 10% de tolerância, alguns dizem até 20% de tolerância, porém na realidade é que tudo depende da velocidade trafegada e o desconto conforme resolução do CONTRAN. A partir disso, a dica é evitar e seguir a velocidade que for indicada, afinal os radares móveis estão presentes em vários locais.
A resolução do CONTRAN 396/11 diz o seguinte: Para limites de velocidade de até 100 Km/h, a velocidade considerada será 7 Km/h a menos que a medida. Ou seja, se o trecho tem máxima de 80km/h, então você pode trafegar até 87km/h sem problemas. Por outro lado, em pistas acima de 100km/h, a velocidade considerada será a velocidade de tráfego subtraída de 7%. Por exemplo, em uma rodovia que você esteja trafegando a 120km/h, será subtraído 8,4km/h. Isso lhe deixará uma medição de 111,6km/h o que lhe renderá uma multa se o limite for 110km/h.
Categoria: Legislação
bom dia!
fui multado por estar em uma velocidade “média” de 58 Km/h em uma via de máximo 50 km/h.
Gostaria de saber se eles tem que me enviar a velocidade máxima ou posso ser multado pela média, pois se eu mantive 58 km/k a média é 58,
Existem alguns radares de média, em alguns pontos. Se um radar funcionar por média, ele não tem como saber a máxima, pois estes radares medem o tempo levado para percorrer dois pontos. Se este tempo foi menor do que o da velocidade máxima permitida, você extrapolou a máxima.
Passei por uma lombada eletrônica onde a velocidade máxima era 40km e registrou que eu passei a 41km, nessa situação provavelmente não serei multado?
Provavelmente não.
Se a velocidade máxima é de 70km e a pessoa passa no máximo 73km, leva multa?
Da sua velocidade, segundo a resolução, é diminuído 7km/h.
Não fui multado mesmo, obrigado pela orientação.
Disponha.
Fui multado por passar a 53km/h em um radar de 50 km/H isso está certo o limite não seria 55 km/H ???
No texto está explicando direitinho a situação, Silvio.
Possivelmente, você passou a 60km/h e a velocidade considerada foi de 53kmh.
Fui multada por avançar o sinal vermelho ás 21:58:48 na fiscalização eletrônica. Posso alegar a faixa de imprecisão do horário, uma vez que o relógio do carro marcava 22:00? Existe algum julgamento neste sentido? Pois entendo que se há tolerância para excesso de limite de velocidade também deve haver para o horário. Pode me ajudar?
Radar de 70 passei de 74 tomei multa?
Se tiver sido esta a medição do aparelho, não, pois está dentro dos limites estabelecidos.
Roberto –
Qual a diferença entre medição realizada e valor considerado? qual é levado em consideração para multa?
Realizado é o que de fato foi medido, considerado é o valor atualizado considerando as tolerâncias e que será considerado para efeitos de multas.
Boa tarde, no radar de 80 passei a 88 e foi considerado 81… nesse caso não tem oque fazer?
Passei no radar de 50km a 64km,,, vou receber multa?
Sim.
Passei por um radar móvel q mediu 88 km/h
Onde a máxima era 80.
Vi duas situações no texto acima.Uma em que 80, o limite seria permitido 88, outra onde desconta 7, caso em que me deixa numa velocidade de 81.
Cabe recurso no caso da multa?
Pela velocidade, não.
É a medição menos 7km.
Velocidade da rodoviária 80. Velocidade medida 91 considerada 84 vou levar multa.?
Sim… Estava acima do limite.
Rodovia Marechal Rondon, via a 110 e chegando ao km 536 Fui diminuindo para 80 já que a via pedia na placa, mas logo próximo a placa visualizei um Radar Laser Tecnology (estava quase em cima da placa). Não seria uma pegadinha?
Boa tarde hoje passei em uma lombada que marcava velocidade 60
Eu passei marcou 64 será vou ser multado obrigado
Levei uma multa onde o limite era 80 e passei 88 consigo recorrer ?
Em uma lombada eletrônica de 40kmh, fui multado por passar a 41khm. Chegou a multa, vale a pena recorrer? Tenho chance se baseando nesse cálculo acima?