CRV x CRLV: Qual a diferença entre os documentos

Embora tenham as siglas parecidas, o CRV e o CLRV são documentos totalmente distintos. Cada um com sua função e obrigatoriedade. Mas você sabe qual a diferença entre CRV e CLRV?

Caso não consiga dizer a diferença, não se preocupe, pois no artigo de hoje te explicaremos tudo. As principais diferenças entre o CRV e o CLRV, os dois certificados veiculares do Brasil, conforme o artigo 121, do CTB.

Confira abaixo as principais diferenças entre CRV e CLRV:

O que é o CRV? (Certificado de Registro de Veículo)

O CRV é o documento emitido durante o primeiro emplacamento do seu veículo. Neste documento consta todas as características do seu carro. Caso você faça alguma modificação de característica de seu veículo, é ele que precisa ser alterado, isso inclui, preparação, molas, cores do carro e etc.

Todas essas mudanças precisam ser informadas ao DETRAN do seu estado, para que seja emitido um novo CRV. Este documento é de apresentação obrigatória na venda do seu carro. Essa é outra característica do CRV, além de informações do veículo, consta as informações do seu proprietário e é alterado a cada mudança de posse.

Assim que uma venda de veículo é efetuada, vai-se ao cartório, autentica-se firma do vendedor e comprador para que uma nova via do CRV seja emitida após o registro do novo proprietário. O prazo legal para este procedimento é de 30 dias.

O CRV é um documento cujo porte não é obrigatório. Sendo que este deve ser mantido em local seguro, pois como falamos acima, este documento é usado na transferência do carro. Além de servir para a alteração de endereço ou qualquer mudança nas características do veículo. A segunda via do CRV pode ser cara e trabalhosa.

Antigamente o CRV era conhecido como DUT (Documento Único de Transferência). Muitos ainda utilizam esta nomenclatura, mas desde que o sistema Renavam entrou em vigor, CRV, Certificado de Registro de Veículo é o padrão.

O que é CRLV? (Certificado de Registro e Licenciamento Veicular)

Já o CRLV, Certificado de Registro e Licenciamento Veicular é o documento que legaliza a circulação do seu carro nas ruas. Sendo conhecido popularmente por “verdinho”, este é o documento que fornecemos ao policial durante uma parada.

O CLRV é liberado após o pagamento de todas as taxas necessárias, e os valores de tributos estaduais e federais. Estamos falando do IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, as multas, taxa de renovação, licenciamento e o DPVAT.

Junto como CRLV é expedido o DPVAT, Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, o seguro obrigatório.

Demais taxas e envio do CRLV anual

Além destas taxas, o documento só é liberado após a quitação de todas as multas que constarem no carro. Sendo que o CLRV só pode ser pago a vista, no banco afiliado do DETRAN do seu estado.

Uma vez que você pagou todos os valores necessários, o CLRV é enviado pelos Correios até a sua casa. Sendo que este documento é de porte obrigatório, do licenciamento do ano em vigor. Andar com o licenciamento atrasado pode trazer sérios problemas para você. Desde multas até mesmo a apreensão do documento, ou até mesmo do veículo.

O pagamento pode ser feito de uma vez só, ou nas parcelas, de acordo com o DETRAN. Sendo um documento de renovação anual. Cujo vencimento varia de acordo com o final da placa do seu carro. Você pode conferir a tabela referente ao seu estado através do site do DETRAN onde o veículo está registrado. Saiba que existe algumas diferenças quanto a mês ao mudarmos de estado.

Agora você já sabe qual a diferença entre CRV e CLRV. Mantenha esses documentos sempre atualizados e bem guardados, sendo que o CLRV é de porte obrigatório para os motoristas. Andar com o licenciamento atrasado pode te trazer grandes dores de cabeça.

Portanto, procure deixar o seu carro sempre em dia, para poder andar despreocupado. Uma vez que dívidas com o licenciamento é um dos fatores que mais gera a apreensão de veículos no Brasil.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *