O que são os retentores de comando?

Um vazamento de óleo no motor pode ser algo muito mais simples e fácil de se resolver do que à princípio parece. Um problema em um dos chamados retentores de comando de válvula pode ser a causa do vazamento, e a simples troca dessa pequena peça já resolverá o problema. Mas o que exatamente é essa peça? Como ela funciona e qual a sua função no motor do veículo? Quais problemas ela pode ocasionar?

Essas são dúvidas frequentes em quem é leigo no assunto da mecânica de automóveis, e saber pelo menos o básico pode ser importante para ajudar na hora do diagnóstico de um possível problema, sendo também interessante para ajudar o motorista a não ser enganado por um possível mecânico mais esperto, que queira trocar várias peças quando na verdade o problema está apenas nos retentores.

O que é um retentor?

Os retentores de comando de válvula são pequenas peças de borracha e metal, que tem como principal função vedar e reter óleos, graxas e qualquer outro tipo de fluído. Além disso, o retentor não permite que impurezas, como terra ou poeira, entrem no motor.

Retentores

Retentores de comando têm como função vedar e reter óleos, graxas e qualquer outro tipo de fluído

A manutenção destas peças não tem um tempo certo estabelecido ou que possa ser programado, devendo ser feita a partir observação visual e tátil. Assim que você perceber algum vazamento de óleo no veículo, é a hora certa de trocar o retentor. Por isso é importante que você sempre esteja atento aos retentores, pois eles não tem prazo de validade estipulados e podem apresentar defeitos a qualquer momento. Se houver sinal de vazamento, procure a origem e leve o veículo para a troca da peça com problemas.

Se os retentores instalados no virabrequim e no comando de válvula não estiverem em boas condições de uso, poderá ocorrer vazamento de óleo. A partir de uma pequena observação, como dito anteriormente, será possível identificar de onde vem o vazamento.

Já o retentor que fica na haste da válvula fará vazar óleo para dentro da câmara de combustão se ele não tiver em boas condições de uso. Nesse caso, não será possível ver o vazamento, já que ele será interno. A principal forma de identificar o problema, será observando o carro durante a sua primeira partida do dia. Caso saia uma fumaça branca no escapamento, é um sinal de que esse retentor pode estar apresentando desgastes, e o motor está, como consequência, queimando óleo junto com o combustível.

Possíveis Danos

Uma manutenção inadequada, sem a troca dos retentores de comando de válvulas quando necessária, pode ocasionar em alguns danos maiores à outras peças do seu veículo com o tempo. Além do vazamento, que seria a primeira e mais aparente consequência, um retentor que não esteja em bom estado de uso pode ocasionar problemas como um desgaste excessivo do disco de embreagem, entupimento do catalisador/conversor catalítico, aumentará o consumo de combustível , diminuirá da vida útil de velas e até a quebra da correia dentada.

Por isso, é extremamente importante estar atento a essa peça, que pode ser pequena e de fácil manutenção, mas que se for deixada de lado pode ocasionar em vazamentos de óleos, e posteriormente, até em problemas mais graves.

Os retentores são peças de baixo custo. Pode-se acha-las por cerca de R$15,00 ou até menos. No vídeo abaixo, vê-se a troca do Retentor do Comando de Válvula no Gol 1.0 /8V Special 2002. Antes de colocar o retentor, aplique graxa ou vaselina na peça, e depois o insira no comando. Uma dica valiosa, citada no vídeo, é inserir o retentor velho na posição contrária, dando leves batidas para que eles fiquem presos. Não há a necessidade de passar cola ou qualquer outro tipo de material ao redor.

Categoria: Geral

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *