Como Estacionar um Carro?

Obter uma Carteira Nacional de Habilitação é algo, muitas vezes, difícil. É necessário conhecer bem a legislação, além de também ser um bom motorista na prática. E, mesmo quando tira-se a carteira, depois, pode-se ter dificuldade em realizar manobras e balizas devido à falta de conhecimento ou de prática. Ainda, o momento de estacionar pode ser igualmente difícil. Para estacionar um veículo corretamente e evitar obter multas, algo que ocorre quando o carro atrapalha o trânsito, deve-se saber realizar este movimento em situações que exigem balizas, ré ou até mesmo perpendicularmente.

Também, saber estacionar corretamente é algo necessário para não danificar o carro, ralando as calotas, subindo no meio-fio, dentre outras questões. Nas balizas, principalmente, é preciso ter cuidado, alinhando o veículo com o primeiro carro e, depois, acionando a ré e entrando na vaga devagar. Ademais, é preciso ter atenção nos pontos de referência e, em seguida, girar todo o volante no sentido contrário. Depois, é necessário colocar a primeira marcha e acelerar o veículo levemente, encaixando-o efetivamente.

Abaixo, confira mais sobre como estacionar o carro em outros situações e posições, além de entender quais são as infrações relacionadas a esta questão.

Estacionando um carro

Saber estacionar um carro é muito importante, para que o veículo não seja prejudicado, sofrendo danos, e para que ele também não atrapalhe o trânsito, recebendo multas. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, art. 181, inciso II, estacionar o veículo de 50 cm a 1 m afastado da guia da calçada é uma infração leve, que ocasiona 3 pontos na CNH. E, o inciso III, deste mesmo artigo, determina que caso o motorista estacione afastado da guia a mais de 1 m a infração é grave e credita-se 5 pontos na CNH. Ambas estas infrações ocasionam a remoção do veículo como medida administrativa.

Ainda, estacionar no acostamento sem motivos de força maior, como acidente, é uma uma infração leve que credita 3 pontos à CNH e também pode causar a remoção do veículo. E, se o motorista estacionar em esquinas, a menos de 5 m do alinhamento da via, configura-se a uma infração média que credita 4 pontos na CNH.

Saiba como estacionar o veículo corretamente.

Saiba como estacionar o veículo corretamente.

Ademais, também não é permitido estacionar em frente a garagens, em parada de ônibus, na contramão, sobre ciclovia e faixa destinada à pedestre, em fila dupla, em cruzamento, sobre viadutos, pontes ou túneis, na pista de rolamento das estradas, das rodovias, das vias de trânsito rápido e das vias dotadas de acostamento e em vaga reservada a idosos ou às pessoas com deficiência.

Logo, primeiramente, para instruir como estacionar um carro, deve-se mencionar que não pode-se fazê-lo nos locais e nas condições mencionadas acima, segundo o CTB. E, agora é preciso mencionar os aspectos práticos do ato do estacionamento, de acordo com as condições.

Após encontrar um local adequado para estacionar, seguindo as normas do CTB, identifique como deverá ser feito. Por exemplo, se irá necessitar de uma baliza ou mesmo utilizar a ré. Abaixo, confira todos as situações.

Baliza

Quando há uma vaga entre dois veículos, é preciso fazer uma baliza. E, apesar do que muitos pensam, fazer uma baliza não é impossível. É preciso ter calma e fazer os movimentos com muito cuidado, para não encostar em nenhum dos carros perto. Primeiro, dirija para frente e alinhe o seu veículo com o primeiro carro. Para começar a entrar na vaga, acione a marcha ré e gire o volante em direção à calçada.

Para facilitar e também se prevenir, deixe um pé no freio e tenha como referência o farol direito do carro de trás. Verifique a lateral para se certificar de que há espaço, antes de continuar com a baliza. Depois, vire todo o volante para o lado contrário e continue acionando a ré. Coloque a primeira marcha e vá para frente, centralizando o carro.

De ré

A ré será utilizada integralmente quando a vaga está completamente livre, sem quaisquer veículos a bloqueando. Dirija para frente da vaga, de dois a três metros, acione a marcha ré e gire o volante em direção ao meio-fio. Pise no acelerador e ajuste o carro a vaga, centralizando-o.

90º graus

Em alguns estacionamentos, como em locais pagos e shoppings, é preciso estacionar o carro perpendicularmente. É recomendado, nestas situações, entrar de ré, para que seja mais fácil de sair, depois.

Para estacionar, passe reto pela vaga e pare quando estiver na metade da vaga ao lado. Acione a ré e, depois, gire o volante em direção a vaga. Para ajustar, coloque na primeira marcha, acelere para frente e depois dê ré novamente.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *