Carro Não Pega ou Morre – Bomba de Combustível

A bomba de combustível é um componente muto importante para o veículo, visto que faz parte do sistema de alimentação do motor. A bomba transfere o combustível do tanque até os bicos injetores e carburadores, desempenhando uma importante função. Estas peças podem ser mecânicas ou elétricas. As mecânicas são usadas em veículos com carburadores, e as elétricas, nos que possuem injeção eletrônica.

Quando a bomba de combustível apresenta problemas de alimentação, não bombeado corretamente o combustível, o carro pode não pegar ou morrer constantemente, visto que este sistema deve estar em perfeitas condições. A bomba de combustível pode ter falhas devido a diversos motivos, como desgaste e problemas em cabos. Abaixo, confira mais sobre este assunta e entenda os demais problemas que podem ocasionar a situação do carro não pegando e morrendo.

Problemas na Bomba de Combustível

Como mencionado, a bomba de combustível é uma peça que está no sistema de alimentação do motor. Ou seja, ela alimenta o motor de combustível. A bomba atua transferindo o combustível do tanque para os bicos injetores. Esta transferência deve ser feita por meio de uma linha de combustível com a pressão mais alta do que a atmosférica constante e sem oscilações. E, esta pressão é determinada pela bomba, que fornece energia ao combustível.

Com a pressão constante, garante-se a quantidade de combustível que será medida e dosada pelo carburador ou ECU, dependendo do sistema, por meio do tempo de abertura da válvula do bico injetor. Logo, como pode-se perceber, a bomba de combustível é uma peça essencial para o funcionamento do veículo, visto que ela realiza a alimentação de combustível.

Entenda como funciona a bomba de combustível

A bomba de combustível comumente apresenta problemas quanto ao fluxo errado de combustível.

Assim, sem a bomba de combustível ou com esta peça apresentando falhas, o carro não irá funcionar corretamente. Comumente, quando a bomba está com avarias, o carro irá morrer ou não pegar, visto que o combustível não chegara nos bicos injetores e na câmera de combustão. Ainda, o problema de pressão baixa ou oscilando causa também dificuldade nas partidas.

Abaixo, iremos citar os principais problemas que podem acontecer na bomba de combustível e que ocasionam as complicações na partida.

Pressão de combustível baixa ou alta: Quanto a alimentação elétrica está incorreta, a pressão de combustível transmitida pode ser baixa ou alta demais. E, como mencionado, a pressão de combustível transmitida pela bomba de combustível deve ser ideal, para que o veículo funcione corretamente. Caso ela seja muito alta, o motor consome mais do que o normal.

E, se a pressão estiver muito baixa, o motor terá baixa potência e baixo consumo de combustível. Logo, como haverá pouca vazão de combustível, o motor terá dificuldade em ligar.

Baixa vazão: Quando o filtro de combustível está com defeito ou mal-instalado, a bomba de combustível terá pouca vazão do líquido, o que irá também ocasionar dificuldade na partida.

É importante mencionar que a bomba de combustível que estive funcionando corretamente deve fazer um pequeno ruído. Caso ela esteja com problemas, estará sem ruídos.

Quais outros possíveis problemas?

Outros possíveis problemas podem ocasionar o carro com dificuldade de dar partida ou morrendo, e eles devem ser estudados antes de trocar a bomba de combustível. Por exemplo, o dano pode ser com o sistema de ignição ou com o próprio motor em si. Para verificar se este é o motivo, realize uma ligação de um teste nas vela de ignição e nos cabos de vela.

Também, o problema pode estar na correia dentada, no filtro de combustível, que pode estar com defeito ou mau conectado, na falta de tensão para os injetores de combustível, na falta de sinal para os injetores. Ademais, um dos motivos pode ser um curto-circuito no injetor de combustível, que é um roubo de tensão dos outros injetores, fazendo com que nenhum funcione.

 

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *