Como diminuir seus gastos com combustível e economizar gasolina

Você usa bastante o seu automóvel e quando vai fazer as contas do mês vê que o gasto de gasolina acumula um valor imenso? Vamos te apresentar aqui 5 dicas que irão te ajudar a economizar combustível na hora que você estiver dirigindo o seu carro. Vamos conferir a primeira dica:

Pneus

Algo que talvez você não preste muita atenção, mas que é de suma importância quando falamos sobre economia de combustível, é conferir a saúde de seus pneus. A calibragem, o balanceamento das rodas e o alinhamento do pneu são imprescindíveis para uma maior economia. Andar com um pneu mal calibrado é o mesmo que andar em uma bicicleta com o pneu murcho, pois causa mais atrito e faz com que o carro necessite de um esforço maior, gastando mais energia e, consequentemente, mais combustível.

Faça uma calibragem a cada 15 dias, pelo menos, e lembre-se de seguir os padrões de calibragem da montadora. Leia o manual se preciso. Lembrando que as rodas devem estar sempre alinhadas também, para que elas possam girar com mais naturalidade.

Desligue o motor

Você já parou pra contar quanto tempo você fica totalmente parado no trânsito ou até mesmo em semáforos? O tempo somado é realmente muito grande. Agora outra pergunta: nesses momentos você deixa seu motor ligado? Se a resposta for sim, é muito provável que este seja um motivo para seu gasto com combustível ser bem alto. Por incrível que pareça, dar a partida no motor gasta menos do que ficar com ele ligado por mais de aproximadamente quinze segundos.

Se estiver esperando alguém ou em uma situação em que pode desligar o veículo sem comprometer a fluidez do trânsito ou a segurança de todos, convém desligar o carro.

Como economizar gasolina

Vá com calma

Além de evitar acidentes e aumentar sua segurança, desacelerar é uma boa estratégia para economizar. Ao passar da faixa dos 100 km/h, mesmo que seja um carro econômico, o gasto de combustível é cerca de 20% maior do que em velocidades mais baixas. Um dos motivos que contribuem para este consumo alto é a resistência do ar, que é maior quando a velocidade é muito alta.

Não somente a alta velocidade em si, mas a aceleração brusca, assim como a frenagem, exigem mais esforço do motor, fazendo assim com que se gaste combustível a mais do que se deveria. Por isso, o conselho é acelerar e frear com suavidade, deixando o veículo com velocidade constante e antecipando movimentos.

Retire o peso excessivo

Pode parecer muito óbvio, pois quanto mais pesado um carro for ou quanto mais peso carregar dentro do carro, mais força o automóvel fará para se movimentar. Contudo, muitas pessoas andam com um peso excessivo e desnecessário dentro do seu veículo.

Retire tudo aquilo que não irá ter utilidade no trajeto que você irá percorrer, como malas, bagageiros, e até mesmo o excesso de barro na superfície do automóvel, que gera um peso considerável. Mas lembre-se que os itens necessários devem permanecer, pela sua segurança, como estepe e demais ferramentas!

Troque de marcha corretamente

Andar em uma velocidade muito elevada com uma marcha lenta danifica não somente o motor, como também faz com que o carro gaste uma maior quantidade de combustível. O manual do automóvel traz as velocidades corretas para cada troca de marcha.

Caso você não queira ler o manual, pode confiar na experiência e apenas sintir o motor, pois ele “pede” para que você troque de marcha, assim você não estica tanto a marcha, preservando seu motor e gastando menos com combustível.

Existem muitas outras dicas para que você possa diminuir seus gastos mensais com combustível, mas julgamos que essas possam ser as mais importantes. Tenha sempre em mente que você deve regularmente fazer a manutenção do seu carro, para evitar qualquer tipo de problema, seja ele com combustível ou não.

Gostou do artigo? Então fique em nossa página pois temos inúmeros outros artigos sobre o mundo dos carros. Até a próxima!

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *