Como retirar os barulhos de grilo do carro?

Aquele barulho irritante, que aparece repentinamente e não para mais, incomodando cada vez mais as pessoas que estão no veículo, especialmente, por motivos óbvios, o dono do carro. Não é à toa que esses ruídos internos na cabine dos automóveis são popularmente conhecidos como “grilos”, por serem insistentes e difíceis de identificar a origem, quase como esses insetos, que costumam irritar muita gente com seu barulho durante noites intermináveis.

Normalmente, o que causa o ruído é de resolução mais simples, sendo o mais importante identificar corretamente a origem. Porém, às vezes, esses sons podem indicar um defeito mais sério, que se tiver seu conserto adiado pode ocasionar em problemas um pouco mais graves. Por isso, é importante atenção aos barulhos do seu carro, buscando uma solução sempre algo diferente for notado.

Origens

Os grilos podem ter as mais variadas origens, mas geralmente estão relacionados ao atrito entre materiais e peças, vibrações na alavanca do câmbio, fixação inadequada dos bancos, ou de componentes do motor e da suspensão.

Além disso, também podem ocorrer em decorrência de erros na montagem do veículo, ou mesmo peças que não estão funcionando adequadamente. Outra razão também pode ser a simples contração e dilatação de peças e componentes, devido à variação de temperatura.

Esses ruídos não têm necessariamente relação com o tempo de uso do veículo, e embora sejam mais comuns em carros mais velhos, devido ao maior desgaste, podem perfeitamente ocorrer em veículos novos. Automóveis que costumam andar por vias esburacadas ou não pavimentadas também estão mais expostos a estes tipos de problemas.

Carros blindados também podem ser bastante afetados pelos grilos. Falhas no acabamento da instalação da blindagem podem ocasionar os ruídos, já que toda a estrutura é desmontada no processo, e um parafuso mal colocado já pode gerar os barulhos.

Entretanto, os ruídos podem indicar problemas mais graves. Assovios durante a frenagem, por exemplo, podem indicar que a troca das pastilhas de freio é necessária, ou o chamado “motor batendo” pode estar relacionado à uma falha nos cilindros. Problemas na embreagem e na suspensão também podem ser responsáveis pelo aparecimento de grilos em seu carro.

O que fazer?

Tira Grilos

Veja como eliminar barulhos e ruídos do seu automóvel.

Como dito, disfarçar o ruído aumentando o volume do som do carro não vai ajudar a resolver o problema. A melhor solução é ir atrás de ajuda especializada, procurando por oficinas específicas para eliminação dos ruídos de automóveis, as chamadas “tira grilos”.

Ao levar seu veículo a uma destas oficinas, o funcionário dará uma volta com o carro, para identificar a origem do barulho e poder então resolver o problema. Além disso, há máquinas capazes de ajudar na localização das causas do ruído. Um exemplo é o baroscópio, que faz uma inspeção visual, para ver o que está fora do lugar, e do chassi ear, que potencializa o barulho para auxiliar na identificação de seu ponto de origem.

Os preços e o tempo de reparo variam muito, e dependem do que está causando o ruído. O conserto pode durar de uma hora a até três dias, e os custos variam entre R$ 60 e R$ 4500. Até por isso, é importante tentar resolver o mais rápido possível, para evitar que o problema agrave e custo de reparo aumente. Além disso, os preços cobrados para carros blindados também serão maiores.

A última dica é, como para qualquer oficina, pesquise bastante, em busca do melhor local para realizar os reparos. Busque informações com conhecidos e na internet, fazendo também cotações em diferentes locais. Além disso, sempre cobre por uma garantia para o serviço, e verifique se o mesmo foi realizado com sucesso.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *