O Que É Tuning?

Muito conhecido no universo dos apaixonados por carros, o tuning vai muito além das modificações no automóvel, sendo até mesmo uma cultura, muito relacionada ao estilo de vida de seus praticantes. Mas, o que exatamente é tuning? Muitas pessoas que não estão ligadas a esse universo dos chamados carros “envenenados” têm essa dúvida, não compreendendo exatamente o significado do termo.

Em uma tradução livre da palavra, tuning seria algo como afinação ou otimização. Aplicado ao mundo automobilístico, tuning é então a arte de modificar o carro, tornando-o mais bonito, seguro, e aumentando sua performance. Em outras palavras, transformando o veículo original, feito em série, em um carro único, totalmente personalizado.

Tuning

Com o tuning é possível personalizar o seu veículo, tornando-o único.

Essas modificações não estão restritas a um aspecto apenas dos carros, sendo aplicáveis em praticamente todos os componentes do automóvel. Qualquer parte de um veículo pode ser revista e melhorada, de forma a proporcionar um rendimento superior, que se adapte as necessidades de utilização do motorista. Além, é claro, da mudança visual, que torna o carro único, sem qualquer barreira ao motorista, que poderá, com certo investimento, literalmente fazer o carro dos seus sonhos. Ou seja, com o tuning, aplica-se ao automóvel um pouco da própria personalidade do seu dono.

Como já dito, o tuning é uma verdadeira cultura. São diversas as vertentes diferentes de preparação e modificação dos automóveis, como o motor (engine tuning), otimização eletrônica (chiptuning), preparação de chassis (chassis tuning), alterações de carroceria (customizing ou carstyling), car áudio, e mais recentemente o In-Car Enterteinment (ICE).

Áudio

Quem nunca viu um carro “tunado” passando, com aquele som extremamente alto que invade até mesmo seu próprio carro, abafando seu próprio som? A instalação de áudio personalizado, típica ação relacionada ao tuning de carros, pode envolver qualquer coisa, desde a atualização do rádio até a conexão com amplificadores. Nos dias de hoje, há inclusive eventos nos quais participantes competem para saber qual o melhor em potência sonora.

Afinação do motor

Outro ponto relacionado ao tuning de carros é a modificação do motor, processo que altera as características de funcionamento da motorização. Em um modelo típico existem vários elementos mecânicos e eletrônicos, tais como coletor de admissão, velas de ignição, fluxo de ar, etc.

Os motores modernos empregam o uso de injeção ECM para fornecer um melhor equilíbrio entre desempenho e emissões. Através do protocolo OBD, os aspectos controlados de modo eletrônico no motor podem ser modificados via processo conhecido como “mapeamento”. Mapeamento é realizado com alteração do software dentro do ECU (chip tuning, via modificação de firmware), ou, fornecimento de dados através de falsos plug-ins de hardware.

Além disso, componentes mecânicos também podem ser substituídos ou adicionados, como turbo compressor, ou um Kit Nitro, por exemplo, elevando a potência e velocidade do veículo.

Neste quesito, é extremamente importante ter muita atenção, escolhendo com muito cuidado a oficina onde as alterações do motor serão realizadas. Modificações erradas e mal executadas no motor podem trazer diversos efeitos negativos, com danos graves em diferentes componentes do motor.

Afinação de suspensão

Também é possível modificar molas, amortecedores e outros componentes. Molas mais curtas oferecem maior rigidez e um baixo centro de gravidade. Amortecedores de qualidade melhoram a dinâmica do peso nas curvas. Barras estabilizadoras otimizam a aderência dos pneus sobre a superfície e proporcionam melhor resposta na condução. Todos esses aspectos são muito importantes na segurança do veículo, principalmente por boa parte das modificações aumentarem consideravelmente a potência do motor.

Já nos veículos off-road, a ênfase deve alongar o curso da suspensão à instalação de pneus maiores, aumentando a distância ao solo para passar por cima de obstáculos e buracos curtos sem problemas, proporcionando maior amortecimento, com uma direção macia e confortável.

Visual externo

Uma das partes mais consideradas no tuning, e talvez aquela que mais expresse a personalidade do motorista é a de alterações na carroceria. Pinturas diferentes, adesivos, instalação de spoilers e aerofólios, mudanças no para-choque. Praticamente todos os itens que compõem a carroceria do carro podem ser alterados.

O ajuste do corpo envolve adicionar ou modificar spoiler, para melhorar o desempenho aerodinâmico. Para ajudar no desempenho, os componentes da carroçaria, como espelhos retrovisores, também podem ser substituídos por unidades mais leves.

Pneus resistentes

Os pneus têm grandes efeitos sobre o comportamento de um carro, devendo ser substituídos periodicamente. Selecionar a escolha correta representa uma maneira eficaz em termos de custos para personalizar qualquer automóvel.

As opções incluem pneus relacionados com condições de tempo e estrada, tamanhos, custos, aderência, durabilidade, resistência ao rolamento, manipulação e conforto.

Sem falar nas rodas de liga leve, que oferecem diversas variações de forma e cor que ajudam consideravelmente no visual do veículo.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *