Lâmpada Super Branca: H1, H3, H4, H7… É Igual Xenon? Como legalizar

Os apaixonados por carros estão sempre querendo dar uma cara nova ao seu veículo, sempre preocupados em deixar carro mais bonito e chamativo. Alguns gostam de mudar a cor ou colocar alguns detalhes na pintura, e muitos apostam nos acessórios para dar cara nova e estilo ao “carango”.

Mas antes de fazer qualquer modificação em seu carro é preciso saber se está de acordo com a lei. Algumas alterações nas características de fábrica do veículo devem ser mantidas. É o caso da lâmpada xenon, que não é permitida por lei, exceto nos carros que já vêm com a instalação de fábrica. Já falamos sobre isso aqui no blog: Kit Farol Xenon: é Legalizado?

Apesar de ser proibido, o kit xenon ainda vem sendo bastante utilizado em carros, mesmo não tendo saído de fábrica com as lâmpadas. Algumas pessoas se arriscam utilizando este acessório, que mal instalado pode ofuscar a visão do motorista que vem em direção oposta. Além disso, a multa para quem utiliza o kit xenon em carros com instalação para o farol comum não é nada leve, R$ 127,69 Multa Grave, o que gera menos 5 pontos na Carteira de motorista.

A Lâmpada Super Branca

Para quem deseja uma melhor luminosidade para seu veículo, e quer andar dentro da lei, a opção é a lâmpada super branca. Estas são legalizadas, desde que a alteração conste no documento do carro.

O primeiro passo é comprar as lâmpadas em um local de confiança e não é aconselhável comprar o acessório de mercado paralelo. As marcas nacionais mais conhecidas e que estão entre as melhores no Brasil são a Philips e a Osram. As lâmpadas devem estar em conformidade com as normas do INMETRO, a cor da luz emitida deve ser branca ou amarela, e as definições de temperatura e luminosidade devem estar de acordo com as resoluções 292 e 227 do CONTRAN.

O segundo passo é fazer a instalação em um local autorizado. A modificação de lâmpadas no carro deve ser feita por um profissional habilitado, pois uma instalação mal feita pode causar danos ao veículo, além de ofuscar a visão de outros motoristas.

Depois de comprar suas lâmpadas em um estabelecimento adequado, de acordo com as normas, e ter feito a instalação com um profissional, é preciso levar o carro para a vistoria para que seja feita a alteração do documento. Esta vistoria é feita pelo Detran e depois de regularizado, é emitido o Certificado de Segurança Veicular (CSV). Feito isso, você já pode circular com seu carro utilizando as lâmpadas super brancas de acordo com as determinações da lei.

Saiba como comprara e instalar lâmpadas super brancas no farol do carro

Saiba como comprara e instalar lâmpadas super brancas no farol do carro

Tipos de Lâmpadas Super Brancas

As lâmpadas super brancas devem ser compradas de acordo com a instalação elétrica do seu carro. As de um filamento, como H1, H3 e H7 têm potência de 55W, já as lâmpadas de dois filamentos como o H4 são de 55W para um filamento e 60W para o outro, na descrição dessas lâmpadas encontramos 55/60W. Quanto maior a potência, mais luminosidade o farol terá.

A temperatura da cor também é um fator que diferencia as lâmpadas. A cor de uma iluminação pode ser medida em K (Kelvin). A iluminação de uma lâmpada de farol pode ser considerada branca a partir de 3700K. As lâmpadas super branca estão em tordo de 4000K. Observe que o K não é a potência, é a temperatura da cor. Existe muita confusão no mercado, tem gente achando que uma lâmpada de 4000K é mais forte que uma de 3500K.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *