Polimento de farol é uma boa? Veja quando fazer

Os faróis do veículo funcionam como olhos, ou seja, de noite devem permitir que seja mais simples de enxergar. Normalmente o polimento de farol é indicado para a maioria dos carros, especialmente aos mais velhos que sofrem com ação do tempo e que a eficiência pode vir a ficar ruim com a lente dos faróis ofuscadas, sendo uma situação bem perigosa para os envolvidos.

Não é preciso ir muito longe para perceber que esse tipo de situação é complicado de lidar, pois pode facilitar o acontecimento de acidentes. Para conseguir mantê-los em bom estado de funcionamento, é indicado fazer o polimento de farol. Veja próximos tópicos que vão te auxiliara decidir o que fazer.

O que é o polimento de farol?

Com o passar do tempo o farol do veiculo vai tendo um tom amarelado em sua lente isso pode vir a acontecer por várias razões diferentes. Para facilitar o entendimento, é adequado mostrar as maneiras mais comuns, veja a seguir:

  • Tempo – Infelizmente nada vence o passar dos anos, portanto, quanto mais velho for o veículo, a chance de os faróis ficarem amarelos é maior. Normalmente depois de 5 ou 6 anos isso acontece, especialmente se o carro ficar muito tempo exposto ao sol.
  • Infiltração – Muitas vezes uma encostada em algum veículo, o desgaste natural gerando folgas entre os encaixes ou mesmo uma simples pedra, pode vir a trincar o farol. Daí para frente o processo de infiltração é iniciado e depois de um tempo é simples de perceber o tom amarelado.
  • Abrasividade – Trafegar por rodovias com minério, utilizar produtos químicos ou a simples falta de limpeza e manutenção também podem comprometer a lente do farol de seu carro.
polimento de farol

O polimento de farol melhora a estética e a segurança

O polimento de farol nada mais é do que uma profunda limpeza, ou seja, vai eliminar os riscos superficiais e dará um aspecto de novo. É feito com produtos adequados e pode ser feito sempre que desejar, portanto, não existe nenhum tempo prévio.

Quando fazer o polimento?

Não existe uma data prévia e isso pode acontecer depois de 5 anos ou até com 1 ano, dessa forma não existe nenhum tipo de regra. Normalmente o indicativo é se o farol estiver amarelo ou mesmo com algum tipo de infiltração nos faróis. A inspeção visual é determinante para optar ou não pelo polimento.

Lembre-se que manter os faróis sem a devida manutenção prejudica a visibilidade principalmente quando mais precisar deles, luz estará ofuscada, aumentando os riscos do motorista e seus passageiro, já que não fará com que as pessoas não enxerguem possíveis obstáculos.

Já a infiltração, pode fazer com que as lâmpadas sejam queimadas com grande frequência, algo que é passível, inclusive, de multa. Nesses casos, o polimento de farol, embora indicado para reparar a lente, pode não ser suficiente para resolver o problema, que deverá também eliminar as infiltrações existentes.

Por fim, mas não menos importante, é preciso em alguns casos fazer uma substituição do farol que estiver com problema. Em alguns casos, apenas um leve polimento de farol já vai resolver o problema, deixando tudo muito melhor.

Como fazer

Para conseguir fazer um bom polimento de farol é possível deixar todo o processo nas suas mãos ou contratar um profissional. Se você quiser fazer, siga os passos abaixo conforme indicado.Lembre-se de testar em uma pequena área antes de dar continuidade a todo o processo.

Você vai precisar de:

  • Dois baldes com água;
  • Estopa;
  • Massa para polimento;
  • Um pano macio seco;
  • Uma Lixa d’água com a espessura mais fina.

Limpe os faróis antes de tudo. Para isso é preciso molhar a lixa na água e ir fazendo movimentos circulares. Em seguida, o resíduo do verniz que protege o farol sairá em formato de uma espécie de caldo branco.

Basta aplicar a massa de polimento com a estopa e ir fazendo movimentos em formato de círculos. O ideal é fazer isso até o mesmo ficar com aspecto de novo. Passe um pano limpo e seco para tirar o excesso, porém se você quiser é possível ter tudo isso numa oficina especializada.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *