O que é canister? Quais os problemas da válvula

É do conhecimento de todos que os carros podem possuir vários problemas, especialmente aquelas peças do conjunto mecânico. Um veículo é criado para ter todo um sistema interdependente dentro de si e esse tipo de situação é preocupante. A válvula canister pode ser efetiva, porém se der problema, terminará te fazendo ir até uma oficina e gastar muito dinheiro.

A principal questão aqui é entender como a válvula funciona e conseguir fazer a identificação de quando os problemas aparecem. É justamente esse tipo de atitude que te auxiliará a conseguir perceber o defeito com antecedência, pois será o principal.

O que é a válvula canister?

Trata-se de um reservatório de carvão que é responsável por fazer o armazenamento dos gases de combustível. Os mesmos podem evaporar do tanque e dessa forma, o motor passa a funcionar essa válvula canister é acionada. O módulo eletrônico é o que fará o controle da própria injeção, ou seja, para que esse motor queime todos esses gases. Obviamente que estará relacionado aos gases de combustível armazenados, portanto, é algo primordial.

Quando a válvula canister é defeituosa pode conseguir levar o sistema de injeção a trabalhar em estado de emergência. Alguns veículos da Volkswagen, por exemplo, não irão utilizar a luz da anomalia da injeção mostrada no painel, porém isso é perigoso.

Uma vez que o condutor não saberá desse problema, ou insiste em continuar trafegando normalmente com esse veículo acabará por acarretar alguns problemas descritos abaixo:

Valvula Canister

Valvula Canister

Problemas mais comuns relacionados ao Canister

Conforme é do conhecimento de todos, alguns problemas são comuns e devem ser evitados, porque podem te fazer gastar muito dinheiro. É preciso citar que as vezes um pequeno defeito pode desencadear algo muito maior, o que é sempre perigoso.

Para conseguir superar esse tipo de adversidade é preciso mostrar alguns pontos cruciais e que vão auxiliar as partes a não enfrentar problemas. Confira a seguir os pontos que merecem atenção, porque isso será de grande valia para todos, veja:

Causa um defeito no sistema de injeção eletrônica, ou seja, no longo prazo pode fazer com que o motor precise ser retificado;

Em alguns veículos a válvula canister pode ficar montada próximo do para-lama e é escondida pela proteção do barro. Uma colisão pode afetar essa válvula e aí ninguém irá perceber, portanto, irá causar vários tipos de problemas.

O canister atua no controle do fluxo de gases acumulados no local, porém os mesmos devem ser reabsorvidos do tanque e entrará novamente no sistema de combustível. Caso exista alguma obstrução no meio do caminho, é provável que esse tipo de sistema seja afetado, ou seja, é algo bem perigoso.

A válvula de purga do canister, como é conhecida, atua no controle do fluxo dos gases acumulados no canister que foram absorvidos do tanque, mas se ela obstruir ou travar aberta, a eficiência do sistema de emissão de poluentes será afetada, assim como a queima e consumo do carro.

Os problemas elétricos podem ser a origem alguns problemas bem complicados de se encontrar, por exemplo: erros na unidade de comando da injeção. Caso isso aconteça, fará com o sistema seja colocado em emergência e funcionará fora das condições normais a qual foi projetado a fim de evitar danos maiores.

Com defeitos na válvula canister, irá aumentar o consumo de combustível e o desempenho do motor também será prejudicado, gerando, inclusive, ruídos de motor batendo. Também existirá um forte cheiro de combustível, ou seja, é algo que vai merecer muita atenção por parte das pessoas.

Categoria: Manutenção
Comentários
  1. herlano sousa
    • Luiz
  2. Paulo
    • RENNAN SOBRAL
    • Marluzio
  3. Wilians
  4. CELSO GOMES DA SILVA
  5. natan
  6. [email protected]

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *