O que é canister? Quais os problemas da válvula
É do conhecimento de todos que os carros podem possuir vários problemas, especialmente aquelas peças do conjunto mecânico. Um veículo é criado para ter todo um sistema interdependente dentro de si e esse tipo de situação é preocupante. A válvula canister pode ser efetiva, porém se der problema, terminará te fazendo ir até uma oficina e gastar muito dinheiro.
A principal questão aqui é entender como a válvula funciona e conseguir fazer a identificação de quando os problemas aparecem. É justamente esse tipo de atitude que te auxiliará a conseguir perceber o defeito com antecedência, pois será o principal.
O que é a válvula canister?
Trata-se de um reservatório de carvão que é responsável por fazer o armazenamento dos gases de combustível. Os mesmos podem evaporar do tanque e dessa forma, o motor passa a funcionar essa válvula canister é acionada. O módulo eletrônico é o que fará o controle da própria injeção, ou seja, para que esse motor queime todos esses gases. Obviamente que estará relacionado aos gases de combustível armazenados, portanto, é algo primordial.
Quando a válvula canister é defeituosa pode conseguir levar o sistema de injeção a trabalhar em estado de emergência. Alguns veículos da Volkswagen, por exemplo, não irão utilizar a luz da anomalia da injeção mostrada no painel, porém isso é perigoso.
Uma vez que o condutor não saberá desse problema, ou insiste em continuar trafegando normalmente com esse veículo acabará por acarretar alguns problemas descritos abaixo:
Problemas mais comuns relacionados ao Canister
Conforme é do conhecimento de todos, alguns problemas são comuns e devem ser evitados, porque podem te fazer gastar muito dinheiro. É preciso citar que as vezes um pequeno defeito pode desencadear algo muito maior, o que é sempre perigoso.
Para conseguir superar esse tipo de adversidade é preciso mostrar alguns pontos cruciais e que vão auxiliar as partes a não enfrentar problemas. Confira a seguir os pontos que merecem atenção, porque isso será de grande valia para todos, veja:
Causa um defeito no sistema de injeção eletrônica, ou seja, no longo prazo pode fazer com que o motor precise ser retificado;
Em alguns veículos a válvula canister pode ficar montada próximo do para-lama e é escondida pela proteção do barro. Uma colisão pode afetar essa válvula e aí ninguém irá perceber, portanto, irá causar vários tipos de problemas.
O canister atua no controle do fluxo de gases acumulados no local, porém os mesmos devem ser reabsorvidos do tanque e entrará novamente no sistema de combustível. Caso exista alguma obstrução no meio do caminho, é provável que esse tipo de sistema seja afetado, ou seja, é algo bem perigoso.
A válvula de purga do canister, como é conhecida, atua no controle do fluxo dos gases acumulados no canister que foram absorvidos do tanque, mas se ela obstruir ou travar aberta, a eficiência do sistema de emissão de poluentes será afetada, assim como a queima e consumo do carro.
Os problemas elétricos podem ser a origem alguns problemas bem complicados de se encontrar, por exemplo: erros na unidade de comando da injeção. Caso isso aconteça, fará com o sistema seja colocado em emergência e funcionará fora das condições normais a qual foi projetado a fim de evitar danos maiores.
Com defeitos na válvula canister, irá aumentar o consumo de combustível e o desempenho do motor também será prejudicado, gerando, inclusive, ruídos de motor batendo. Também existirá um forte cheiro de combustível, ou seja, é algo que vai merecer muita atenção por parte das pessoas.
Categoria: Manutenção
o meu motor ao esquentar ou mesmo frio ele falha ja troquei tudo sensor de borboleta, sensor de marcha lenta, bico injetor, a valvula canister esta desligada. pergunta : o defeito do meu carro pode ser essa valvula?
Boa Noite, ja resolveu o problema do carro ? tenho dicas.
Tenho um Fox 1.6 8V 15/16 e o mesmo apresentou um problema, ao ligar o carro de manhã ele falhava um pouco, deligava e ligava novamente o problema desaparecia, até que passado uns dias a luz de injeção acendeu e não apagou mais, numa primeira verificação passando o aparelho foi constatado falha em um dos cilindros, fiz limpeza de bicos e troquei bobina, cabo de velas e velas, porém, no dia seguinte a luz acendeu novamente, levei ao mesmo mecânico e o mesmo aparelho constatou problema no catalisador, o carro está com 59.000 km e acho pouco provável que seja o catalisador. Será que pode ser a valvula canister?
O meu problema é exatamente o mesmo, inclusive na mesma quilometragem. Ainda não resolvi. Antes tbm estava desligando o carro, disseram que era bobina. Troquei e o problema, de desligar, resolveu. Mas este da partida, ainda não.
Boa noite. Estou com um problema parecido: Meu Fox 1.6 Flex 2015/2016 esta com o seguinte problema: Ao tentar realizar a primeira partida do dia é necessário 3 tentativas, sendo que na terceira vez que é quando pega ele inicia falhando mas depois fica normal. Meu mecânico passou o Scanner e foi identificado a valvula canister com problema. Amanha vamos tentar encontrar na minha cidade para realizar a troca e averiguar se isso vai resolver. Upei no youtube como é o problema: https://www.youtube.com/watch?v=eaRNBDgNXac
Bom dia estou com um problema no Ford Focus 2004, 2.0 automático. Já troquei válvula de canister e mesmo assim o tanque fica cheio de gases e o carro para, abro o tanque sai muitos gazes e aí ele anda mais um tempo.
Depois mais gases fazem o carro parar.
Oque faço
Tenho um Eco Sport 2.0, ano 2012.
O carro tem morrido em funcionamento e por ser automático, isto faz com que eu perca a direção e o controle dos freios.
A sinalização no painel está permanente, meu carro possui GNV, Geração 5, levei para regulagem e os mecânicos dizem ser a válvula Canister.
Isto procede!!!
boa tarde, o mecanico que esta mexendo no meu carro disse que a valvula canister esta com defeito com isso meu carro ficava morrendo sempre que esquentava…to na duvida se realmente troco a valvula ou nao… sera que tem algo a ver o carro morrendo ao esquentar com defeito na valvula canister ?
Bom dia,
Meu carro TOYOTA COROLLA motor 4E.
O mesmo está com problemas, ele teve problema de caixa de velocidade, superou-se e quando se montou deu um circuito no motor de partida, resolveu-se o problema de partida, e agora o motor não pega, ao dar a partida ele tenta pegar insistindo e tapando com a mão na entrada do colector, mas não pega.
Será que deve ser o problema da válvula de purga?