O que Faz um Veículo Ser Realmente Off-Road?

Tem sido cada vez mais comuns os lançamentos de versões esportivas ou “adventure” de modelos, por parte das montadoras, apresentando-os como ideais para trajetos fora da estrada e aventureiros. Porém, é importante saber que nem todos esses veículos podem ser considerados como off-roads de fato, já que a maior parte das modificações são apenas aparentes, que mudam o visual do carro, mas não fazem dele preparado para enfrentar terrenos mais difíceis.

Carros “fora da estrada” reunem diversas características que vão muito além do estilo. O mais importante, e que faz destes veículos verdadeiros off-roads, está muito além da aparência, já que eles devem ter diversas característica específicas para enfrentar percursos de difícil acesso.

O que significa?

off-road

Carros Off-road são especialmente preparados para enfrentar os terrenos mais difíceis.

Off-road significa fora da estrada, e é um termo inglês utilizado para designar atividades esportivas, praticadas em locais que não possuem estradas pavimentadas, calçadas ou qualquer estrutura urbana, ou mesmo caminho de fácil acesso. Ou seja, são atividades destinadas àqueles que gostam de aventura, e que buscam um contato maior com a natureza.

No meio automotivo, o termo é usado para veículos que são especialmente preparados para enfrentar essas condições adversas. Por isso, esses carros necessitam de dispositivos e componentes diferentes dos carros de rua normal, para que eles possam realmente passar por qualquer terreno.

Vamos ver agora alguns destes principais itens que compõem um veículo off-road:

Tração 4×2 e 4×4

Os diversos modelos de automóveis off-road possuem, basicamente, dois tipos de tração: 4×2 e 4×4. De maneira geral, carros 4×2 possuem tração nas duas rodas dianteiras, enquanto nos 4×4 há tração nas quatro rodas.

Há ainda uma subdivisão nos carros com tração nas quatro rodas. No 4×4 parcial, a tração das rodas traseiras pode ser ativada ou desativada. Já no 4×4 integral a tração de todas as rodas é constante.

A tração 4×4 oferece mais aderência dos pneus, o que faz com que o veículo não encontre dificuldades de trafegar por esses caminhos.

Suspensão

Ponto essencial nos modelos off-road, a suspensão reforçada proporciona maior estabilidade nos terrenos acidentados e maior conforto, diminuindo as vibrações, mesmo nas piores estradas.

Marcha reduzida

A marcha reduzida aumenta a impulsão do carro por meio do aumento da força do motor, facilitando o tráfego por atoleiros e a superação de outros obstáculos como subidas muito íngremes em terrenos derrapantes.

Mesmo que o carro esteja em baixa velocidade, a marcha reduzida acionada multiplica a força do motor.

Bloqueio diferencial

O diferencial é um sistema que permite que cada uma das rodas gire em velocidades diferentes. O bloqueio diferencial, como o próprio nome diz, é um sistema que bloqueia essa função, fazendo com que as rodas girem no mesmo sentido e velocidade.

Especialmente útil no caso de atolamento, a roda que está em contato com o solo consegue movimentá-lo até que a roda que está atolada ganhe aderência.

Nos off-roads urbanos, o bloqueio diferencial é conhecido como locker e deve ser acionado quando o carro circula por terrenos deslizantes. Quando esse sistema é acionado, há o bloqueio eletromagnético do diferencial, o que faz com que as duas rodas dianteiras girem juntas e movam o veículo apoiado na roda que está em contato com o solo.

Pneus

Os pneus off-road possuem características reforçadas, além de serem maiores e mais largos. Eles promovem grande aderência ao solo e proporcionam um ótimo desempenho do veículo nos solos acidentados.

Categoria: Geral

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