Quais os tipos de moto? Como identificar cada uma

Saber escolher qual a melhor moto pode ser uma tarefa muito difícil. Em especial por dois fatores: O primeiro deles é que é um pouco complicado entender sobre mecânica entre as várias marcas se você não é do meio. Cada marca possui suas particularidades, tipos de peça, consumo e custo beneficio a se avaliar.

O segundo ponto que dificulta na hora da escolha é entender qual a melhor categoria de moto, quela que vai se adaptar a sua necessidade. O que depende extremamente das funções que você necessita que sei veículo desempenhe.

Veja agora as principais diferenças entre os modelos mais procurando no mercado, atualmente:

Scooter

O modelo Scooter consiste em um modelo mais básico de moto, muito simples e pouco potente. Ideal para pessoas que desejam um veículo para andar dentro da cidade.

Algumas motos do modelo Scooter possuem altas cilindradas, entretanto, em sua maioria, são motos de cilindradas menores. Elas não possuem embreagem e pedal de câmbio.

As motos deste modelo fazem com que o motociclista fique sentado ao invés de montado.

Exemplos: Honda Lead, Suzuki Burgman, Dafra Smart

Cub

O modelo Cub consiste em uma categoria intermediária entre uma moto street e um moto scooter.

Este tipo de veículo possui um câmbio semiautomático o que dispensa a manete da embreagem. As trocas de marcha ficam apenas no pé do piloto.

Exemplos: Honda Biz, Yamaha Neo, Yamaha Crypton

Street

O modelo street é o mais utilizado por pessoas que fazem da moto o seu veículo para trabalhos como entregas de encomendas ou moto- táxi.

A moto atende grandes ou pequenos centros urbanos, é muito econômica em relação a um carro. São categorias que variam entre 125cc e 150cc. O câmbio e embreagem fazem parte deste tipo de moto.

É possível acoplar ao veículo um “baú” onde é possível carregar vários objetos sem que, para isso, a estrutura da moto seja mudada.

Exemplos: Honda CG, Yamaha Fazer, Dafra Next

tipos de motos

Alguns exemplos de motocicletas e seus modelos

Trail

Também utilizado em grandes ou pequenos centros urbanos, estes tipos de moto são para aqueles que gostam de veículos mais altos, pois sua suspensão fica mais longe do chão, a moto então pode enfrentar melhor pisos irregulares.

A pilotagem é semelhante a de uma moto street, podendo apresentar de 125 a 150 cc.

Também é um modelo utilizado por pessoas que precisam passar por estradas rurais, porém, não pode ser confundido com um modelo de trilha.

Exemplos: Honda XRE, Yamaha XTZ Tenere, BMW F800 GS

Custom

Este tipo de moto são para aquelas pessoas que gostam de estilo e exuberância em um veículo. O principal nome deste modelo é a Harley- Davidson.

Este tipo de modelo possui bastante torque, mas ficam sempre muito perto do chão. Porém, esta moto oferece o máximo de conforto a um piloto. Os motores destes tipos de moto podem ter cilindradas mais altas, que podem começar desde 125cc, mas ultrapassam facilmente 1000cc.

Exemplos: Honda Shadow, Yamaha Virago, Suzuki Intruder, Harley Davidson

Esportivas

As motos esportivas são o desejo da maioria dos motoqueiros. Possuem alto desempenho e velocidades que podem ir muito além de 150 Km/h.

A principal característica deste tipo de moto é a presença de carenagem, o que permite que ela tenha um melhor desempenho aerodinâmico. As pedaleiras fazer com que o piloto fique bastante inclinado em cima do veículo o que gera grande desempenho aerodinâmico e na pilotagem.

São as motos utilizadas em corridas do tipo Moto GP.

Exemplos: Kawasaki Ninja, Honda CBR, Kasinski Comet GT

Naked

Este modelo consiste em estilo de moto mais esportivo, porém, a moto tem ausência de carenagem. As pedaleiras ficam posicionadas de forma diferente das outras motos como Street e Trail, pois ficam recuadas.

O motor deste tipo de moto é um pouco mais agressivo, pois são motos que já não apresentam baixa cilindrada, se limitando a médias e altas cilindradas, que podem chegar a 1000 cc ou ultrapassar. Transformando esta máquina em um modelo de transporte muito potente, dando satisfação e prazer aos seus pilotos.

Exemplos: Honda CB Hornet, Triumhp Street Triple, BMW F 800 R

Touring

Este estilo de moto possui também possui altas cilindradas, mas ao contrário do conceito esportivo, elas oferecem mais conforto aos passageiros. O banco é único divido em dois níveis o que dá melhor acomodação ao piloto.

Alguns modelos possuem baús laterais, o que proporciona aos viajantes a sensação de segurança e bem estar. Estes tipos de motos são muito modernas e possuem tecnologias que os outros modelos podem ainda não terem desenvolvido.

Exemplos: Harley Davidson Touring, Honda Goldwing, BMW K

Trial

São motos exclusivas para a pratica de esportes, não possuindo bancos, permitindo assim que o piloto fique em pé a todo o tempo. Esses modelos possuem baixa cilindrada e muito torque.

Não são permitidas em zonas urbanas como veículos de transporte.

Exemplos: Gas Gas, Sherco, Scopa

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *