Capacetes são obrigatórios? Quais as opções?

No que se trata dos automóveis, é muito importante que todos utilizem as medidas de segurança necessárias. Em relação às motos, são diversas as leis que determinam como os motociclistas devem se comportar e quais equipamentos devem ser utilizados. Estas leis servem para assegurar que o indivíduo permaneça em segurança. Segundo o Senado, nos casos de acidentes com motos, comparados aos de carro, a probabilidade de falecimento do piloto aumenta 20 vezes. Ainda, se a pessoa não estiver usando capacete, as chances aumentam 60 vezes.

Na compra dos capacetes para as motos, é muito importante que se tente escolher o melhor equipamento, visando a segurança de quem o irá usar. Para que esta opção seja feita, deve-se observar quais são as determinações da lei, acatando-as, e também analisar dentre os modelos existentes no mercado, o que mais lhe trará benefícios, em relação ao material, revestimento, etc. Abaixo, iremos falar mais sobre como escolher o melhor capacete, confira.

O que diz a Lei sobre capacetes?

Para escolher o melhor capacete, primeiro é necessário entender e analisar quais são as determinações da legislação de trânsito. Estas leis são elaboradas visando a segurança do piloto, depois de diversos testes de segurança. Logo, o melhor capacete é o que cumpre todos os artigos da Resolução nº 453 de 26/09/2013 do Contran. Após se certificar se os capacetes cumprem as determinações, pode-se escolher entre os modelos. Leia a resolução abaixo.

Art. 1º É obrigatório, para circular na vias publicas, o uso de capacete moto-ciclístico pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado, devidamente afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior.

§ 1º O capacete moto-ciclístico deve estar certificado por organismo acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), de acordo com regulamento de avaliação da conformidade por ele aprovado. (Redação do parágrafo dada pela Resolução CONTRAN Nº 680 DE 25/07/2017).

§ 2º Capacetes com numeração superior a 64 estão dispensados da certificação compulsória quando adquiridos por pessoa física no exterior. (Parágrafo acrescentado pela Resolução CONTRAN Nº 680 DE 25/07/2017).

Art. 2º Para fiscalização do cumprimento desta Resolução, as autoridades de trânsito ou seus agentes devem observar:

I – Se o capacete moto-ciclístico utilizado é certificado pelo INMETRO;

II – Se o capacete moto-ciclístico está devidamente afixado à cabeça;

III – A aposição de dispositivo retrorrefletivo de segurança nas partes laterais e traseira do capacete moto-ciclístico, conforme especificado no item I do Anexo;

IV – A existência do selo de identificação da conformidade do INMETRO, ou etiqueta interna com a logomarca do INMETRO, especificada na norma NBR7471, podendo esta ser afixada no sistema de retenção;

V – O estado geral do capacete, buscando avarias ou danos que identifiquem a sua inadequação para o uso;

Parágrafo único. Os requisitos descritos nos incisos III e IV deste artigo aplicam-se aos capacetes fabricados a partir de 1º de agosto de 2007.

Art. 3º O condutor e o passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado, para circular na via pública, deverão utilizar capacete com viseira, ou na ausência desta, óculos de proteção, em boas condições de uso.

[…]

§ 4º No período noturno, é obrigatório o uso de viseira no padrão cristal.

§ 5º É proibida a aposição de película na viseira do capacete e nos óculos de proteção.

Qual o melhor capacete?

Modelos e marcas

No que se trata de marcas e modelos, após ter se certificado de que todos os capacetes cumprem as determinações do Contran, é preciso analisar as suas preferências e também a qualidade do produto. Alguns dos capacetes são ainda mais bem equipados do que determina a legislação, e estes são os ideais.

Capacete Integral: Os capacetes regulamentados no Brasil são os integrais, misto, modulares e os abertos. Entre estes modelos, o mais recomendado é o integral, que é todo fechado. A viseira cobre apenas os olhos, e o restante do capacete protege a mandíbula, cima e lateral da cabeça.

Porém, como os capacetes integrais são totalmente fechados, o ideal é que também tenham local para ventilação de ar e o forro removível. Neste estilo, os melhores modelos são Shoei Neotec Matt, Norisk FF391 e Zeus 3000a.

Conheça os capacetes Shoei Neotec Matt.

O Shoei Neotec Matt é um modelo recomendado de capacetes integrais, caso esteja procurando uma opção totalmente fechada.

Capacetes Modulares: Os capacetes modulares são aqueles que possuem a viseira acoplada a queixeira, a parte de sustentação debaixo. Os modelos mais atuais não permitem somente que a viseira seja levantada, mas que também sejam usados como capacetes três quartos. Eles podem possuem as partes com bastante articulação.

Os capacetes modulares permitem que o indivíduos se sinta mais confortável em dias mais quentes, promovendo mais ventilação. Os modelos mais populares são o Capacete Agv Ax-8 e Fox V1 Race.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *