Vale a pena abastecer em posto sem bandeira?

Em um passado não muito distante, era necessário conhecer e optar sempre por serviços que sejam de marcas conhecidas. Isso faz com que o fato de abastecer em posto sem bandeira antigamente fosse algo não indicado para as pessoas fazerem.

O principal é entender que os tempos mudaram e, atualmente, é preciso olhar confiabilidade e qualidade, comparando sempre com o quesito preço. Essa é a questão principal e fará com que seja mais simples de conseguir os objetivos que são necessários a todos. Você acha que vale a pena abastecer em posto sem bandeira? O texto irá mostrar se é real ou não.

É arriscado abastecer em posto sem bandeira?

Antes de mais nada, é adequado mostrar um tipo de informação que será primordial para as pessoas envolvidas em tudo isso. Trata-se do fato de o posto sem bandeira também é conhecido em alguns locais do Brasil, com o nome de “bandeira branca”.

Isso indica que são postos sem carregar nenhuma marca conhecida, por exemplo: Ale, Ipiranga, Petrobras e a Shell. Esses postos sem bandeira quase sempre adquiram os seus combustíveis de qualquer tipo de refinaria ou distribuidor, sem contrato fixo com as grandes marcas. No passado era mais complicado, porque quase sempre estes valores mais baixos traziam como consequência, a adulteração de combustível.

Quando um dono de posto de combustível faz um contrato com uma distribuidora, ele está amarrado a ela d várias formas. Em primeiro lugar, não poderá comprar de outras distribuidoras, por isso terá que sempre pagar o preço que a bandeira exigir pelo combustível. Junto a isso, o contrato costuma ser tão amarrado, que o dono do posto fica limitado a oferecer serviços e personalizar o seu posto de combustível para agradar os clientes.

Manter um posto sem bandeira, embora possa gerar desconfiança, traz a todos uma vantagem bem importante para as pessoas envolvidas, comerciantes e clientes. Para abastecer em posto sem bandeira é necessário conhecer esse quadro e aproveitar as oportunidades contidas em tudo isso.

abastecer em posto sem bandeira

O que é um posto sem bandeira? Quais as chances de adulteração?

Embora ainda possa ser um pouco arriscado mais arriscado haver uma adulteração em postos de bandeira branca, ela não é muito maior do que um posto das marcas conhecidas. Hoje a história é bem diferente.

O contexto atual mudou e para melhor, porque a ANP está permitindo que exista um controle maior em cima disso. Os combustíveis estão sendo testados e atualmente não é tão complicado de encontrar combustíveis de boa qualidade em qualquer posto. Mesmo assim, alguns postos podem vir a ter adulterações, porém isso é algo inerente a maioria dos postos.

Porque o posto prefere ter a bandeira branca?

Grande parte das redes de distribuidoras dos derivados de petróleo estão exigindo muito dos seus postos. Os mesmos, sabendo disso, estão optando por um caminho diferenciado pela liberdade de escolhas, ou seja, tornando-se sem bandeira. Obviamente que essa informação não significa que os postos são sem qualidade, porque as empresas sabem que a ANP irá sempre fazer a fiscalização.

Imagine a situação em que você abastece em um posto há anos e o mesmo é de alguma bandeira famosa. Se ao fim do contrato, o mesmo passar a mudar essa bandeira para outra desconhecida, isso fará com que a sua qualidade seja menor? Procure pensar nesse aspecto para escolher.

Lembre-se também que as informações circulam muito rapidamente nos dias de hoje. Qualquer posto, com ou sem bandeira que optarem por lesar o consumidor acabará recebendo denúncias e represálias rapidamente.

Abastecer com segurança em posto sem bandeira é simples, porém você precisa ficar ligado nas respostas que o seu motor dará. A dica é ficar de olho para saber se o carro “engasga” ou tem um consumo menor, porque isso dirá se aquele combustível é bom ou ruim. Para as motos é melhor ainda, porque as mesmas costumam não pegar se aquele tipo de combustível for ruim.

É normal estar indeciso entre um posto de bandeira famosa e outro desconhecida. Nestes casos, primeiro pesquise e, em seguida, ao optar pelo posto, exija nota fiscal do abastecimento, assim você tem uma comprovação caso o combustível gere algum dano a seu veículo.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *