Como Descobrir se o Carro já foi Batido?

Comprar carros semi-novos e usados é uma opção válida para quem quer comprar um veículo mais em conta e talvez até mesmo sem financia-lo. É irrefutável que o preço dos carros usados são menores, e, por isso, muitas pessoas conseguem paga-los a vista ou em menos parcelas. Porém, os carros usados, apesar de serem baratos, sujeitam o comprador a muitas situações que podem ser desagradáveis.

Isso porque os veículos estão mais gastos, podem apresentar problemas em peças e terem danos irreparáveis. Isso é comum com carros que sofreram acidentes, batidas e são sinistrados. Por isso, ao analisar um veículo para compra, procure um mecânico de confiança para analisa-lo, peça o laudo da seguradora e verifique se contém a observação “Sinistrado” no documento. Alguns outros aspectos também podem ser analisados, observe abaixo.

Como saber se o carro possui avarias?

Ao procurar um carro usado, os compradores dão preferência aos que sofreram menos danos, tem menos quilômetros rodados e que foram bem cuidados, obviamente. Isso porque os veículos, com o tempo, apresentam defeitos, como qualquer outro produto.

As peças costumam a ficar gastas, necessitando de trocas, o motor se torna mais fraco, o carro fica menos potente, dentre outros aspectos. E, os veículos que sofreram batidas e foram envolvidos em acidentes, podem ter sofrido danos que não são reparáveis ou são muito caros de serem consertados. As batidas deixam marcas nos carros, que desvalorizam-o na hora da revenda, algumas partes podem ter sido danificadas e não obtiveram o conserto necessário.

Por isso, é importante que o comprador fique atento ao documento do veículo. Caso ele tenha sofrido algum acidente, em que não tenha ocorrido perda total, e o dono tenha acionado o seguro, é obrigatório aparecer, na documentação, a observação de sinistrado. Porém, não é sempre que esta norma é seguida, por isso devemos ficar atentos a alguns sinais que pode indicar batidas.

avaliacao da lataria do carro

É preciso avaliar muito bem a compra de um seminovo

O que analisar na hora da compra?

Primeiro, peça sempre ao dono do carro ou vendedor para você dirigir o veículo. Quando o dano é muito perceptível, pode-se perceber barulhos quando o carro é ligado e também quando está em movimento. Fique atento ao som do motor iniciando, se é um ruído normal e contínuo, e também se o veículo demora a ligar.

Ao andar, veja se o carro responde bem a comandos, como o freio. É comum que carros que sofreram batidas tenham tido ou tem algum problema no freio e este seja o exato motivo que ocasionou o acidente. Ouça o ruído do motor e outros, principalmente quando passar por quebra-molas ou acelerar.

Leve o veículo para um mecânico de confiança e o peça para a analisa-lo. Se certifique de que todas as peças são originais, e, caso tenham sido trocadas, anote para perguntar ao vendedor o porquê. Isso é muito importante, pois assim saberá a história do carro, o que aconteceu com ele.

Veja se a lataria está sem danos, arranhões e amassados. Quando os veículos sofrem uma batida e amassa, geralmente são levados para oficinas para ou desamassarem ou trocarem a peça inteira. Por exemplo, a porta pode ser substituída. No caso de desamassarem, ficam ainda algumas imperfeições para trás, como ondulações. E, se a porta ou qualquer outra parte foi trocada, por exemplo, pode-se perceber a diferença dela para as demais.

Outro aspecto importante é a pintura do carro. As vezes, em caso de danos, os carros passam por uma nova pintura. Porém, essa característica será um pouco mais difícil de ser identificada, pois o trabalho pode ter sido tão bem feito que não deixa falhas ou detalhes.

O ideal é sempre perguntar ao vendedor e ao dono anterior o histórico do carro. É claro que muitas pessoas não irão contar todos os detalhes, e irão até mesmo omitir parte importantes, que podem ser decisivas na hora da compra.

Porém, pergunte, questione acerca dos detalhes que encontrou na vistoria com o mecânico e peça até mesmo um atestado da seguradora, caso o veículo tenha tido algum seguro.

Vale a pena comprar um carro que sofreu danos?

É importante lembrar que nem todos os veículos que sofreram batidas ou foram sinistrados são “ruins” para compra. Isso depende de carro para carro, e muitos aspectos interferem. Se o seu mecânico realmente é de confiança e disser que o carro está bem cuidado e com boa manutenção, confie na opinião do especialista.

Alguns carros que foram sinistrados foram submetidos a tantas mudanças de peças, repostas por peças novas, que ele fica até melhor do que um carro usado que não sofreu batidas, mas que foi mal cuidado pelo dono anterior. Por isso, analise a situação e não despreze o veículo devido a sua história.

O preço do carro será menor do que o mercado dos usados, por isso, é válido observar a proposta. Mas, se o veículo estiver muito danificado e apresentar muitas avarias, de forma alguma ele deve adquirido. Isso porque ele pode até mesmo bater o motor em poucos meses, logo após a compra.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *