Quanto Tempo Dura um Motor de Automóvel?
Uma dúvida muito comum entre muitos motoristas, principalmente aqueles que não são muitos familiarizados com a mecânica automotiva, está relacionada à vida útil de um motor. Afinal de contas, com tempo dura um motor? Qual é a quilometragem máxima?
A verdade é que não há uma resposta exata para essa questão. Isso ocorre porque existem uma séria de fatores que influenciam no tempo e na vida útil de um motor automotivo, como manutenção adequada, forma como se dirige, qual a frequência de utilização do carro, entre outros.
Logo, é possível que se rode muito com um carro, com um motor que dure muito tempo. Há inúmeros exemplos de carros antigos, com os motores originais, por aí, para provar que o tempo não é necessariamente um limitador na questão de vida útil de um motor. Além disso, é possível que se ultrapasse a marca dos um milhão de quilômetros rodados. Pode parecer um absurdo, mas tudo depende do cuidado que se tem com o veículo, aliado a um uso adequado.
Falando nisso, nós inclusive já mostramos, aqui no Portal Auto, que essa história de que não se deve em hipótese alguma comprar um veículo depois dos 100 mil quilômetros tem muito mais de mito do que verdade. Para ler mais, clique aqui.
Como aumentar a vida útil do seu veículo?
Como já destacado, são muitos os fatores com influência no tempo de duração do motor de um veículo. Os principais, estão ligados aquela peça muito importante, que fica atrás do volante: sim, o motorista. Assim, existem algumas ações suas que podem ajudar a aumentar a vida útil do seu motor, evitando problemas e fazendo você economizar inclusive dinheiro, com quebras e problemas indesejáveis.
A primeira dica tem relação direta com a forma como se dirige o veículo. Assim, acelere com suavidade, porque quanto mais você exigir de um motor, maior será o seu desgaste, e consequentemente, menor sua vida útil. Assim acelere de maneira progressiva, respeitando o giro adequado do motor, e evite aumentar muito a aceleração, caso você saiba que logo na sequência será obrigado a frear. Antecipe suas ações, de forma a forçar o menos possível seu motor.
Ainda ligado à isso, troque de marcha no momento certo, evitando esticar muito as marchas sem necessidade. Preste atenção na rotação do seu motor, utilizando sempre a marcha mais adequada para cada velocidade. Trabalhar bem seu câmbio ajuda a aumentar a vida útil do seu motor.
Outro ponto importantíssimo é realizar a manutenção adequadamente, de forma preventiva, fazendo todas as revisões no momento certo. Troque o óleo no tempo indicado pelo fabricante, além de também trocar velas, correias, filtros e demais componentes de acordo com a quilometragem ideal. Além disso, no primeiro sinal de que há algo errado, leve o veículo para uma mecânica, nunca deixe para depois, mantendo sempre todas as peças do seu carro em seu funcionamento ideal. Isso, além de aumentar a vida útil do motor, fará você economizar dinheiro, porque os gastos com reparo de uma quebra certamente superam o de uma manutenção adequada.
Também é necessário realizar a limpeza adequada, sempre que necessário. Evite realizar a limpeza você mesmo, caso não seja um especialista, pois alguns componentes não podem ser molhados, e você pode cometer um erro. Entretanto, isso não significa que você não deva levar seu carro a uma oficina ou lava-jato especializado com certa frequência, para lavar o seu motor.
Um motor muito sujo pode não funcionar adequadamente, pois essa sujeira pode não permitir um resfriamento adequado, fazendo com que o motor superaqueça, além de poder ressecar mangueiras, dutos, rolamentos, e outros componentes.
Por fim, a última dica essencial para aumentar a vida útil do seu motor é usar um combustível de qualidade. Um combustível adulterado pode afetar diretamente o funcionamento do veículo, danificando a bomba de combustível, entupindo bicos injetores e filtros, a até mesmo causando a corrosão de pistões e contaminação do óleo lubrificante. Portanto, apenas abasteça em postos de confiança.
Enfim, é muito difícil prever ou dar um valor exato para o tempo de duração de um motor, e, seguindo essas dicas acima citadas, sempre cuidando bem do seu veículo, é possível sim aumentar em muito a vida útil do seu motor.
Categoria: Manutenção
Por que que sempre que há a pergunta sobre a média de vida útil de um motor , vocês ficam com embromação. Todos nós sabemos , obviamente, que a manutenção preventiva é essencial para a durabilidade do motor. Mas a pergunta é : qual a média de quilometragem do motor de um veículo até que necessite de retifica ? Simples assim .
Não é simples assim.
Para uma média, é precisos dados estatísticos coletados em diversos locais, datas, condições, mecânicas, marcas e modelos que desconheço terem sido colhidos. Qualquer número será por chute.
Pouco tempo ficou famoso um Nissan que rodou um milhão de quilômetros. Já vi fiat abrir o bico com 100 mil. Se eu falar que a média é 400 mil km, não irá representar nenhum dos dois casos.
Não se preocupe com o motor desde que verifique regularmente o nível do óleo e da água de refrigeração e mude regularmente o óleo (mesmo que apenas a cada 30000km ou 24 meses!) e os filtros.
Um automóvel está desenhado para fazer 15 ooo km por ano durante 20 anos sem qualquer avaria nos órgãos principais (motor, caixa, transmissão, carroceria e chaparia) em 95% dos casos. Isso faz com que a grande maioria dos automóveis vá para a sucata muito antes de ter uma falha grave no motor (vai por acidente ou por desactualização no design).
Se um automóvel faz os 300 000 km para que está desenhado em poucos anos, este veículo quase novo em termos de aspecto ainda pode ser valioso para alguém que vai fazer apenas 5000km por ano.
Se é o caso, verificado que o trabalhar do motor é regular, não se ouve “tak tak tak”, não perde óleo (cuidado com os motores lavados), não deita fumo e não tem perda de água (que traduz queima da junta da colaça), não se iniba de compra-lo se o preço for na ordem dos 5% a 10% do preço de novo. Mas não se iluda com o aspecto pagando mais pois já passou a validade técnica do veículo.
Amigão a vida util de um motor de cg é de 100,000 km de um automovel é de 250,000 km de uma carreta é de 1000,000 de km e só tudo claro podendo variar. mais não é assimigual eles falan não a variação é pequena em geral so mudda quando é carro de racha de boy ou carro de entrega como aquelas fiorinos da vida !de resto a variação é pequena.
Reinaldo, sua resposta foi melhor que o artigo( Portal Auto espero entendam o puxão de orelha ). Precisamos um numero para basear nosso calculo, a partir dai colocamos os parâmetros, se o motorista só pega estrada duplicamos o km, se sempre atrasa a troca em 1000 km reduzir um terço ( exemplo fictício)
Eu tenho um celta 2006 com 236 mil rodados, ainda em bom estado porém já começando a apresentar carbonização das velas. Segundo o mecânico, já está chegando o “tempo do motor”. E depois disso já começo a acreditar realmente que 250 mil seja um tempo bom para isso. Se não tivesse rodado tanto, chegaria a quase seus 20 anos. Hahaha.
As respostas são verdadeiras, porém, têm sim, uma média de durabilidade para cada motor. O Fire, por exemplo, têm uma ótima durabilidade, podendo chegar a 400 ou até mesmo 500 mil km rodados, se bem cuidados. Assim como têm alguns motores por ai que abrem o bico bem mais cedo, com 100, 200 mil km rodados, como já vi.
Obrigada Reinaldo por responder, cansada de informações vazias, agente só quer uma base e vc nos deu. Mandou bem.
Pessoal, tenho um amigo que tem um gol 2007 1.0, o motor já está fumando, com kilometragem de 70.000, alguém pode me dizer se é normal. O qual ouso a dizer que um carro 1.0, aguenta uns 100.000km.
Não parece normal, Cicero.
Convém procurar assistência.
Nao é normal, pode ser o respiro, pode ser um retentor, pode ser oleo inapropriado com relaçao ao indicado no manual, pode ser que ele force muito o motor do carro ou pode ser carro com km adulterada!!
Bom dia eu tenho um filho 1.0 e ta com 150 mil km e tá um brinco o motor
Meu carro 1.0 ta com mais de 142mil km e ainda uso oleo indicado no manual… É só fazer as revisões preventivas e sempre que surgir um problema levar ao mecânico!!! Hoje em dia os carros são projetados para durar de 300.000 a 400.000 km para começar a acontecer os desgastes naturais que exigem uma retífica completa, claro que em condições normais de uso, igual consta no manual!!!
Eu tenho um peugeot hoggar 2011 com 205 mil km roda só na estrada esta todo original de motor ….. “Graças a Deus”
Em média um motor Fire aguenta de 150 a 250 infelizmente não passa disso se passar pode ter certeza que ele vai parar. um motor para chegar a essa altura da primeiera retifica e evidentemente que depende da manutenção e do motorista para isso ser válido. 2% dos motores alcança 300 mil sem retifica isso é quase impossível mas não é.
Com certeza um motor dura até acabar. Se você fazer as manutenções de acordo com o manual, possivelmente o motor durará um pouco mais. O ideal é que quando você perceber que o motor está chegando ao fim , levar a uma retífica ou comprar um outro carro, de preferência pouco rodado.
Quando surge a pergunta “quanto tempo dura um motor” o que realmente queremos saber e quanto tempo dura em condições corretas não se preocupando com o pé direito ou com óleo errado uso em estradas ou vias urbanas ex. tenho um carro uso gasolina, óleo que pede no manual, em estradas com condições boas, então com tudo correto quanto tempo duraria esse motor?
Valdivino de Souza – Campo Grande-MS………
…. Eu tenho um Azera 3.3 V6 2010/11.. 160.000 km Impecável. Não sei quanto deverá terminar sua vida útil, mas espero que seja, pelo menos 400.000 km pois até lá, não pretendo trocar….. Troco óleo e filtro cada 7.000 rodados… Uso Militec……. Hyundai não recomenda troca do Óleo da transmissão…… Troquei com 156.000 km.. Ainda estava quase limpo… Agora, está zerado…
Vamos lá tive um gol G6 1.0 que peguei com 7 mil rodados. Usei o carro por 9 anos maior parte do tempo em estradas. Troquei ele com 205 mil km rodados e o motor estava em ótimas condições. Lógico sempre troquei o óleo indicado no manual e no tempo correto. Peguei um Nissan Sentra 2.0 140cv cvt com 157 mil km pretendo rodar aí pelo menos até uns 250 mil dizem que esses Nissan dura muito vamos ver