Problemas com a Embreagem – Quais São os Mais Comuns? Como Resolver?

Um dos sistemas mais importantes dos veículos é de embreagem. A embreagem é um conjunto de peças que tem como função principal transmitir a força produzida no motor para a caixa de câmbio, se localizando entre estas duas peças. Ademais, este sistema também possibilita a partida do carro, filtrar as vibrações ocasionadas pelo motor e a troca de marcha. Porém, podem ocorrer diversos problemas nesta parte do veículo, assim nas demais. E, estas questões interferem no sistema de transmissão no geral.

Alguns dos problemas mais comuns são a embreagem deslizando, travando, com pedal rígido ou mesmo com ruído. E, eles ocorrem devido à diversos motivos, como desgaste nas peças menores do sistema. Para que a embreagem volte a atuar corretamente e proporcione o funcionamento geral do veículo, é preciso resolver e entender todos os problemas. Saiba mais sobre abaixo.

Problemas com a Embreagem

Como mencionamos, a embreagem é um sistema que proporciona o funcionamento do carro. O conjunto de peças transfere a força do motor para a caixa do câmbio, proporcionando o funcionamento do veículo. Também, por meio do desacoplamento, a embreagem ocasiona que a troca de marcha na caixa de câmbio seja feita de forma suave, minimizando o desgaste entre a caixa de câmbio e o motor.

A embreagem é constituída pelo disco, platô e rolamento, que funcionam em conjunto. Quando aciona-se o pedal da embreagem, à esquerda, o disco se desprende do volante, para que seja feita a mudança de marcha. Este movimento é realizado pelo platô, que alivia a pressão no disco quando é hora de realizar a troca da marcha.

Neste processo, interrompe-se a transmissão de força do motor para a caixa de câmbio, e a mudança de velocidade pode ser feita suavemente. Quando solta-se o pedal da embreagem, o platô exerce novamente a pressão no disco, o ligando novamente ao volante do motor.

Conheça o funcionamento da embreagem

Como pode-se ver acima, a embreagem é composta pelo disco, platô e rolamento.

Quando ocorrem problemas com a embreagem, todo o funcionamento do veículo é afetado, visto que este é um sistema essencial. É preciso ir até um mecânico e lhe mostrar o carro, caso tenha suspeitas acerca da embreagem do seu veículo. Abaixo, iremos falar mais sobre os problemas que podem ocorrer neste conjunto de peças, confira.

Embreagem deslizando

A má utilização da embreagem ocasiona o desgaste nas peças, principalmente no disco, que interliga o motor, a transmissão e o platô. Quando a embreagem é acionada de forma desnecessária, o disco se desgasta devido ao uso constante e inapropriado. Este desgaste impede que esta peça seja freada pelo platô, para que a energia deixe de ser enviada à caixa de marcha e a mudança de velocidade possa ocorrer.

Assim, nestas situações, quando o motorista pisa no pedal da embreagem, ele experiencia a sensação de deslizamento. Com o tempo, esta falha pode comprometer todas as outras peças. Logo, para solucionar este problema, é preciso trocar o disco ou todo o sistema de embreagem, de acordo com a necessidade.

Trava na embreagem

Quando o pedal da embreagem é pressionado, mas está não engata, significa que o sistema está sendo travado. Esta sensação é diferente do deslizamento pois, neste caso, a embreagem não é acionada de nenhuma forma. Comumente, a trava na embreagem é ocasionada pelo dano em alguma peça, como no rolamento ou disco, o que impede o funcionamento integral do sistema.

A peça que mais ocasiona a trava é o rolamento. Logo, pode-se trocar apenas ela ou mesmo toda a embreagem, caso esta falha tenha ocasionado um desgaste irreversível.

Pedal da embreagem rígido

Neste caso, a situação difere-se pois o pedal não é totalmente travado, como no caso anterior. Quando o motorista tenta acionar a embreagem, o pedal torna-se rígido, oferecendo certa resistência.

E, esta complicação é ocasionada, nos casos comuns, por danos no cabo da embreagem. Este componente pode estar desgastado ou sem lubrificação,  e é necessária apenas a sua reposição. Porém o pedal rígido também pode ser causado por danos no platô.

Ruídos na embreagem

Como quaisquer outros sistemas dos veículos, os carros apresentam certos ruídos quando estão com problemas. E, isso também ocorre com a embreagem. Geralmente, os ruídos são ocasionados por desgastes, que ocasionam o mau funcionamento e atrito das peças.

Nos casos em que o motorista estiver ouvindo um ruído excessivo vindo do sistema de embreagem, é preciso trocar todas as peças ou somente o rolamento. Isto depende da necessidade e de cada veículo.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *