Posso Abastecer o Carro com Álcool Normal de Supermercado?

Infelizmente, muitas pessoas passam por imprevistos, em que o combustível acaba em momentos inoportunos, como na hora de ir para o trabalho ou levar os filhos para a escola. Quando o carro utiliza gasolina ou diesel para abastecer, os motoristas não têm muitas escolha senão ir até um posto de combustível. Porém, muitos indivíduos que possuem veículos à álcool ou flex e ficam sem combustível, acabam utilizando álcool vendido em farmácias, supermercados, dentre outros locais comuns, para abastecerem seus carros em situações emergenciais. Porém, será que isto é prejudicial para os veículos?

Apesar de não ser indicado de ser fazer, utilizar o álcool normal no veículo faz ele funcionar. Porém, deve ser usado um álcool líquido, que tenha graduação de no mínimo 90º GL. E, também, esta deve ser uma alternativa para solucionar um problema a curto prazo. Por exemplo, para fazer o veículo funcionar até um posto de gasolina ou até chegar em casa, percorrendo apenas alguns quilômetros. Abaixo, saiba mais sobre os tipos de álcool.

Qual álcool posso utilizar no meu carro em emergências?

O etanol, derivado do etano, é um líquido incolor, volátil, inflamável, solúvel em água e que contém cerca de 35% de oxigênio em sua composição. O etanol pode ser produzido utilizando a cana-de-açúcar, milho, uva, beterraba e cereais, a partir da fermentação da sacarose. E, este líquido tão conhecido também pode ser chamado de álcool etílico.

Quando há a combustão de etanol, solta-se apenas calor, e a emissão de CO2 é muito baixa. Logo, este é um dos principais combustíveis utilizados atualmente e também o mais recomendado, no que se trata de minimização da poluição. Assim, atualmente, há no mercado muitos carros que utilizam o etanol como combustível.

Saiba qual álcool pode-se usar para abastecer o seu carro

Para abastecer o seu carro em emergências, pode-se utilizar apenas álcoois que possuam grau acima de 90.

Como o etanol pode também ser chamado de álcool, muitas pessoas pensam que este combustível é como qualquer outro álcool vendido em supermercados ou farmácias. Porém, isto não é verdade, pois o etanol possui uma graduação específica para que ocorra a combustão deste o veículo funcione.

Entretanto, mesmo que o etanol não seja igual ao álcool normal, é possível usar o segundo nos carros, em situações emergenciais, para que estes funcionem por pouco tempo. Porém, deve-se usar apenas álcoois que tenham, no mínimo, graduação 90º GL. O grau °Gay Lussac indica quantos mililitros de álcool têm em 100 mililitros de uma mistura hidro-alcoólica. As bebidas alcoólicas não podem ser utilizadas pois elas não possuem concentração de álcool suficiente para que o veículo funcione. No máximo, elas terão de 40% a 50% de álcool.

Ainda, é recomendado utilizar o álcool normal em seu veículo apenas por poucos quilômetros e em situações emergenciais. Por exemplo, não pode-se usar este tipo de líquido para percorrer distâncias longas, pois isto pode apresentar danos aos veículos. Use o álcool normal em seu carro apenas para chegar à um posto de combustível, residência ou algum outro local perto.

Ademais, segundo Rogério Gonçalves, diretor de combustíveis da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), não deve-se usar o álcool de limpeza nos carros, pois este possui uma porcentagem de graduação muita baixa, cerca de 54% GL, o que não é o suficiente para que o motor funcione.

O ideal é usar o álcool vendido nas farmácias, os chamados “álcoois puros”, que têm teor de 96,8 na escala °Gay Lussac. Este álcool, na verdade, é até mais puro do que o que é vendido nas bombas de combustíveis, visto que estes possuem 7% de percentual de água. Ou seja, 93°GL.

Todos os motoristas também devem estar cientes de que não é permitido ou recomendado, pois isto causaria danos ao veículo, utilizar o álcool em gel. Apenas use o álcool em gel para limpezas, ele não é deve ser utilizado em um veículo.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *