Pneu Remold: O barato sai caro? Vale a pena?

Sabemos que um conjunto novo de pneus pode ter aquele peso no bolso de todo mundo. Pneus novos costumam ser caros, e precisam ser trocados com uma certa frequência dependendo de quanto se roda com o carro. São itens de primeira necessidade e, para além das multas que pneus em mau estado podem gerar, são itens de segurança. Afinal, são eles responsáveis pelo atrito de todo veículo com solo.

Diante desse cenário, visando a economia em um nicho que, tradicionalmente é caro, surgiram os pneus remold, que são pneus usados, porém recapados em processo especial. Esses pneus tem a aparência de novos, mas na verdade são pneus antigos recondicionados.

Será que os pneus remold valem a pena? Confira abaixo:

O que é pneu remold?

Um pneu remold pode ser entendido como um pneu velho, que foi “recapado”. O processo consiste em refazer toda a estrutura externa de um pneu, cobrindo a estrutura anterior. É refeita a lateral, o ombro e a banda de rodagem do pneu.

Esse processo restaura os sulcos do pneu, dando a ele uma aparência de pneu novo. Porém, o pneu remold esconde as características do pneu original, que está por baixo. Sendo assim, você não sabe qual a marca, especificações nem estado do pneu original que foi utilizado na remanufatura do remold.

Vantagens e desvantagens do pneu remold

Os pneus remold tem uma vantagem e outras desvantagens, que precisam ser consideradas na hora da compra. Devido ao seu método de produção, um pneu remold possui o custo significativamente mais baixo do que pneus normais e isso é a única razão de se utilizar um pneu como este.

pneu

Dunlop é uma marca reconhecida e confiável, mas depois de gasto, este pneu pode virar um remold

Um pneu remold 185/60 R14, que é bastante comum, por exemplo, sai em média por R$ 100,00. Enquanto um pneu novo, com as mesmas especificações e marca boa, não sai por menos de R$ 200,00.

Porém, a grande desvantagem dos pneus remold é o quesito segurança. Uma vez que o pneu apresenta vários riscos para quem usa. A economia que conseguimos na compra pode acabar não compensando, diante de possíveis acidentes e riscos que os pneus oferecem para você e sua família. A qualidade e confiabilidade do pneu é baixíssima. Por fim, os pneus remold não oferecem conforto, já que a qualidade dos materiais é a mais baixa possível, a fim de conter os custos.

Entenda que o pneu remold é uma recapagem de um pneu usado. Os cordonéis de nylon já estão gastos, e o material utilizado no recapeamento nem sempre é da melhor qualidade. O que levanta questões acerca da segurança do pneu.

Além disso, eles se desgastam rápido, então a economia atual, na verdade, é uma enganação, pois você terá que comprar pneus mais vezes. Certamente, um pneu de uma marca conceituada irá durar muito mais que um remold. No longo prazo, sai mais barato utilizar bons pneus, mesmo que o investimento inicial seja maior.

Principais riscos de se adquirir um remold

Utilizar pneus remold tem seus riscos, que precisam ser levados em conta antes de pensarmos em comprar. Você realmente prefere investir em algo que comprometa a sua segurança?

Antes de continuarmos, você já ouviu falar na pista de testes dos pneus remold? Não? Pois bem, esta pista não existe. Os pneus remold raramente são testados antes de serem vendidos, não oferecendo uma base de testes para guiar a sua compra.

Os pneus remold trazem consigo um ruído muito alto ao dirigirmos o carro, dando a impressão de que há rolamentos estragados. Além de que a estabilidade do carro fica comprometida, onde o carro fica inconstante. O que aumenta as chances de ocorrer algum acidente.

Além disso, o balanceamento destes pneus é sempre mais complicado, em alguns casos, nem mesmo é possível. O que ressalta a questão da falta de estabilidade e inconstância do carro. Sendo que estes aspectos são importantíssimos para quem dirige.

O INMETRO aprova os pneus remold, desde que o pneu original não tenha mais do que 7 anos de uso. Mas como o remold cobre todo o pneu anterior, como saber a data do mesmo? Até mesmo as especificações ficam escondidas durante a recapagem.

Pneu remold compensa?

Sendo assim, cabe a você analisar se estes pneus realmente compensam. A diferença de preço que o pneu remold tem em relação ao original pode ficar insignificante, ao pensarmos no quesito segurança.

Sabemos que não existe nada igual aos pneus originais em um carro para garantir a estabilidade e alinhamento do veículo. Por isso, utilizar alternativas mais baratas podem não ser a melhor das opções.

O recomendado é sempre o uso dos pneus novos, mas caso o orçamento esteja apertado, faça o rodízio. Compre dois pneus novos e coloque na frente, já que estes desgastam mais rápido. Depois, compre mais 2 pneus e passe os que estavam na frente para trás, e deixe os novos na frente.

Porém, caso seja totalmente fora do orçamento, e você realmente quer usar pneus remold. Tente usar os pneus apenas na cidade, e trafegue a velocidades inferiores a 90 km/h. Isso irá evitar maiores problemas em usar esse tipo de pneu.

Agora você já sabe o que são pneus remold, e as dúvidas que rodeiam a sua utilização. Sendo uma alternativa mais barata, porém, que traz riscos para o condutor. Cabendo a você fazer a escolha entre segurança ou economia.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *