O que é servo freio?

O sistema de freios ou sistema de frenagem de um carro não pode falhar, pois, quaisquer acontecimentos que envolvam falhas podem causar graves acidentes. E para evitar problemas tão graves no sistema, indústria automobilística tem evoluído: além da introdução no sistema de frenagem do freio de disco, existe mais uma peça que passou a compô-lo: o servo freio.

A função do servo freio é de extrema importância para o sistema. A peça faz com que a força colocada no pedal de freio seja multiplicada, proporcionando assim, mais conforto e segurança ao condutor. Este item do sistema tem sido utilizado em veículos de passeio e possui poucas diferenças funcionais.

Como funciona um servo freio a vácuo?

Um servo freio a vácuo funciona através da sucção gerada pelos pistões de modo a queimar o combustível no interior do motor com ajuda da pressão atmosférica. Este tipo de item possui câmaras que se separam por um embolo, um diafragma e uma passagem que é controlada por uma válvula.

O resultado é que, neste sistema, ao pisar no freio, o motorista fecha a passagem entre as duas câmaras, ao mesmo tempo em que é aberta uma passagem de pressão atmosférica. Assim, o embolo é empurrado para frente, de forma que consegue acionar o cilindro mestre. Dessa forma, então, é possível amplificar a força do pedal.

O sistema é formado por peças que dizem respeito a :

  • Tampas;
  • Diafragma;
  • Haste de entrada e de saída;
  • Válvula de retenção;
  • Disco de reação.

Cuidados que devem ser tomados com a peça

O que é servo freio

Visão interna do servofreio

A peça não exige cuidados especiais de manutenção e não precisa atenção e cuidados, exceto quando chega a hora da troca pelo desgaste natural, uma vez que, o tempo de uso pode chegar a cerca de 120 mil Km, é algo com que não há necessidade de preocupação. Mas esta condição vai depender muito do modo em como o carro é dirigido, as estradas em que esse carro passa todos os dias.

Alguns mecânicos, apesar de saber do seu papel fundamental, acabam se esquecendo dela na hora da manutenção, por isso, ela só é lembrada quando apresenta de fato, problemas.

Sintomas de que o servo freio precisa ser trocado

Como já foi dito, muitas vezes, este item é esquecido na hora da manutenção, entretanto, o primeiro sintoma de que algo está errado com o sistema de frenagem e com a peça consiste no pedal do freio duro. O pedal do freio duro indica que o diafragma do servo está rasgado, e assim, existe a entrada de ar no freio exigindo maior pressão para acionar o freio.

Mas atenção, nenhum item deve ser consertado, uma vez que, ele possui um conjunto de lacres e tampas, que vendidos separadamente são considerados como avaria. Sendo assim, o fechamento do servo do freio deve ser realizado no procedimento do travamento das tampas sem que, com isso, existam sinais de que ele tenha sido aberto.

Outro fato que o mecânico deve observar, é se a mangueira não foi obstruída por algo, ou se a válvula possui vazamentos de ar. Além deste sintoma apresentado, que é o mais comum, mas caso seja ignorado, pode fazer com que o carro perca totalmente o freio, causando aumento da aceleração, caso esteja em descidas.

Muito mais do que um simples susto, a falta de freio pode causar graves acidentes.

Como testar um freio?

Para fazer o teste de um freio é bastante simples, com o carro desligado, pise no pedal e libere para sentir se existe o vácuo da peça. Depois de realizar este procedimento por várias vezes, mantenha o pé no pedal e ligue o motor.

Caso o pedal desça suavemente, está tudo correto, entretanto, se houver ruído ou assopro nesta hora, o ideal que o veículo seja levado a um mecânico de confiança.

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