O que fazer quando o marcador de combustível está errado? Como regular?

Se o marcador de combustível está errado você está sujeito a ter vários problemas, especialmente ficar sem combustível quando mais precisar. Obviamente que muitas pessoas abastecem o carro com frequência, outras, porém, costumam fazer isso apenas quando o ponteiro chega próximo do reservar. É justamente para isso que torna-se primordial ter o indicador de combustível funcionando corretamente.

Quando o seu marcador de combustível está desregulado, todo o controle referente a quantidade de combustível fica limitado. Logo, a chance de precisar ir a um posto caminhando e comprar a gasolina no galão será muito grande.

O texto de hoje irá auxiliara e evitar esses problemas, portanto, será ensinado dois pontos que são cruciais para esse processo. Lembrando que deixar carro em via pública por falta de combustível é uma infração média que tem como penalidade multa e remoção do veículo por medida administrativa conforme artigo 180 do Código Brasileiro de Trânsito.

O que fazer quando o marcador de combustível está errado?

Obviamente, se o marcador está errado, não é possível saber a quantidade de gasolina presente no carro. Vão existir algumas situações que merecem atenção e abaixo será possível conhecer, veja a seguir:

marcador combustivel

Veja como resolver o problema do marcador de combustível

  • Marcador na reserva – Você abastece o veiculo e enche o tanque, mesmo assim o marcador segue da mesma maneira. Isso pode significar um erro no sensor de nível, portanto, será preciso fazer a substituição da peça inteira.
  • O marcador também pode estar queimado – Nesse caso, é preciso fazer um teste para saber se os fios estão passando a corrente ou não, portanto, esteja sempre atento a isso.
  • Fusível queimado – Em linhas gerais, esse tipo de defeito dá ou no painel todo ou mesmo apenas em um dos componentes. No primeiro caso, é preciso fazer a substituição de todos os fusíveis relacionados ao painel, porém na segunda opção basta trocar o fusível com problema se este for destinado exclusivamente ao marcador.

Como regular o marcador?

Alguns veículos podem vir com problemas referentes a regulação da bomba de combustível e é justamente aí que entrará uma questão importante. Nesse caso, é preciso fazer a substituição, confira abaixo uma forma que costuma dar certo se você tiver alguma curiosidade ou experiência com mecânica de autos.

Passo a passo: Em primeiro passo, com o carro desligado, remova a bomba de combustível e também remova o fusível do tipo shunt. Espere alguns minutos sem o fusível e recoloque-o. Então gire a chave na ignição sem dar partida. Faça o mesmo procedimento para as várias posições do tanque, cheio, meio tanque, vazio e reserva, sempre aguardando um minuto entre a colocação do fusível e o giro da chave. Depois disso, instale a bomba novamente e, espera-se que o marcador estará regulado.

Caso o procedimento acima não funcione, será preciso optar por outro caminho um pouco mais complicado. Confira a seguir:

Passo a passo: Comece retirando a bomba de combustível e deixe-a no nível do tanque como se estivesse vazio. Ligue a chave para acender o painel e verifique se o marcador está na reserva. Se estiver, desligue novamente. repita o procedimento em várias posições, como no meio do tanque e também como se o tanque estivesse no nível cheio. Coloque a bomba na posição, ligue a chave e verifique a marcação.

Este procedimento irá indicar se será preciso trocar a bomba ou não. Se tudo estiver ok, instale a bomba novamente, do contrário, a bomba de combustível é o problema e precisa ser trocada.

Caso nenhuma dessas formas dê certo é preciso ir até uma oficina e pedir para um especialista dar uma olhada. O mesmo terá condições de ser mais assertivo no defeito, eliminando a chance de o problema vir a persistir.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *