O que fazer quando o marcador de combustível está errado? Como regular?
Se o marcador de combustível está errado você está sujeito a ter vários problemas, especialmente ficar sem combustível quando mais precisar. Obviamente que muitas pessoas abastecem o carro com frequência, outras, porém, costumam fazer isso apenas quando o ponteiro chega próximo do reservar. É justamente para isso que torna-se primordial ter o indicador de combustível funcionando corretamente.
Quando o seu marcador de combustível está desregulado, todo o controle referente a quantidade de combustível fica limitado. Logo, a chance de precisar ir a um posto caminhando e comprar a gasolina no galão será muito grande.
O texto de hoje irá auxiliara e evitar esses problemas, portanto, será ensinado dois pontos que são cruciais para esse processo. Lembrando que deixar carro em via pública por falta de combustível é uma infração média que tem como penalidade multa e remoção do veículo por medida administrativa conforme artigo 180 do Código Brasileiro de Trânsito.
O que fazer quando o marcador de combustível está errado?
Obviamente, se o marcador está errado, não é possível saber a quantidade de gasolina presente no carro. Vão existir algumas situações que merecem atenção e abaixo será possível conhecer, veja a seguir:

Veja como resolver o problema do marcador de combustível
- Marcador na reserva – Você abastece o veiculo e enche o tanque, mesmo assim o marcador segue da mesma maneira. Isso pode significar um erro no sensor de nível, portanto, será preciso fazer a substituição da peça inteira.
- O marcador também pode estar queimado – Nesse caso, é preciso fazer um teste para saber se os fios estão passando a corrente ou não, portanto, esteja sempre atento a isso.
- Fusível queimado – Em linhas gerais, esse tipo de defeito dá ou no painel todo ou mesmo apenas em um dos componentes. No primeiro caso, é preciso fazer a substituição de todos os fusíveis relacionados ao painel, porém na segunda opção basta trocar o fusível com problema se este for destinado exclusivamente ao marcador.
Como regular o marcador?
Alguns veículos podem vir com problemas referentes a regulação da bomba de combustível e é justamente aí que entrará uma questão importante. Nesse caso, é preciso fazer a substituição, confira abaixo uma forma que costuma dar certo se você tiver alguma curiosidade ou experiência com mecânica de autos.
Passo a passo: Em primeiro passo, com o carro desligado, remova a bomba de combustível e também remova o fusível do tipo shunt. Espere alguns minutos sem o fusível e recoloque-o. Então gire a chave na ignição sem dar partida. Faça o mesmo procedimento para as várias posições do tanque, cheio, meio tanque, vazio e reserva, sempre aguardando um minuto entre a colocação do fusível e o giro da chave. Depois disso, instale a bomba novamente e, espera-se que o marcador estará regulado.
Caso o procedimento acima não funcione, será preciso optar por outro caminho um pouco mais complicado. Confira a seguir:
Passo a passo: Comece retirando a bomba de combustível e deixe-a no nível do tanque como se estivesse vazio. Ligue a chave para acender o painel e verifique se o marcador está na reserva. Se estiver, desligue novamente. repita o procedimento em várias posições, como no meio do tanque e também como se o tanque estivesse no nível cheio. Coloque a bomba na posição, ligue a chave e verifique a marcação.
Este procedimento irá indicar se será preciso trocar a bomba ou não. Se tudo estiver ok, instale a bomba novamente, do contrário, a bomba de combustível é o problema e precisa ser trocada.
Caso nenhuma dessas formas dê certo é preciso ir até uma oficina e pedir para um especialista dar uma olhada. O mesmo terá condições de ser mais assertivo no defeito, eliminando a chance de o problema vir a persistir.
Categoria: Manutenção
olá bom dia . tenho corsa wind 1994 troquei a boia do combustivel e a mesma continua marcandfo meio tanque o que será?
Tenho um RENAULT com 107.000 Km. Deixou agora de marcar o combustível do depósito. Marca sempre cheio e autonomia para 290Km, mas o deposito está praticamente vazio. Que fazer para resolver este problema. Se alguem souber agradeço me informem. Obrigado
Meu versa troquei a bóia mais tá sempre marcado cheio quando na realidade está vazio o que pode ser