Limpeza do Bico Injetor Vale a Pena? Quando Fazer?

A manutenção do carro como um todo, bem como sua limpeza, são fundamentais para o bom funcionamento do veículo. A manutenção preventiva é fundamental para garantir o bom funcionamento e deixar os custos baixos do carro.

Todo automóvel é dotado de inúmeras peças que, se não forem corretamente limpadas e cuidadas, podem apresentar problemas, tanto pequenos quanto grandes. São milhares de pequenos detalhes que necessitam atenção.

Portanto, hoje falaremos de uma peça muito importante que é o bico injetor. Explicaremos o que é um bico injetor, qual sua função no carro e se realmente vale a pena limpá-lo ou não.

O que é um Bico Injetor e como funciona?

Os bicos injetores são pequenas válvulas responsáveis pela pulverização do combustível e pela dosagem do mesmo para queima em seu motor.

Esse equipamento pulveriza o combustível quando esse entra em seu automóvel, para que o rendimento do motor aumente e para que a emissão de gases poluentes diminua, fazendo também com que o aquecimento global diminua.

O acionamento dos bicos injetores é elétrico, fazendo com que a quantidade de combustível que é enviada ao seu motor seja exata, para que o motor funcione de forma correta e eficiente.

Quando Devo Limpar meu Bico Injetor?

Apesar de ser uma peça fundamental para o funcionamento, o injetor não precisa e também não deve ser limpado com muita frequência!

Você já pode ter ouvido alguma vez que os injetores não precisam ser limpados, pois eles fazem isso sozinho. Em teoria isso é verdade, mas na prática isso infelizmente não acontece.

Não acontece, pois nem todo combustível que colocamos em nosso automóvel é de boa qualidade, infelizmente. Quando injetamos um combustível de má qualidade, ao passar pelo bico, deixa resíduos de sujeira, que podem acumular. E aí está o problema!

A limpeza deve ser realizada quando houver um grande acúmulo de sujeira no bico injetor, caso contrário, o mesmo pode ter um mau funcionamento, comprometendo seu motor de uma forma geral.

Você pode evitar este acúmulo de sujeira de diversas formas. A primeira dica é que você abasteça seu carro apenas em locais de extrema confiança. Dessa forma, você não sofre com a questão do combustível.

É recomendado também que você troque o filtro de combustível de acordo com o tempo necessário.

Vale a Pena Limpar o Bico Injetor?

Essa questão deve ser bem analisada e discutida com seu mecânico. Pense muito bem e obtenha o diagnóstico correto antes de tomar qualquer decisão.

Caso o seu bico esteja realmente sujo, então a resposta é: sim, vale a pena realizar a limpeza.

Entretanto, se o seu bico não estiver em um estado ruim, não faça a limpeza, pois você pode acabar danificando o bico e, dessa maneira, prejudicar ainda mais o funcionamento do seu motor e trazer mais problemas.

Conclusão

Portanto, fique sempre atento ao combustível que você está colocando em seu veículo, e verifique constantemente o estado de seu bico injetor, para que você saiba se ele está realmente limpo ou não.

Não tome decisões precipitadas e, se decidir limpar seu bico, leve a um mecânico de confiança para que ele possa conferir se a limpeza é realmente necessária e, caso seja, realizá-la da maneira correta.

Gostou do artigo? Então fique em nossa página pois temos inúmeros outros artigos sobre o mundo dos carros. Até a próxima!

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *